Agile Marketing é um processo que consiste em adaptar metodologias ágeis que originalmente eram usadas no desenvolvimento de softwares na área de marketing.
Funciona como um conjunto de valores, ações e princípios que fazem as estratégias serem mais eficientes e fáceis de adaptar às condições atuais do mercado.
Ainda existem muitas organizações que trabalham com planos anuais de marketing, mas ao utilizar essas metodologias, é necessário fazer reuniões que poderiam ser substituídas por e-mails, além de outras adaptações mais práticas.
É fundamental ter em mente que as mudanças acontecem de maneira constante e em alta velocidade nos dias de hoje. Isso significa que o gestor não pode mais esperar muito tempo para rever suas práticas.
Também não é viável perder horas dentro de uma reunião que não parece ser produtiva. O Agile Marketing consegue resolver esse problema e inseriu os profissionais dessa área na era digital.
Como resultado, as empresas conseguem responder rapidamente ao que acontece no mercado, de maneira totalmente focada no consumidor e colaborativa.
Este artigo vai explicar o que é Agile Marketing, quais são os seus fundamentos, por que adotá-lo, seus benefícios, quais são as metodologias ágeis, como ele transforma uma empresa e como implementá-lo.
Conceito e fundamentos do Agile Marketing
Agile Marketing nada mais é do que uma metodologia ágil de gestão de projetos que trabalha com ciclos de trabalho mais curtos, além de uma abordagem incremental e iterativa que traz melhorias contínuas nas estratégias.
O objetivo é não ficar parado diante das mudanças que acontecem no mercado e da maneira como os consumidores respondem às estratégias. Tudo isso acontece constantemente e o marketing precisa agir à altura.
Nesse cenário, a equipe de marketing de um fabricante de roda de lixa para esmerilhadeira passa por transformações ao trabalhar com Agile Marketing.
Para que seja mais ágil, a equipe precisa ser colaborativa e flexível, além disso, para responder rapidamente ao mercado, é necessário ter foco no consumidor.
Por fim, para que as melhorias sejam contínuas, é preciso planejar e avaliar as estratégias dentro de períodos curtos.
Ao trabalhar com essas mudanças, o time se torna mais produtivo, eficiente e maximiza suas entregas. Também consegue atuar dentro da transformação digital pela qual as organizações passam.
No entanto, além de entender o conceito dessa metodologia, é muito importante saber quais são os seus fundamentos. São eles:
- Priorizar entregas antes do prazo;
- Responder rapidamente às mudanças;
- Entregar programas com frequência;
- Aproveitar os feedbacks;
- Não ter medo de falhas;
- Ter um ritmo sustentável;
- Agir de maneira simples;
- A tensão contínua;
- Criar um ambiente confiável.
Com base nesses fundamentos, já dá para imaginar por que uma clínica veterinária perto de mim deve adotar essa estratégia.
Por que adotar o Agile Marketing?
Existem muitos motivos para adotar essa metodologia e um deles é o fato de que aumenta a produtividade da equipe. Quando os processos se tornam mais ágeis, a organização não perde tempo com reuniões improdutivas.
O processo também se torna mais eficiente e isso acontece por causa de pequenos experimentos e campanhas interativas que ajudam a identificar falhas e oportunidades de melhoria.
O foco é total no consumidor durante a criação das campanhas, então, a marca começa a observar de que maneira as pessoas respondem às estratégias, facilitando os investimentos futuros.
O Agile Marketing consegue lidar com as mudanças que acontecem no mercado, pois ao invés de fazer um planejamento muito longo, a equipe passa a trabalhar com planos flexíveis que conseguem se adaptar ao momento.
O marketing ganha transparência, a comunicação interna melhora e a equipe se torna mais alinhada. Também é uma prática que fomenta a inovação e colabora com a transformação digital.
Benefícios do Agile Marketing
De acordo com uma pesquisa realizada, 38% dos profissionais que utilizam a metodologia afirmam que o maior benefício é poder mudar a direção dos projetos rapidamente, tendo como base feedbacks reais que ajudam a atingir os resultados.
No caso de uma clínica especializada em topografia de córnea computadorizada. É uma forma de se dedicar apenas àquilo que vai trazer efeitos positivos.
A mesma pesquisa mostrou que 36% dos profissionais acreditam que por meio do Agile Marketing a priorização do trabalho é muito mais efetiva.
Outros 30% afirmaram que existe mais alinhamento em relação aos objetivos de negócio da organização como um todo.
