Como atua uma empresa de tratamento de água

Uma empresa de tratamento de água atua visando o consumo de forma segura pela população. Existem empresas que fazem somente a descontaminação, outras que atuam com reuso e outros processos mais complexos.

As pessoas estão cada dia mais conscientes quando se trata de recursos naturais e meio ambiente, assim as empresas de tratamento de água aparecem nesse contexto não mais como meras colaboradoras nesse processo, mas sim como fundamentais para uma nova visão e utilização da água.

A descontaminação da água para que ela possa ser utilizada pela população não causando danos à saúde, ocorre num processo de aproximadamente 30 minutos e tem os seguintes passos:

  • Coagulação: a água recebe sulfato de alumínio para que inicie o processo de união das partículas de sujeira.
  • Floculação: continua o processo e as partículas se transformam em flocos de sujeira.
  • Decantação: os flocos de sujeira por cinta da gravidade vão se separar e ir para o fundo dos tanques ou para as paredes.
  • Filtração: grandes filtros vão reter as impurezas que ficaram das etapas anteriores.
  • Desinfecção: nesse ponto a água já é potável, mas para evitar infecções é realizada a cloração,
  • Fluoretação: adicionado dosagens adequadas de substâncias que previnem e reduzem a incidência de cáries.
  • Correção: corrige-se o PH para proteger as tubulações.

Por que procurar uma empresa de tratamento de água?

Muitas doenças podem ser causadas quando não existe essa descontaminação da água. Desde doenças causadas por parasitas até, por exemplo, a cólera. Pode parecer fora da realidade no mundo atual, mas existem muitos locais onde não existe tratamento de água e onde essas doenças se alastram com facilidade e causam enormes problemas à população.

Uma grande empresa de tratamento de água não atua somente com a descontaminação como falamos anteriormente, e com isso muitas outras empresas de diferentes segmentos (shoppings, condomínios, hospitais, escolas) fazem uso dos serviços prestados pelas empresas de tratamento de água.

Sistema de reuso é um dos diferenciais que se busca numa empresa de tratamento de água.

Nos dias de hoje é fundamental se pensar nos impactos ambientais não só devido ao que eles causam, mas também devido às leis e as consequências do não cumprimento das mesmas. Para muitas empresas contratar uma empresa de tratamento de água colabora para diminuição de custos, adequação as leis e uma melhora da imagem para o público.

Sistemas de reuso de água geram uma grande economia e trazem significativa colaboração para o meio ambiente. A água é um recurso natural, mas não é infinita como a maioria pensa. Temos vivido uma crise hídrica e então esse momento é o mais adequado para se pensar de forma consciente sobre o uso e reuso da água.

Uma boa empresa de tratamento de água vai trazer a solução, os tratamentos e procedimentos mais adequados para atender as necessidades de cada cliente que a procura. Buscar esse tipo de solução nos dias de hoje é pensar em sustentabilidade e melhor qualidade de vida para essa e para a geração futura