Para que serve a mentoplastia?

Mentoplastia é a cirurgia de correção do mento. Mento é a porção inferior e média da face, saliente e que se localiza abaixo do lábio inferior. O mento é mais conhecido como queixo.

A mentoplastia tem como objetivo corrigir assimetrias na região do queixo que tornam a face menos harmoniosa.  Com a cirurgia plástica do mento é possível corrigir o tamanho e a forma do queixo.

Somente um cirurgião plástico pode avaliar o paciente e indicar qual a melhor intervenção a ser realizada em cada caso. Primeiramente o cirurgião plástico irá analisar o queixo do paciente como sendo:

  • Deficiente – menor do que o que seria ideal para as proporções da face do paciente.
  • Proeminente – desproporcionalmente maior para as proporções da face do paciente.
  • Assimétrico – um dos lados é deficiente ou proeminente fazendo com que a face seja assimétrica.

O cirurgião plástico pedirá ao paciente alguns exames médicos para avaliar a saúde dele e um relatório ou exames odontológicos.

Com essa análise o cirurgião plástico poderá indicar quais os procedimentos necessários durante a mentoplastia e a necessidade de aliar outros procedimentos cirúrgicos como a rinoplastia (cirurgia no nariz), lipoaspiração de papada (retirada de gordura nesse caso na região do pescoço) ou cirurgia ortognática (para correção de mordida).

Como deve ser o pré-cirúrgico da mentoplastia?

  • Jejum de oito horas antes do procedimento;
  • Interromper o uso de medicamentos com ácido acetil salicílico, anticoagulantes, álcool e tabaco.
  • Realizar uma boa higiene bucal utilizando também antisséptico.

E o pós-cirúrgico?

De acordo com os cirurgiões plásticos o pós-cirúrgico da mentoplastia não apresenta muitos problemas, mas é preciso seguir à risca as indicações dadas pelo cirurgião para que tudo aconteça de acordo com o planejado.

As principais indicações são:

  • Repouso de sete a dez dias;
  • Uso de compressas de gelo;
  • Elevar a cabeceira da cama;
  • Evitar alimentos muito quentes;
  • Realizar a higiene bucal com escova macia e antisséptico.

Mas afinal, como é feita a mentoplastia?

Quando a cirurgia é feita para aumentar o queixo, o cirurgião plástico pode utilizar próteses de silicone ou polietileno, para o avanço da estrutura óssea ou enxerto de tecido adiposo. Essas próteses são definitivas.

Nesses casos a incisão é feita na parte inferior do queixo ou pelo lado interno da boca. Nos casos da cirurgia para redução, o procedimento inclui remodelação ou reposicionamento do osso utilizando placas e parafusos de titânio.

Quando o procedimento é de colocar prótese, a anestesia costuma ser local com sedação, já no outro caso é realizada a anestesia geral. Os pontos da mentoplastia são absorvíveis, ou seja, são absorvidos pelo organismo.

Lembrando que o cirurgião indicará qual é o melhor procedimento para cada caso e antes da cirurgia conversará com o paciente tirando todas as dúvidas. Se você busca pela mentoplastia procure um cirurgião plástico de sua confiança para buscar informações e ter a certeza de que esse é o procedimento certo para o seu caso.