AlimentaçãoBlogNegócios

Montar uma cafeteria: entenda se vale a pena

como montar cafeteria

Quem não gosta de parar alguns minutos do dia para apreciar um bom café? Com tantos brasileiros apaixonados pela bebida, montar uma cafeteria parece uma ótima ideia de negócio. Mas será que vale a pena?

Para responder essa questão, é preciso observar diferentes fatores, desde a sua disposição para empreender, até o mercado disponível na sua região.

Além disso, como todo tipo de empreendimento, existem pontos positivos e negativos envolvidos, que devem ser levados em consideração na hora de descobrir se montar uma cafeteria vale a pena.

Se você está pensando em entrar para o mercado barista, veja algumas informações importantes para tomar uma decisão com mais segurança.

Veja também como montar uma tabacaria.

Pontos positivos de uma cafeteria

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), em pesquisa divulgada em 2017, tomar café fora de casa é um hábito que aumentou 307% nos últimos 8 anos.

Isso significa que, em geral, o consumidor já está acostumado com a ideia de visitar uma cafeteria para apreciar a bebida. Um mercado com um público de consumo que entende a proposta claramente é algo vantajoso.

Outro ponto positivo de uma cafeteria é que o investimento inicial é bem menor do que o necessário para uma pequena indústria, por exemplo.

Além de montar uma cafeteria própria, você pode investir em redes de franquia, que apresentam uma estrutura mais completa para quem nunca empreendeu no setor.

Quem montar uma cafeteria neste momento também se beneficia da popularidade dos aplicativos de delivery, que servem como grande vitrine de produtos e podem gerar um bom número de pedidos.

Por meio desses apps, é possível criar uma página de vendas para sua cafeteria e até participar de plataformas específicas, como as lojas favoritas no Rappi, que propõem uma entrega rápida de produtos diversos.

Um último ponto positivo é que a cafeteria é o tipo de negócio que se populariza por meio da indicação dos consumidores. Ou seja, se você fizer um bom serviço, certamente terá clientes indicando seu negócio para outros clientes.

Pontos negativos de uma cafeteria

Montar uma cafeteria tem pontos positivos bem claros, como a possibilidade de cadastrar produtos em apps de delivery ou fazer um investimento pequeno no começo.

Entretanto, esse tipo de negócio também conta com aspectos negativos, a começar pela necessidade de ter um endereço físico em um ponto atrativo.

Isso porque, uma cafeteria exige um local para atender os clientes, preferencialmente próximo de pontos comerciais de grande circulação de pessoas ou em ruas principais de uma cidade.

Por conta disso, o aluguel costuma ser alto, o que representa um gasto fixo considerável e que deve ser previsto no seu plano de negócios.

Outro ponto negativo é que você precisa fazer uma busca cuidadosa de baristas para incluir na sua equipe. Afinal, não é qualquer pessoa que consegue fazer um café saboroso.

Você também vai precisar de um tempo até estabelecer uma estrutura de estoque adequada. No quesito alimentos, por exemplo, é possível que nas primeiras semanas sobre ou falte algumas comidas.

Por fim, você também vai precisar seguir as normas da Vigilância Sanitária e de órgãos como os Bombeiros. Um trabalho burocrático e que exige a atenção do empreendedor.

Vale a pena montar uma cafeteria?

Depois de todas essas informações, você acha que montar uma cafeteria vale a pena? Ninguém pode responder essa pergunta por você.

A dica é analisar se você está disposto a lidar com os aspectos negativos, para se beneficiar de um mercado em constante crescimento, com tendência de alta para os próximos anos.

Se ao final da análise você descobrir que vale a pena montar uma cafeteria, faça um plano de negócios e comece a trabalhar nesse projeto. Em pouco tempo, você poderá desfrutar um cafezinho na sua própria cafeteria!

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.