Microagulhamento: Dê adeus às cicatrizes de acne

Você já ouviu falar do microagulhamento? Tem problemas relacionados a cicatrizes de acne no rosto?

Se você respondeu sim para segunda pergunta provavelmente você vai querer conhecer um tratamento chamado microagulhamento que surgiu para amenizar, e até mesmo eliminar, cicatrizes ocasionados pela acne.

O microagulhamento pode tirar marcas de espinhas do rosto

É bastante comum aparecer espinhas, também conhecidas por acne, no rosto de adolescentes, jovens e até mesmo adultos.

Em alguns casos, depois de passada a fase das espinhas, vem as cicatrizes. Elas são ocasionadas quando a pessoa espreme aqueles potinhos amarelos que aparecem no rosto.

O microagulhamento não é novidade no Brasil e já a alguns anos tem sido um tratamento bastante utilizado em clínicas dermatológicas e de estética.
Se você não conhece, veja os benefícios que esta técnica estética pode fazer por sua auto estima.

O que é o microagulhamento?

Também conhecido por Indução Percutânea de Colágeno, o microagulhamento é um procedimento estético aplicado na região com cicatrizes onde é utilizado um aparelhinho denominado Dermaroller.

Neste aparelhinho possui centenas de micro agulhas muito finas que ao deslizarem sobre a pele vão promovendo pequenas fissuras e desta maneira após a cicatrização a pele se regenera voltando a produzir colágeno e assim eliminando as cicatrizes do rosto.

Como é feito o procedimento

Antes de falarmos sobre como é feito o microagulhamento é importante lembrar que no Brasil só estão habilitados a fazer microagulhamento profissionais da área da saúde como dermatologista, fisioterapeutas, etc, e também da área de estética.

Depois de fazer a avaliação com um profissional é necessário que ele faça uma avaliação sobre a situação que se encontra a pele e a profundidade das cicatrizes.

O próximo passo é definir qual o tamanho das agulhas para realizar o procedimento de microagulhamento, isto porque o tamanho das agulhas varia de 0,5mm até 3mm.

Desta maneira quanto maior a profundidade das cicatrizes maior será o tamanho da agulha que deve ser empregada durante as sessões do tratamento.

Com todo o protocolo definido pelo profissional, antes de fazer o microagulhamento, é feita a assepsia do local e em alguns casos é aplicado o anestésico.

Feito isso é hora de começar o microagulhamento. O profissional vai deslizar o Dermaroller no rosto onde aparecem as cicatrizes movimentando o aparelhinho na vertical, diagonal e horizontal e movimentos rápidos aplicando uma força moderada em toda a região do rosto.

O procedimento de microagulhamento varia bastante de pessoa para pessoa, no entanto, uma sessão dura entre 15 e 30 minutos.

Após o término o profissional ainda pode optar por aplicar algum produto para otimizar ainda maior melhor os resultados como por exemplo ácido retinóico, vitamina C e até mesmo ácidos mais fortes como o ATA.

Resultados do tratamento

Quando estamos à procura de um tratamento para melhorar algo em nossa aparência nós queremos logo saber como são os resultados e, em se tratamento do nosso rosto, ver o antes e depois de alguém que tenha feito o tratamento é muito importante.

Na internet nós podemos encontrar diversas imagens do antes e o depois e um exemplo bastante conhecido é o relatado por um paciente que fez diversas sessões de microagulhamento no intuito de tirar as marcas de espinhas do rosto.

Através de sua página na internet é possível conferir todas as sessões feitas por ele que no total deram 10 sessões realizadas em um consultório dermatológico aliando o microagulhamento a outras ácidos, como o ATA.

Os resultados com o microagulhamento podem variar dependendo de cada caso e da maneira como foi feito o protocolo.

Para termos resultados mais concretos sobre o tratamento o ideal é esperar de 3 a 4 meses após a última sessão, isto porque esse é um tempo para a pele se regenerar e assim ter uma opinião correta sobre o tratamento.

Vale lembrar que é normal após dois ou três dias do tratamento sentir a pele completamente uniforme, no entanto, isso acontece pelo fato da pele ainda estar um pouco inchada devido ao tratamento e em poucos dias a pele volta ao normal.

Resultados mais significativos aparecem mesmo depois dos primeiros 90 dias.