Inbound Marketing

Ter um bom plano de marketing é essencial para qualquer negócio ser bem-sucedido atualmente. E um dos conceitos que veio para facilitar a segmentação do marketing e auxiliar os gestores é o Inbound Marketing.

Esta é uma ferramenta baseada em criar e compartilhar conteúdos voltados para um tipo de público-alvo segmentado e específico. Isso garante a abertura de um canal de comunicação de forma direta com os possíveis clientes do negócio, sendo a chave para a fidelização de um cliente.

Toda essa estratégia visa atrair os clientes em potencial através de conteúdo que seja relevante para ele e para que a atenção se volte ao seu produto, serviço ou negócio.

Como funciona o Inbound Marketing?

Caso o conteúdo oferecido seja atraente para a pessoa que o consome, ele tende a criar um sentimento de confiança, permitindo com que a aceitação do público seja maior e mais próxima à empresa. Com o passar do tempo, a absorção do conteúdo e a necessidade do cliente coberta pelos produtos ou serviços da empresa pode se transformar em uma venda. Como o cliente já conhece a marca, já tem uma relação mais próxima graças ao conteúdo pré-venda veiculado, provavelmente se tornará cliente fiel deste empreendimento.

O nome Inbound Marketing tem como tradução Marketing de Atração, e surgiu há décadas, sendo praticado por profissionais da área, ainda que nessa época era realizado de forma inconsciente. Qualquer tipo de conteúdo, seja ele tangível ou intangível, desde que agregue valor ao possível cliente da marca e ofereça informações relevantes é este Inbound Marketing.

Este é um conceito que surge juntamente com o marketing digital, onde estes tipos de marketing oferecem suporte para a relação entre o comprador e o serviço de publicidade, através da interação digital, que acontece primeiramente pelas redes sociais atuais.

O consumidor pode ter o controle em suas mãos, já que tem poder de decisão sobre o conteúdo que acessa, os canais de interação que possui, a forma como consome o conteúdo e os produtos ou serviços oferecidos, entre outros. Por isso é muito importante que o profissional de marketing saiba oferecer um bom conteúdo focado em diferentes tipos de clientes em potencial.

Surge a necessidade de serem implementadas estratégias inteligentes e com alto valor de funcionalidade, pois este tipo de marketing atrai as pessoas por meio do conteúdo que publica.

Principais características do Inbound Marketing

Este tipo de marketing necessita de uma comunicação aberta entre marca e cliente, sendo que a interação entre ambos é constante através do mundo virtual.

Um maior engajamento dos usuários das redes sociais e potenciais clientes é esperado, caso o profissional de marketing saiba utilizar o conteúdo para atraí-los. A confiança estabelecida pela publicação gera uma continuidade na interação com a marca, sendo que a mensagem do produto ou serviço é passada de forma constante, sem interrupções, ao invés de ser um anúncio temporal em horas definidas ou acontecendo raras vezes na timeline do cliente.

Com o conhecimento do Inbound Marketing, o profissional desta área é capaz de gerenciar com maior precisão e funcionalidade os seus potenciais clientes, satisfazendo a necessidade de conteúdo atual que ocorre nas redes sociais e ao mesmo tempo chamando a atenção para seu produto ou serviço.