Saiba como engajar sua equipe com uma palestra motivacional

Saiba como engajar sua equipe com uma palestra motivacional

04 fev

Um tema que tem sido muito comentado em empresas de todos os segmentos é como promover o engajamento dos colaboradores em tempos de crise. Uma das soluções que têm dado bons resultados é a palestra motivacional.

A palestra motivacional tem como intuito restaurar a esperança dos colaboradores, por mais clichê que a afirmação possa parecer. É mais do que comprovado que uma equipe de trabalho engajada é uma equipe que trabalha melhor, e por consequência, apresenta melhores resultados.

No mercado empresarial todas as palestras são uma boa iniciativa, pois além de trazerem conteúdos teóricos e conhecimento aos participantes, trazem também falas carregadas de motivação, histórias e compartilhamento de boas experiências.

Como uma palestra motivacional alcança esse objetivo?

Uma palestra motivacional é uma palestra que, como o nome já diz, tem o objetivo número um de motivar aqueles que a assistem. Motivação, por definição, é o impulso interno que leva a ação. A palestra motivacional age de forma a gerar o impulso das mudanças nos que as assistem.

Para que uma palestra motivacional seja de fato efetiva, o palestrante deve organizá-la pensando em três aspectos distintos, sendo eles:

  • Público-alvo: faixa etária, tipo de profissão e nível sociocultural. É essencial que o tema e o conteúdo sejam adequados ao público-alvo;
  • Quais as motivações desse público:  conhecer o que motiva o público participante é essencial para que o discurso do palestrante seja assertivo e de fato os motive;
  • Organização da palestra: baseado no público-alvo, o tema deve ser definido pensando que uma boa palestra precisa ter — introdução, desenvolvimento e conclusão. Momentos de reflexão e de troca de experiências com o público fazem o diferencial nesse tipo de palestra e devem estar presentes nesse momento.

É essencial escolher bem o palestrante e observar se ele pensa nesses aspectos para desenvolver suas palestras. O palestrante deve ter boas referências e um bom currículo, de preferência, ter experiência neste tipo de assunto.

Somente os colaboradores devem participar de uma palestra motivacional?

Numa organização empresarial é essencial que todos participem ativamente de momentos de reflexão sobre as práticas e é isso que uma boa palestra motivacional propõe.

Mesmo que o tema seja mais direcionado, por exemplo, ao engajamento dos colaboradores como já falamos, é importante que os gestores estejam presentes para observar, compartilhar, refletir e, principalmente, para poder trocar informações posteriores com seus colaboradores.

Quando contratar uma palestra motivacional?

O ideal é que as empresas tenham em seus calendários anuais momentos reservados para formação e encaixar esse tipo de palestra nesses momentos. É possível e interessante também, que uma palestra motivacional seja promovida quando a empresa passar por algum momento de crise ou perceber que as equipes estão precisando de um “gás novo”.

Quais resultados uma palestra motivacional traz?

Os resultados de uma palestra motivacional são os mais diversos, sendo que o principal é o engajamento, a aplicação de novas práticas e a vontade de prosperar. Como já mencionado, essa mudança de paradigma acontece em toda a corporação.

Compartilhe: