Blog

Soluções criativas com Arduino e sensores de umidade de solo

O Módulo Sensor De Umidade De Solo feito com o Arduino é uma maneira inteligente e prática de automatizar a agricultura, para ter uma maior otimização de trabalho e um maior controle sobre a umidade presente na lavoura para que ela não esteja alta ou baixa demais.

Porém, é claro, a lavoura não é o único local onde usar Arduino para automatizar o controle de umidade. Por isso, trouxemos a seguir algumas soluções e ideias criativas para sensores de umidade de solo feitos com Arduino e como eles podem ser integrados em diferentes áreas.

Irrigação automatizada com Arduino e sensores de umidade do solo

É possível utilizar o módulo sensor de umidade de solo para criar um sistema de irrigação automático. Isso possibilita um maior controle sobre o estado da terra em que as plantas estão e assim mantê-las em uma condição saudável para o seu desenvolvimento. O sistema pode ser feito com os seguintes materiais que podem ser encontrados na Eletrogate:

  • módulo sensor de umidade de solo;
  • módulo relé 1 canal 5V;
  • protoboard;
  • jumpers;
  • fonte ajustável de protoboard;
  • mini bomba submersível para água e mangueira.

O funcionamento do sistema de irrigação é bem simples de entender, as sondas colocadas no solo detectam se os níveis de umidade da terra estão baixos, o que ativa o sistema de bombeamento de água. Quando a sonda detecta que o solo está com os níveis de umidade apropriados, a bomba será desligada automaticamente.

Jardins Inteligentes: Monitorando a saúde das plantas com sensores e Arduino

A lavoura não é o único local onde usar arduino é uma excelente maneira para a automatização de cuidados de plantas, ele pode ser aplicado na sua casa para cuidar da saúde de seu jardim e de seus vasos de planta.

O Arduino em jardins pode ser aplicado como na agricultura para monitorar a umidade da terra e utilizar um sistema de irrigação automático, algo mais simples que apenas faz o monitoramento do estado da terra ou até mesmo algo mais complexo, com controle de iluminação, temperatura, entre outros aspectos essenciais para a saúde das plantas.

Otimizando a Produtividade: Agricultura de precisão com Arduino e sensores de umidade

A utilização de sensores de umidade feitos com o Arduino são uma excelente forma de otimizar sua produção através da agricultura de precisão, pois através da implementação dos sensores você consegue ter uma maior eficiência no controle da situação do solo.

Explicando de maneira resumida, a agricultura de precisão se trata de técnicas agrícolas que utilizam de diferentes tecnologias para ter maior produtividade, eficiência, menores gastos e também uma maior sustentabilidade no cultivo das lavouras.

Aplicações inovadoras dos sensores de umidade do solo com Arduino

O módulo sensor de umidade pode ser utilizado em aplicações bastante interessantes além do monitoramento da umidade do solo onde estão as plantas, ele também pode ser aplicado para:

  • Sistemas automáticos de irrigação;
  • Monitoramento do clima e prevenir secas;
  • Sistemas de agricultura de precisão;
  • Controles de estufas.

Estas são algumas maneiras diferentes que sensores de umidade Arduino podem ser aplicados em determinadas áreas e funções, inclusive falaremos um pouco mais sobre esta última aplicação que foi citada.

Construindo um sistema de irrigação automática: Um guia passo a passo com Arduino

A montagem de um sistema de irrigação com o Arduino é algo bem simples de se fazer para utilizar na sua lavoura ou até mesmo em casa para cuidar de seus vasos. Com os materiais que nós já mencionamos, siga os seguintes passos:

  • Conecte o sensor de umidade ao Arduino utilizando os jumpers;
  • Conecte o relé ao Arduino, um pino na saída digital e outro no terra;
  • Conecte a bomba de água ao relé;
  • Escreva o código no IDE e faça o upload para a placa (você pode escrever seu próprio código ou baixar na internet);
  • Defina o valor de umidade que será usado como referência;
  • O Arduino deve ser configurado para a bomba ser ativada quando a umidade da terra estiver abaixo do valor posto como referência;
  • Conecte os tubos e coloque a bomba de água na vertical em um recipiente, em seguida coloque o sensor na terra de forma que ele fique coberto por inteiro.

Após a montagem faça um teste para ver se está funcionando corretamente. Também é possível fazer um sistema de irrigação sem o uso de uma placa microcontroladora, com seus ajustes sendo feitos manualmente e que já explicamos como pode ser feito.

Integrando sensores de umidade em estufas: Monitoramento remoto e controle inteligente

Como já mencionamos anteriormente, uma das maneiras que os sensores de umidade são usados é para monitorar estufas e isso não só é popular como também algo revolucionário para produtores nos últimos anos.

Estufas costumam ser usadas para cultivar plantas que necessitam de condições específicas para se desenvolver, e com sistemas que monitoram, umidade, temperatura, iluminação, tudo de maneira remota, colheitas feitas em estufa vem sendo cada vez mais otimizadas e com maiores rendimentos.

Onde comprar módulo sensor de umidade de solo?

Se ficou interessado em automatizar o sistema de irrigação dos vasos da sua casa ou tem planos para outro projeto que utilize o módulo sensor de umidade de solo, ele e outros materiais que você necessita podem ser comprados na Eletrogate.

Na Eletrogate você encontra os melhores produtos de eletrônica e robótica do mercado, todos com excelentes preços que cabem no seu bolso na hora que for colocar a sua criatividade para fora na hora de realizar algum projeto.

 

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog