Como estudar inglês sozinho de maneira eficiente

Como estudar inglês sozinho de maneira eficiente

Você vive procurando maneiras e cursos eficientes para estudar inglês sozinho? E depois que começa a estudar, o desanimo toma conta e acaba desistindo por não conseguir memorizar nada do que estudou?

E por consequência disso, acaba achando que a culpa é sempre do curso que você escolheu? Ou pior que isso, acaba se menosprezando e achando que não tem o dom ou capacidade para aprender um novo idioma?

Se você se encaixa nesse perfil, continue lendo esse artigo para saber de uma vez por todas a como aprender inglês sozinho, de maneira eficiente.

Como estudar inglês de forma eficiente

Não importa o que você está estudando, o que realmente importa é a forma que está fazendo isso. Você pode estar estudando inglês, espanhol, matemática ou para concurso público, o que importa é estudar de maneira certa.

Uma das frases mais famosas do Professor Pierluigi Piazzi, que foi considerado um dos maiores educadores do Brasil, é a seguinte: aula assistida hoje é aula estudada…hoje.

E o que significa isso?

Para entendermos essa frase, devemos entender a parte científica por trás.

De acordo com alguns estudos científicos, ficou claro que quando dormimos, o cérebro deleta tudo aquilo que não é importante da memória, por outro lado, armazena tudo o que é importante.

Desse modo, aquilo que você dá mais importância durante o dia, é o que seu cérebro vai memorizar de forma permanente.

Então, ao assistir uma aula e não praticar no mesmo dia, há grandes chances do seu cérebro deletar tudo durante o sono.

Sabendo disso, podemos dizer que existe uma diferença entre um aluno e um estudante. O aluno apenas assiste aula e o estudante assiste aula e estuda sozinho, resolvendo questões, fazendo resumos, etc.

Agora que entendemos que nada adianta assistir uma aula, se não praticar o que foi visto no mesmo dia, podemos ir para o segundo passo.

E esse segundo passo fará com que consigamos fixar na memória o inglês estudado de forma permanente.

Usando o Anki para aprender inglês

O Anki é sistema que ajuda você a memorizar o conteúdo estudado de forma permanente. Ou seja, fazendo o uso do Anki, você vai estudar de forma espaçada, através de flashcards.

Se você não sabe o que é o Anki e muito menos sobre o método de estudo que usa a repetição espaçada, indico que leia o tutorial do site cursos em Sorocaba, que explica de forma simples e completa a como estudar e aprender mais rápido.

Como funciona

O flashcard é uma maneira de estudo que consiste em escrever uma pergunta no papel, e atrás do mesmo – escrever a resposta. Depois de fazer isso com vários papéis ou cartões, se preferir, o próximo passo é pegar duas caixas.

Caixa 1. Dentro desta caixa, serão colocados todos os cartões que você acertar a resposta

Caixa 2. Aqui, será colocado todos os cartões que você errou.

Então, com tudo pronto, é hora de embaralhar os cartões e puxar o primeiro. Leia a pergunta e tente acertar sua resposta antes de vira-lo. Se acertou, jogue na primeira caixa, caso contrário, jogue dentro da segunda caixa.

Após terminar todos os cartões, descanse umas duas horas, e volte, porém, a tentar a acertar apenas os cartões da segunda caixa (cartões que você errou).

O processo é o mesmo, se acertar jogue na primeira caixa, se errou, jogue na segunda.

Repita esse processo até não sobrar nenhum cartão na caixa 2, ou seja, pare apenas quando tiver acertado todas respostas.

Se tiver com dificuldades, leia ou assista um video sobre a pergunta que está com dificuldades, isso além de ajudar a resolver a questão, ajudará a você fixar na memória.

Você pode esperar uns 2 dias, e repetir todo processo usando todos os cartões novamente.

E onde o Anki entra?

Agora que você aprendeu o método dos flashcards, podemos automatizar isso usando o Anki. Ele fará todo o processo automaticamente, e distribuirá os baralhos de acordo com a nossa dificuldade.

Você pode criar seu próprio baralho de inglês, ou pode procurar na internet por baralhos compartilhados. É possível achar baralhos prontos para downloads com mais de 1000 perguntas e com suas respectivas respostas.

Entre no site baixar o Anki, preencha seus dados e crie ou baixe os baralhos prontos que desejar.

O Anki pode ser usado diretamente pelo site, baixando o software para seu computador e usar o aplicativo. Além disso, o Anki funciona na maioria dos sistemas:

  • iPhone iOS
  • Windows
  • Mac
  • Linux
  • Android

Considerações finais

Embora exista diversos cursos e maneiras diferentes de aprender inglês, é certo afirmar que cada um se adapta melhor a um determinado curso ou livro.

Porém, não podemos ignorar o fato que escolher o curso ou livro para estudar, é apenas o inicio do caminho para estudar de forma eficiente. O importante é sentir à vontade com os matérias e ferramentas, mas não esquecendo o mais importante, que é resolver exercícios e praticar até não restar dúvidas.

Pois como dizia o professor Pierluigi Piazzi, aula assistida hoje é aula estudada…hoje.