Marketing Digital

O Marketing é a ferramenta do mundo da comunicação que oferece proximidade entre clientes e marcas. Se bem utilizado, ele pode garantir resultados incríveis para uma empresa, gerando vendas, aceitação de clientes e possíveis clientes e ainda fazendo com que a marca seja lembrada em diversos ambientes, como o mundo digital.

O tipo de Marketing que cuida deste detalhe em particular é o Marketing Digital. Ele é um conjunto de atividades que a marca realiza através das redes sociais ou outras ferramentas online que permitem a atração de novos clientes, gerar relacionamentos com os mesmos e desenvolver e fixar a identidade da marca no ambiente virtual.

Características do marketing digital

As principais estratégias do Marketing Digital são o Inbound Marketing, SEO e o Marketing de Conteúdo.

Atualmente, com a utilização em massa das redes sociais e da internet, grande parte do investimento de uma empresa em Marketing acaba sendo direcionado para o Marketing Digital. Ele oferece inúmeras vantagens em relação ao Marketing Tradicional, e oferece ainda melhor retorno para o investimento realizado.

Outra vantagem é que o Marketing Digital possui mais clareza quando se trata de demonstrar resultados. As ferramentas que permitem visualizar números relacionados a marca em ambientes virtuais são sempre mais precisas e garantem melhores resultados. Independente se a marca vende produtos ou serviços para o consumidor comum ou se oferece seus serviços ou produtos para outras empresas, o Marketing Digital é capaz de atingir todos os mercados e gera resultados fortes e satisfatórios.

Ele oferece algumas vantagens, tais como a melhor comunicação entre marca e usuário, alcance global, interatividade, dados sobre o cliente, possível segmentação e disponibilidade de vendas e interação em tempo real com o usuário.

A evolução do Marketing Digital

Hoje em dia o Marketing Digital está muito evoluído e acompanha o crescimento e inovações da internet. Mas quando a rede mundial de computadores surgiu, na década de 90, o Marketing Digital agia de maneira diferente. A internet “primitiva” não oferecia formas de o usuário interagir com as páginas da web de forma concreta, mas ainda podia oferecer um sistema de busca simples de informações. Portanto, os usuários não eram possíveis clientes, salvo casos raros. Em resumo, a internet funcionava mais como uma biblioteca para a procura de conteúdos informativos do que para compras ou as diversas tarefas que se realizam hoje em dia.

O Marketing Digital surgiu nesta época, mas era basicamente o Marketing Tradicional na tela dos computadores. Com o surgimento dos anúncios clicáveis, os usuários passaram a ter mais noção de produtos ao redor das páginas da internet.

Mas apenas nos anos 2000 que os usuários puderam ter mais acesso as páginas da internet de maneira mais direta. Com a possível interação entre usuários e sites e também entre si, é muito mais fácil divulgar e fazer com que uma marca seja divulgada pela divulgação entre clientes e possíveis clientes.

A partir daí, o Marketing Digital passou a se utilizar do que está em alta na internet para divulgar e fixar seus produtos ou serviços na mente dos usuários.