O que são rádios comunicadores?

Atualmente com os smartphones se comunicar ficou muito mais fácil, basta ter uma rede wi-fi ou usar os dados móveis do celular para mandar mensagens, sendo que muitas operadoras oferecem minutos para ligações, agregados aos pacotes de dados. Mas para empresas que têm uma quantidade enorme de funcionários, os rádios comunicadores são muito úteis e resultam em economia.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o custo versus os benefícios desse sistema, leia o texto até o final e descubra os motivos dos rádios comunicadores serem tão úteis.

O que são os rádios comunicadores?

Esse aparelho é como um telefone de bolso que tem o intuito de facilitar a comunicação entre os funcionários, sendo muito usado em grandes empresas, porque torna mais fácil a comunicação entre os funcionários. Ou seja, com o rádio é possível falar com mais de um colaborador, sendo que essa comunicação é instantânea.

Ao comparar com o celular, o rádio é bem mais eficiente, uma vez que não está condicionado a uma ligação, isso sem deixar de mencionar que o rádio é possível falar com um grupo de pessoas, em uma ligação pelo celular isso não é possível.

A vantagem desse utensílio em relação aos celulares é que não dependente de sinal de telefone para funcionar. O aparelho torna a comunicação mais rápida e por causa disso, deixa o trabalho mais eficiente e produtivo.

Existem diversos modelos do aparelho no mercado e, independente do ramo de sua empresa, haverá um modelo para você. Apesar de servirem da mesma forma, cada aparelho pode variar em alguns quesitos como:

  • Voltagem do aparelho;
  • Duração da bateria;
  • Número de canais de saída;
  • Alcance em lugares abertos;
  • Potência do aparelho.

De modo geral, ao escolher um desses aparelhos é importante entender quais as necessidades de sua empresa.

Como esse aparelho funciona?

Agora que você já entendeu o que são esses objetose quais suas vantagens, saiba como ele funciona.

Sistema de rádio analógico

Esse tipo de sistema é mais simples, se baseia em transmissão de voz através das ondas de rádio. A empresa que fazia uso de rádios comunicadores precisa contratar serviços de uma empresa de consultoria para conseguir a licença. A licença dá permissão para operar nas frequências da Anatel e, posteriormente, a empresa poderia obter uma frequência privada.

Sistema de rádio digital

Com a chegada do sistema digital os comunicadores se tornaram mais modernos. A principal diferença entre os dois sistemas é que o digital garante a qualidade do áudio evitando a passagem de ruídos. Usar sistema de rádio com comunicação digital tem diversas vantagens, algumas são:

  • Maior alcance: mantendo a voz limpa e clara em todas áreas do ponto de cobertura;
  • Maior eficiência: O sistema digital oferece dois canais de comunicação;
  • Bateria dura por mais tempo: O sistema digital consome menos bateria que o analógico.

Como este tipo de rádio surgiu

Esses aparelhos tiveram origem na segunda guerra mundial, sendo que na época eram grandes e tinham uma antena grande. O inventor foi a empresa Galvin Manufacturing Corp, que mais tarde se tornou Motorola, que criou o Handie-Talkie SCR536.

Esse foi o nome do primeiro rádio portátil, que na época foi desenvolvido para uso do exército americano. Em 1943, a Motorola criou o primeiro rádio comunicador com frequência FM portátil.

O seu peso era de 15,9 quilos e seu alcance era de 16 a 32 quilômetros. Ao longo do tempo os rádios comunicadores foram se tornando menores, mais leves e com maior alcance de área.

Como os rádios comunicadores ajudam as empresas atualmente?

Esses aparelhos são usados em diversos setores como condôminos, shoppings, departamentos de segurança, grandes lojas ou lojas de serviços.

O aparelho agiliza o processo de comunicação com os setores através dos canais de áudio configurados no aparelho. Essa forma de comunicação serve para economizar tempo, quando for necessário falar com todos da empresa.

Basta apertar um botão e todos os rádios comunicadores profissionais que estivem operando naquela frequência poderão ouvir. Esses aparelhos garantem uma linha de comunicação pessoal e única entre todos membros.

Como não precisam de sinal de operadora para funcionar, a comunicação por rádio permanece relevante, apesar do avanço dos celulares. O custo desse investimento é muito pequeno em comparação a vantagem que quem o adquire consegue.

Agilizar comunicação, aumentar a produtividade e manter todos funcionários conectados são algumas vantagens dos rádios comunicadores.