O que se deve levar em conta na hora da reforma?

O que se deve levar em conta na hora da reforma?

21 maio

Obra? Reforma? Essas palavras assustam muito, não é mesmo? Mas nem sempre podemos fugir delas e também não precisamos ficar desesperados. Com planejamento e profissionais corretos, podemos passar de forma mais tranquila por essa etapa. Hoje daremos algumas dicas para que a sua obra ou reforma seja de qualidade e com o menor custo possível.

  • Antes de mais nada todos os membros da família precisam estar engajados nesse processo, pois, será necessária a ajuda de todos para que a reforma siga de forma tranquila. Além de estarem preparados financeiramente, todos precisam estar preparados psicologicamente e emocionalmente pra passarem juntos por essa fase. Não é um momento fácil e a ajuda de todos é realmente imprescindível.
  • Faça um planejamento da obra. Saber o tempo de duração e gastos são pontos cruciais.
  •  Faça os orçamentos necessários de toda a obra (mão-de-obra, matéria-prima). Você precisa fazer uma lista completa dos materiais da obra e dos acabamentos. Você pode pesquisar em algumas lojas o custo e fazer uma comparação para reduzir gastos. Não se esqueça de nada. Tudo é importante e vai fazer diferença na sua obra. Hoje temos uma gama imensa de tipos de materiais. Exemplo de parte importante são as esquadrias em pvc e janelas de pvc. Hoje temos várias opções e isso vai depender da sua reforma. Tem inclusive disponíveis no mercado esquadrias acústicas, janelas de pvc com persianas, janelas de pvc acústica e até mesmo janela de pvc com vidro duplo. Tudo isso precisa fazer parte do seu planejamento, para que seu orçamento seja completo.
  • Esteja preparado para alguns imprevistos. Isso pode acontecer, mas com o planejamento feito com cuidado e atenção, essas possibilidades reduzem consideravelmente.
  • Contrate profissionais que conheçam ou que tenham indicação. Ter bons profissionais e de confiança, reduz drasticamente a possibilidade de custos extras e desnecessários.
  • Muitos pensam que contratar um arquiteto é desnecessário e que com a ajuda do pedreiro conseguirá fazer o projeto da sua obra ou reforma, mas saiba que o arquiteto pode reduzir e muito a possibilidade de erros futuros. Pense bem nisso!
  • Se envolva no projeto. Acredito realmente que você precisa fazer parte desse processo por se tratar de um projeto tão importante. Conhecer é a forma mais eficaz de fazer com que tudo saia da forma planejada. Lembre-se: Essa é a sua reforma. Você é o mais interessado que tudo ocorra no prazo e no custo esperado.
  • Conheça as etapas da sua obra. Não deixe nas mãos do pedreiro. Acompanhe tudo de perto e demonstre conhecimento do projeto. Isso faz com todos cumpram os prazos e serviços contratados.
  • Se a reforma for em um prédio, não se esqueça que tudo precisa ser comunicado ao síndico do prédio com antecedência.

Esses são alguns pontos importantes para iniciar sua obra ou reforma. Mas o mais importante é não ter medo e encarar esse processo. Lembre-se que esse é um sonho seu e precisa sair do papel. Divirta-se e boa obra!

Compartilhe: