Quando utilizar escoras para laje em sua construção

Quando se ouve ou se fala sobre construção civil termos como concreto, andaimes, escoras para laje, vigas, entre outros, surgem frequentemente.

Vamos falar hoje sobre escoras para lajes e para isso é preciso saber primeiramente o que são escoras e como elas se estruturam nas obras.

Escoras são peças metálicas ou de madeiras que sustentam ou servem de arrimo a um elemento construtivo quando este não suporta a carga dele exigida. Nas obras são utilizadas tanto as escoras para laje quanto para vigas.

As escoras para laje são essenciais numa obra tanto que na maioria delas é contratado um engenheiro especializado para fazer o planejamento específico de escoramento. É esse engenheiro que vai definir qual tipo de estrutura será utilizada, como ela será montada, qual a distância que deve ter entre as vigas e todos os procedimentos de segurança necessários para que tudo seja feito da melhor forma.

O sistema de escoras para laje mais utilizado nas obras é o universal, mas utiliza-se também o escoramento específico. Como dito acima, o engenheiro especialista é quem define qual a melhor opção para determinada obra.

O escoramento universal é constituído de escoras ou pontaletes intertravados que são interligados por longarinas ou vigas principais que apoiam as transversinas ou vigas secundárias. O material utilizado pode ser metal ou madeira. Em cima das transversinas (barrotes) são apoiadas as fôrmas para lajes planas ou nervuradas.

No escoramento específico as fôrmas são instaladas diretamente sobre as vigas primárias e secundárias do. É utilizado só um nível de vigas, com montagem simples dos seguintes elementos: escoras, contraventamento, vigas primárias, vigas secundárias e drophead.

Escoras para laje metálicas tem sido as mais indicadas pelos especialistas

As escoras metálicas apresentam um ótimo custo-benefício para as obras, pois sua montagem é mais fácil e mais rápida reduzindo assim mão de obra e tempo de execução.

As escoras metálicas são também melhor opção para o meio ambiente quando comparadas com as de madeira.  Outra vantagem é que elas se ajustam milimetricamente e possuem um nivelamento perfeito.

Alguns cuidados na obra devem ser realizados para que elas possam ser utilizadas da melhor maneira como organização e limpeza. O local a ser escorado tem que estar nivelado, firme e compacto evitando assim problemas de deslizamentos ou com chuvas por exemplo.

Na internet existem vários vídeos que ensinam como fazer o escoramento das lajes em uma obra, mas não é porque esses vídeos existem que qualquer um deve assisti-los e fazer por conta própria em sua obra. Como falado anteriormente esse é um passo importante da obra e por isso somente profissionais habilitados e capacitados é que devem realizar esse procedimento.

Qualquer engenheiro que for consultado vai falar da importância de não só as escoras para lajes serem bem feitas, mas todos os outros passos e procedimentos em uma obra para que ao final dela tudo seja finalizado da melhor forma e atenda as necessidades para a qual foi construída. É essencial pensar que obras não são maquetes, são locais onde pessoas vão viver, trabalhar, passar. Segurança deve estar sempre em primeiro lugar.