Saiba tudo sobre controle de acesso

Saiba tudo sobre controle de acesso

09 out

Você sabe o que é controle de acesso e qual é a relação dele com itens de proteção empresarial e residencial através de gestão de acesso como relógio de ponto, catracas e segurança eletrônica em um geral?

Se não, acompanhe este artigo até o final e descubra!

Esse item é ideal para donos e gestores de empresas que buscam uma forma autônoma e de baixo investimento para valorizar e melhorar as questões de segurança do seu negócio, que deve contar com sistemas completamente eficazes.

Eles são vitais para qualquer estabelecimentos e muito usados também em condomínios. 

O que faz um controle de acesso?

O controle de acesso é àquele que dificulta e não permite a entrada de indivíduos que não têm permissão para estarem em determinado lugar.

Dessa forma, ele garante a segurança patrimonial de bens materiais e imateriais.

Como em uma empresa privada, por exemplo, não é de interesse da mesma liberar entrada e saída de qualquer pessoa, para resguardar o patrimônio.

Por isso, é importante que haja monitoramento e restrição de pessoas. 

No caso de instituições públicas, que por mais que possam ser acessadas por indivíduos que não estão diretamente relacionados a elas, ainda precisam de controle para saber sobre os visitantes que entram e saem, para a proteção de todos, caso aconteça algum problema. 

O controle de acesso pode se dar a partir de sistemas eletrônicos, dispositivos específicos de segurança, centrais de monitoramento e pessoas capacitadas que são encarregadas pela fiscalização e monitoramento.

E, voltando a questão apresentada no início do texto, o relógio de ponto, as catracas e segurança eletrônica, são elementos que compõem esse termo.

Assim como também, auxiliam no controle de jornada dos funcionários, facilitando a gestão.

Controle de acesso: vantagens 

Muitas são as vantagens do controle de acesso, apesar de várias já terem sido citadas acima, mas vamos aprofundar ainda mais para que você capte de forma ampla suas funções. 

  • Garantir restrições de áreas específicas que não podem ter acesso de pessoas não autorizadas. Áreas essas podem até envolver riscos, podendo entrar apenas com determinados equipamentos. 
  • Reduz filas de espera e otimiza tempo, já que após identificação rápida (através de biometria, cartões de ponto ou senhas) a liberação é concluída de imediato. 
  • Prevenir problemas, acidentes e situações inoportunas. E caso algo aconteça, há registros que podem ser verificados para achar possíveis causas ou culpados.
  •  Segurança e excelente custo-benefício com a qualidade.
  • As ferramentas automatizadas para controle de acesso facilitam a rotina de empresas que prezam pela gestão de acesso, além de reduzir custos e evitar falhas.

Bom, elas são inúmeras, o que torna mais fácil optar por aderir a esses sistemas para garantir o bem-estar de todos que frequentam determinado local, além de otimizar tempo com demandas de proteção patrimonial e gestão de colaboradores. 


Portanto, se você precisa investir em controle de acesso esperamos ter ajudado na escolha e que agora entenda melhor o que é, como funciona e quais são suas vantagens.

E, com ótimas indicações e pesquisa, você encontrará as melhores soluções em segurança.

Compartilhe: