Como escolher um laboratório de análises clínicas

Como escolher um laboratório de análises clínicas

30 ago

Confira alguns critérios que devem ser considerados

Diante das diversas opções de laboratórios de análises clínicas, é fundamental considerar diversos aspectos para fazer a melhor escolha. Além da qualidade técnica, um atendimento humanizado é essencial e faz a diferença. Confira outros parâmetros para analisar no momento de escolher um laboratório de análises clínicas:

Estrutura e assepsia

A primeira coisa a ser analisada é a estrutura do local, assim como a sua organização. Observe se os colaboradores estão usando luvas, se os equipamentos são descartáveis e se os frascos são devidamente identificados.  

Experiência profissional

É preciso ter à disposição um diretor técnico responsável, pois esse profissional é o responsável de manter a excelência em cada serviço. Além disso, ele realizará a assinatura dos laudos dos exames.

Se você quiser, pode consultar o currículo ou perfil do profissional responsável por cada tipo de procedimento. Acesse o site, geralmente informações, como pós-graduação, títulos de especialistas ou cursos extras podem ser verificadas com facilidade. A experiência prática é fundamental, mas ao verificar a educação formal, você poderá ter mais segurança para fazer a sua escolha.

Conheça os indicadores de qualidade

Informe-se quanto aos indicadores de qualidade do laboratório. Se ele foi classificado como excelente, significa que foi atestado e auditado em relação à sua qualidade e conformidade de processos. Vale pesquisar sobre alguns indicadores, como processos de acreditação, certificação e programas de qualidade, que podem te ajudar a escolher o local que segue as melhores práticas.

Atendimento humanizado

Trabalhar com saúde é estar próximo às pessoas, por isso, é importante encontrar um laboratório de análises clínicas onde há profissionais que saibam ouvir e atender com atenção cada cliente. O comportamento desses profissionais deve ser próximo, com empatia e ética.

Outro fator a ser considerado para escolher é a recepção no laboratório. É neste primeiro momento que já será possível identificar a postura dos profissionais e o funcionamento da clínica. Você precisa se sentir à vontade para tirar suas dúvidas, se necessário conhecer o local ou procedimentos. Se você preferir, também pode consultar seu médico e pedir por alguma sugestão, afinal, o laboratório deve ser de confiança e você precisa ter a certeza quanto aos resultados dos seus exames. Veja mais alguns aspectos que você pode considerar:

– Precisão: é importante a precisão no horário de atendimento, principalmente quando há hora marcada;

– Organização: registro organizado e atualizado com as informações de cada paciente e dos seus exames;

– Facilidade: o cliente precisa ter facilidade para acessar os direitos do usuário (Código de Direitos do Usuário);

– Atendimento: atenção ao cliente, atendimento humanizado, com agilidade e acolhimento;

– Informação: o site precisa conter as informações necessárias e de fácil acesso ao cliente.

Esses são alguns critérios que consideramos importantes para você avaliar e escolher um laboratório de análises clínicas de confiança e credibilidade. Ter esse cuidado é uma atitude de quem se preocupa e valoriza a saúde. Esse cuidado está em cada escolha, para isso, contar com profissionais éticos e responsáveis é essencial.

Compartilhe: