DicasInternetMarketing Digital

Como conseguir 100.000 inscritos na sua lista de e-mails

lista de e-mails

Você talvez já tenha ouvido dizer que “no marketing digital, o dinheiro está na lista”.

No entanto, talvez não pareça tão óbvio fazer com que sua lista de emails cresça.

Neste artigo, os criadores de conteúdo Guilherme e Roney, fundadores do blog Senhor Tanquinho, revelam suas estratégias.

Os dois amigos e sócios começaram a escrever sobre assuntos como dieta low-carb, jejum intermitente e dieta cetogênica no blog Senhor Tanquinho em 2014.

E, atualmente, contam com mais de 100.000 pessoas inscritas em sua lista de emails. 

Isto é: pessoas que, voluntariamente, deram seus endereços de email e disseram “sim, queremos ouvir o que você tem a dizer”.

Seu negócio pode crescer drasticamente se você utilizar estratégias para crescer a lista de emails como as que vamos apresentar neste artigo.

Antes de mais nada, vamos entender por que ter uma lista de emails.

Por que ter uma lista de emails

Conforme aludimos acima, uma lista de emails é como um grupo de pessoas que querem ouvir de você.

Imagine você entrar num auditório, e nele ter milhares de pessoas altamente interessadas no que você tem a dizer.

Imagine se esse auditório for do tamanho de um estádio de futebol.

É basicamente isso que é uma lista de emails aquecida e engajada.

Com tantas pessoas interessadas no que você tem a dizer, você pode escrever mensagens orientadas a diversos propósitos, como:

  • Divulgar novos artigos que você publicar em seu site,
  • Divulgar novos produtos e ofertas que você preparar,
  • Informar sobre causas e notícias que as pessoas precisam saber,
  • Avisar sobre outros canais e mídias em que as pessoas podem acompanhar seu conteúdo,

E muito mais.

Sendo que fica muito mais fácil crescer outros canais — como Youtube e Instagram — se você já tiver pessoas interessadas em sua lista de emails.

Porque você estará apto a avisar sobre as suas postagens, e sobre a sua própria existência desses canais — ficando, assim, menos refém dos algoritmos.

No caso, Guilherme e Roney também alavancaram o poder de sua lista para ultrapassar os 150.000 seguidores no Instagram — bem como os mais de 200.000 inscritos no canal do YouTube.

Veja agora as 3 estratégias fundamentais que vão ajudar sua lista de emails a crescer.

Estratégia #1 — Produza conteúdos completos que ajudem o leitor

Não tem jeito: os leitores apenas vão querer se inscrever para receber mais novidades e conteúdos seus se você se mostrar interessante e útil a eles.

Obviamente, a forma como isso é feito varia para cada nicho: alguns são mais voltados ao entretenimento, outros querem reflexões e sacadas, e outros simplesmente priorizam conhecimento e informações úteis.

Mas o principal ponto é ajudar seu leitor: ao produzir conteúdos completos e que demonstrem sua autoridade sobre o assunto, você ganha pontos a mais e conquista a confiança dele — para que, desta forma, ele se sinta motivado a confiar em você um espacinho em sua caixa de emails.

Estratégia #2 — Elabore “iscas digitais” que aprofundem o seu conteúdo

Muitas vezes, você pode oferecer um material rico (ou “isca digital”) em troca do email do seu leitor.

O problema de vários sites e blogs é criar uma única isca digital, muito genérica, que não necessariamente dialoga com o conteúdo que o leitor está consumindo.

Guilherme e Roney, no entanto, adotaram outro caminho: eles priorizaram a criação de diversas iscas digitais, sempre relacionadas ao conteúdo em pauta, de maneira a aprofundar e enriquecer a experiência do leitor.

Por exemplo: num texto sobre os alimentos permitidos na dieta low-carb, eles discorrem extensivamente sobre os alimentos proibidos, a moderar, e proibidos nesta estratégia.

E, como recompensa pelo email do leitor, oferecem uma lista em pdf com um belo resumo prático, com mais de uma centena de alimentos classificados.

“Você tem que pensar no seu leitor, e no que ele mais gostaria de receber se está lendo aquele artigo em particular”, ponderam.

Estratégia #3 — Ofereça diversas oportunidades para inscrição na lista

Se você colocar um link para se inscrever na sua lista de emails no topo do seu site, vai coletar alguns emails.

Se colocar outro ao final dos artigos, esta opção possivelmente coletará menos emails (porque menos pessoas chegam ao fim dos artigos do que os começam), porém mais qualificados (por serem pessoas que leram tudo que você escreveu, até o fim).

Neste ponto, você talvez esteja pensando: “então, qual é melhor? Qual devo escolher?”

E a verdade é que você não precisa escolher: pode dar ambas as opções para seu leitor.

Assim, você aumenta as chances de conquistar um lead  para sua lista de emails.

E claro: além destas duas ocasiões, ainda pode deixar um ou dois convites para baixar aquela isca digital específica (que mencionamos na estratégia #2) no meio do texto.

Agora, tudo isso deve ser feito com algum bom senso: não adianta transformar seu site num grande formulário de inscrição. É necessário espaçar estes convites para a inscrição e espalhá-los ao longo da página.

No entanto, saiba que oferecer mais opções para o leitor se tornar inscrito geralmente funciona melhor do que oferecer apenas uma ou duas vezes.

Como crescer a lista de emails — Conclusão

Neste artigo, vimos 3 estratégias usadas por criadores de conteúdo para crescer uma lista de emails até os 100.000 inscritos.

No entanto, vale um aviso: não adianta apenas coletar os emails, e depois não mandar nada.

Ou pior: mandar um monte de spam.

É importante alimentar sua lista com conteúdos bons, emails úteis e agradáveis, que façam com que seu leitor queira sempre abrir as mensagens que você envia.

Este sim é o “segredo” para uma lista de emails de sucesso no longo prazo.

E você, já tem uma lista de emails? Quantos inscritos ela tem atualmente? Deixe um comentário contando qual das estratégias você gostou mais.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Dicas