Sistema Erp Têxtil para Gestão de Indústrias da Moda

Sistema Erp Têxtil para Gestão de Indústrias da Moda

05 set

Sistemas e moda parecem duas palavras que não combinam muito, não é? Vamos pensar um pouco melhor e tentar encontrar alguma relação entre elas.

A palavra “moda”, segundo o Wikipédia, provém do latino modus, que em sentido estrito refere-se aos diversos estilos de vestuário que prevalecem numa dada sociedade, numa dada época histórica. Já a palavra “sistemas”, também segundo a enciclopédia livre, vem do grego “combinar” e significa um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado.

Bom, as palavras já ficaram mais próximas, não acha? Moda, vestuário, sociedade, época, elementos independentes, organização, combinação. Mas, da mesma forma, o que podemos encontrar em comum entre sistema e moda?

Para a indústria da moda e vestuário é de extrema importância garantir a sincronia perfeita do sistema entre todos os processos, desde a realização dos pedidos à produção e o suprimento do estoque de matéria-prima. Também, se formos analisar, empresas desse segmento contam com gastos elevados, necessitando, iminentemente, de um sistema.

Nos dias de hoje, uma empresa requer muito planejamento, otimização dos recursos, projetos assertivos e metas objetivas. A quantidade de informações geradas dentro delas é cada vez maior e controlá-las é um fator determinante na competitividade de mercado.

E é nessa busca por controles e assertividade que entra a tecnologia, vestida de sistema de gestão. À primeira vista, dizer que um sistema vai se encarregar de toda a gestão de uma empresa de moda pode parecer um pouco abstrato. Porém, ao implantar esse sistema, o empreendedor começa a contar com uma ferramenta tecnológica inovadora, que auxilia na redução dos custos operacionais, minimização de erros, automatização de tarefas, entre outros.

Vamos peneirar um pouco mais o assunto e falar das ERPs (Enterprise Resource Planning), que são as ferramentas – softwares, na linguagem tecnológica – que fazem esse serviço. As ERPs surgiram na década de 50, com poucas funções, realizando, principalmente, o controle de estoque. Com o passar dos anos, mais funções foram adicionadas aos softwares ERP que, aos poucos, tornaram-se mais acessíveis, principalmente com o surgimento de servidores e microcomputadores. Atualmente, muitas empresas de sistemas desenvolvem esses softwares e os dispõem com muitas vantagens aos seus clientes.

As soluções de ERP Têxtil otimizam os processos fabris de toda a cadeia produtiva da indústria da moda e essa otimização resulta em maior produtividade, com menos gastos, menos desperdício de matéria-prima, uso controlado de insumos, dos recursos naturais e de produtos químicos nos processos (alvejantes, corantes e outros estabilizantes de tecidos), além de gerar menos efluentes e outros agentes poluentes, que precisam, urgentemente, ser controlados e minimizados.

Com a adoção de um ERP especialista na indústria da moda, todos os processos se tornam automatizados e os diversos departamentos da empresa ou membros da equipe passam a ter acesso a todas as informações importantes do negócio, atualizadas e em tempo real (fator importante, principalmente nessa era líquida, na qual vivemos, conforme caracteriza o filósofo polonês Bauman). Aliás, o tempo real é o principal desafio que torna o ERP um grande aliado das empresas, auxiliando, inclusive, no planejamento de curto, médio e longo prazo.

A tecnologia de sistema de gestão têxtil ou ERP e seus recursos possibilitam a integração de suas informações interdependentes, sem a necessidade de intervenção humana, além de resultar na redução de tarefas e organizar todo o cotidiano da empresa. Essas são necessidades reconhecidas pela indústria e os sistemas ERP têxtil foram desenvolvidos para responder instantaneamente o surgimento delas e de novas necessidades não previstas.

Na essência, o ERP propicia a informação correta, para a pessoa correta e no momento correto. O mundo dos negócios está globalizado, conectado e móvel.

Na Sociedade da Informação, o ERP têxtil é alvo de empresas de todos os portes que buscam aprimorar a gestão de negócios – cada vez mais complexos e competitivos. Para refletir: ou você está na moda e acompanha a evolução dos tempos atuais, ou você viverá no anacronismo, sem um potencial latente de desenvolvimento.

Compartilhe: