Você Está Preparado para os Ciclos do Mercado Imobiliário?

O mercado imobiliário, assim como a economia moderna, se caracteriza por ciclos que se repetem. O entendimento desses se faz importante para o investidor compreender o melhor momento de onde e como investir.

Superoferta, recessão, recuperação e expansão são fases dentro do macrociclo do mercado imobiliário. Entendê-las e, principalmente, aproveitar as melhores oportunidades em cada momento é fundamental para maximizar o retorno sobre o investimento.

Estamos em plena recuperação econômica e imobiliária e a demanda por imóveis vem crescendo novamente. Os níveis de confiança com novo governo estão em alta e a taxa de juros está baixando. Devido o país começar a mostrar sinais de recuperação, as construtoras estão animadas e os lançamentos estão com força total.

Em Balneário Camboriú, por exemplo, além desta nova perspectiva de mercado, as construtoras locais proporcionam condições de investimento com parcelamento direto, o que para muitos acaba sendo uma grande facilidade. Além disso, algumas construtoras aceitam imóveis, veículos e, em alguns casos, até aeronaves e iates como parte de pagamento.

A cidade que possui o prédio mais alto do Brasil virou a menina dos olhos de muitos empresários e celebridades. E projetos como a extensão da faixa de areia, o atracadouro para navios de turismo e a maior roda gigante da América do Sul, valorizam ainda mais os empreendimentos de toda região.

O lucro de um investimento no mercado imobiliário começa numa boa compra e entender os ciclos do mercado vai te ajudar nessa tomada de decisão.

Superoferta

Os estoques de imóveis à venda estão em alta e muitos proprietários preferem alugar o seu apartamento ao invés de vendê-los. Assim, o excesso de demanda acaba baixando o preço dos aluguéis.

Recessão

Quando o mercado entra em crise e os compradores somem, o preço dos imóveis cai consideravelmente. Para quem tem paciência, boas oportunidades surgem nesse momento!

Recuperação

A crise passou e o nível de confiança aumenta. Os compradores começam a voltar e as construtoras estão mais seguras para lançamento de novos empreendimentos.

Expansão

A confiança voltou e os lançamentos estão com toda força. Há um equilíbrio entre oferta e demanda, e os preços tendem a subir.

Imóveis são investimentos seguros, ativos reais, pois estamos lidando com tijolos e massa. E geralmente são o maior patrimônio das pessoas físicas, jurídicas, privadas ou públicas. Seja um terreno, uma casa ou um apartamento na planta, as oportunidades estão aí. Procure uma imobiliária na sua cidade, agora é o momento! Você está preparado?