Metodologias ágeis do Agile Marketing
Uma das metodologias ágeis adotadas pelo Agile Marketing é o método Scrum. Ele se baseia em papéis específicos para cada membro da equipe e ajuda a conduzir eventos periódicos e objetivos.
Outra metodologia usada é o Kanban por ser o mais flexível e fácil de implementar, garantindo uma adoção mais ampla no que diz respeito à gestão de equipe.
A premissa do método é garantir que cada membro da equipe possa visualizar as tarefas pendentes, as que estão em andamento e as que já foram concluídas.
Como o Agile Marketing transforma a empresa?
O Agile Marketing pode transformar uma empresa porque traz mais eficiência para as estratégias, visto que por meio de pequenos experimentos, é possível identificar falhas e oferecer respostas mais rápidas.
A equipe de marketing de uma farmácia de homeopatia para alergia a gatos estará muito mais alinhada e dentro do prazo, o que economiza recursos e traz resultados positivos.
Os profissionais vão se reunir constantemente para rever planos e discutir ideias de maneira mais transparente, assim, fica mais fácil alcançar os resultados esperados.
Além disso, para trabalhar dessa forma, o consumidor deve ser o foco e ele precisa ter autonomia, o que ajuda a desenvolver soluções inovadoras.
Outra mudança é o fato de que a organização consegue se adaptar ao que acontece no seu mercado e reconhecer oportunidades. Isso acaba por aumentar sua visibilidade e reduzir custos e desperdícios.
Uma companhia de porteiro eletrônico inteligente terá mais agilidade para acompanhar suas ações e melhorar os resultados trazidos por elas.
Como adotar o Agile Marketing
Geralmente, as empresas trabalham com Agile Marketing de maneira híbrida. Isso significa que elas adotam alguns princípios da estratégia para adaptá-los às boas práticas que já fazem parte do cotidiano.
Ao fazerem isso, elas garantem os benefícios das metodologias ágeis, mas sem interferir muito no funcionamento da companhia. Também fica mais fácil preparar os funcionários para uma mudança completa.
Porém, para trabalhar dessa forma, primeiro é imprescindível conhecer as metodologias ágeis que são usadas dentro do Agile Marketing, como no caso do Scrum e Kanban mostradas anteriormente.
Elas são muito importantes para que um fabricante de empacotadora de farinha possa fazer um gerenciamento ágil do fluxo de tarefas.
Por meio de um bom planejamento e com as ferramentas necessárias, o segundo passo é preparar o time para se adaptar a estratégia, lembrando que para o sucesso do método é primordial que a equipe não seja muito grande.
Outra coisa importante é contar com profissionais multifuncionais e que contem com as hard skills e soft skills necessárias para fazerem o próprio gerenciamento. Eles vão se responsabilizar pelo cumprimento dos prazos ao final de cada etapa.
Também é fundamental contar com um profissional que vai gerenciar as atividades, definindo quais serão as etapas e o tempo de duração delas, que pode ser entre 15 dias e um mês.
Dentro de um restaurante argentino com tango, esse profissional vai se responsabilizar por definir quais serão as prioridades e os prazos de entrega.
Na hora de fazer é sempre uma imitação, é crucial ter em mente que o Agile Marketing é um processo de curto prazo, por isso, é necessário definir tarefas rápidas na execução para que o trabalho possa ser acompanhado.
Recomenda-se fazer reuniões periódicas de alinhamento que sejam práticas e objetivas, capazes de alinhar os objetivos de todos os membros da equipe.
Outra coisa muito importante na hora de implementar o Agile Marketing é adotar uma cultura de feedbacks ao final de cada etapa para saber a opinião dos profissionais em relação aos erros e acertos durante o processo.
No caso de uma agência de saxofonista para festa, é uma forma de valorizar seus profissionais ao mesmo tempo em que melhora a experiência de seus clientes.
Considerações finais
O planejamento de marketing de uma empresa não precisa mais ter uma duração longa, na verdade, para que possa acompanhar todas as mudanças do mercado, o ideal é que ele tenha uma duração mais curta.
Por meio do Agile Marketing, a organização consegue fazer isso e ainda melhora a experiência do cliente. Isso acontece porque o método é mais flexível e consegue se adaptar ao mercado, melhorando também a experiência dos profissionais.
Em outras palavras, é algo muito vantajoso para a corporação, para os colaboradores do time de marketing e para os clientes.