Os carros elétricos têm sido cada vez mais uma opção viável e procurada de veículo em todo o mundo. Carros movidos a energia solar são uma ótima alternativa tanto para o meio ambiente quanto para o bolso do consumidor. 

Fato é que grande parte das pessoas ainda não têm muitas informações sobre eles e nem chegam a conhecer as inúmeras vantagens dos veículos elétricos. Mas isso está prestes a mudar, pois eles já estão aí e sua popularização é consideradas como algo certo para um futuro próximo.

Se quer saber mais sobre os carros movidos a energia solar, continue acompanhando esse artigo para ter mais detalhes. 

A energia solar

A energia solar é considerada como uma forma de energia limpa, sustentável e renovável. Limpa pois não libera gases poluentes na atmosfera, que são um dos responsáveis pelas mudanças climáticas. 

Sustentável e renovável pois é proveniente de um componente inesgotável: o sol, ao contrário do petróleo, do gás e do carvão, matérias-primas esgotáveis e altamente poluentes em sua combustão. 

A luz solar convertida em energia elétrica é chamada de energia fotovoltaica. Segundo a Emap Solar: os painéis fotovoltaicos captam a luz do sol que, em seguida, é transmitida a um conversor que vai transformá-la em eletricidade. 

A  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que até 2024  mais de 800 mil residências e comércios adotem a microgeração solar fotovoltaica.

Optar por adotar um sistema de energia solar em casa e em comércios significa economizar e se manter da oscilação das tarifas das concessionárias de energia elétrica, já que é possível produzir até 100% da energia para ser consumida em uma casa ou empresa. 

E é possível ainda ir além, produzindo também a energia para o seu carro, como você verá no  próxima tópico. 

Carros movidos a energia solar no Brasil

Assim como tudo em nossas vidas que consome energia, as frotas de carros também serão impactadas pelo energia solar. Na verdade já vem sendo. 

Alguns dos modelos com essa tecnologia que mais se têm falado sobre são o Lightyear One da empresa holandesa Lightyear e o Sion da startup alemã Sono Motors, que possui 330 células solares instaladas pelo veículo e é capaz de rodar até 250 quilômetros.  

O abastecimento dos carros solares é feito por um sistema de recarregamento de bateria. O ideal é que se tenha em casa painéis fotovoltaicos instalados. 

A energia gerada pelo sistema durante o dia que não for utilizada na residência pode ser usada para carregar um carro elétrico durante a noite. 

Além disso, são carros não poluentes, pois são silenciosos e não emitem gases prejudiciais ao meio ambiente. 

Cidades como São Paulo, por exemplo, no qual a frota de carros é responsável pela emissão de 72,6% de gás carbônico, um aumento de carros movidos a energia solar seria altamente benéfico para o ar e para os habitantes.

Para concluir, podemos dizer que os carros movidos a energia solar são uma solução econômica e que ainda ajuda na redução do uso de combustíveis fósseis, contribuindo para a preservação do meio ambiente por não emitirem gases poluentes na atmosfera.

Compartilhe: