Marketing Digital

Como produzir conteúdo no Inbound Marketing, afinal?

O Inbound Marketing caracteriza um grande marco no horizonte de consciência dos agentes publicitários. Marca exatamente o ponto onde as pessoas dessa área começaram a perceber que a propaganda não poderia dar certo se continuasse no modelo de interrupção.

Se faz necessário, cada dia mais, otimizar a comunicação, de maneira que ela possa por si só agregar valor na vida de quem a recebe, ainda que seja tão somente uma placa de alerta de asfalto frio.

Pode parecer exagero, mas não se pode pensar em atuar nos meios de comunicação sem abrir mão dos conteúdos pessoais, que possuem a capacidade de acessar o íntimo do interlocutor. Em outras palavras, existe uma barreira que precisa ser quebrada.

É preciso ultrapassar a barreira criada por uma sucessão constante e antiga de estímulos visuais e auditivos, que arrancou a sensibilidade das pessoas e debilitou a sua atenção. De forma que não se vende um algodão doce de copo sem antes se conectar com o público.

Para que seja possível aprender a produzir o tipo de conteúdo necessário para despertar o estímulo nos consumidores, este artigo disponibilizará informações úteis acerca do conceito do inbound marketing e dos inúmeros benefícios da implementação da sua estratégia.

Por fim, e para que seja possível entender que a propaganda no meio digital não se diferencia muito de técnicas clássicas, como o bom e velho banner personalizado para lanchonete, o artigo vai abordar como se faz para produzir conteúdos no modo inbound.

Em que consiste o conceito do Inbound Marketing?

O Inbound Marketing se trata de um conjunto de técnicas que correlaciona a criação e o compartilhamento de conteúdos específicos para um determinado público que será influenciado de acordo com aquilo que ele mesmo busca na web.

Dessa forma, é acertado dizer que um dos pilares desse conceito é justamente o marketing de conteúdo, que atua na produção e na distribuição de diversas espécies de materiais de qualidade, a exemplo dos textos e vídeos postados nos blogs e nas redes sociais.

De modo que tudo isso é feito para para trazer as pessoas consideradas corretas à empresa. Isso significa dizer que o maior objetivo da estratégia é evitar a atração de pessoas que dificilmente se tornarão clientes.

Tendo isso em vista, esses consumidores irão se comunicar com a companhia, que vai entender as suas maiores necessidades para ajudá-los e cativá-los, fazendo com que eles permaneçam comprando e indicando o produto a terceiros.

Não é à toa que essa estratégia dominou praticamente toda a parcela do mercado que realmente está tendo algum destaque e relevância atualmente. A tática funciona para todos os nichos, desde restaurantes até um hospital veterinário pet stop.

O marketing no estilo inbound visa seduzir e conquistar de forma ativa o público-alvo e aquilo que os profissionais chamam de leads qualificados, que nada mais são do que as visitas que, não só cadastram os seus dados no site, estão muito interessados.

Essa guerra pela persuasão acontece em todos os canais de comunicação presentes na internet, seja nos buscadores, como o Google, Yahoo e Bing, ou até mesmo nas próprias redes sociais.

Além do mais, não se trata de implementar ações para o público em geral, como o marketing à moda antiga fazia. A propaganda no estilo inbound direciona os seus esforços em atrair as pessoas adequadas para o momento.

Para isso, é necessário alinhar o material produzido com os anseios do público-alvo em questão, o que fará com que a empresa atraia o tráfego de entrada necessário para converter em leads, fechar negócios e adquirir a fidelidade do cliente.

Quanto mais relevante e bem produzido for um conteúdo, usando táticas eficientes e inovadoras, mais potenciais clientes devem chegar por meio dele ao produto ou serviço da empresa.

As pessoas chamam essa estratégia de Inbound Marketing, que em uma tradução para a língua portuguesa poderia ser nomeado de marketing de atração, devido ao fato de que se está falando em uma abordagem que aproxima o público do negócio de forma mais livre.

É importante notar que os tempos mudaram, e com ele a forma de consumir conteúdos também evoluiu. Dessa forma, ninguém mais quer ser interrompido pelas propagandas no momento em que navega em um site ou assiste à televisão.

Ninguém quer receber uma ligação de telemarketing enquanto está fazendo tarefas do dia a dia, durante o trabalho, fazendo uma faxina ou acompanhando o processo de pintura residencial interna da própria casa.

Hoje, a forma de comprar é totalmente diferente do que era considerado comum a tempos atrás. Quem vende não pode apenas empurrar um produto para um cliente, atualmente as estratégias mudaram.

Visto que o marketing inbound se beneficia de oferecer conteúdo que satisfaça as dúvidas que os consumidores trazem, existe muito mais abertura para um relacionamento próximo e um diálogo que crie conexão com o cliente é de grande importância.

Quais são os benefícios do inbound marketing?

Não se pode falar de marketing atualmente sem insistir na importância de produzir conteúdo e investir em uma comunicação mais humana, para que gere um sentimento de empatia e de confiança no cliente.

Em outras palavras, é preciso evocar imagens na cabeça do consumidor. Ele precisa se imaginar em um treinamento de bombeiro militar da mesma forma que precisa se ver também dentro daquela calça que está dentro da vitrine.

Por outro lado, o cliente também precisa sentir o valor da empresa antes mesmo de passar o cartão. Dessa forma, o conteúdo gratuito precisa já entregar muito para esse possível consumidor.

Com tudo isso em mente, é possível chegar a conclusão que no mercado de hoje, o estilo inbound de publicidade não é somente vantajoso para um negócio. Ele é praticamente obrigatório.

Mas, em virtude do fato de que ele possui inúmeros benefícios, é possível começar citando apenas sete deles:

  1. Atração do público certo;
  2. Encurtamento do ciclo de vendas;
  3. Diminuição dos custos;
  4. Aumento do ticket médio;
  5. Estreitamento da relação com o cliente;
  6. Otimização da persuasão;
  7. Otimização da mensuração dos resultados.

É possível atrair o público correto através de um conteúdo de qualidade, que seja interessante e realmente desperte o interesse do cliente, através do inbound marketing.

Essas pessoas passarão a aceitar as recomendações da empresa, o que não aconteceria se fosse adotado outra forma de abordagem.

O ciclo de vendas faz parte da tática comercial de um produto ou serviço de uma companhia e é dividido em etapas. Esse processo se inicia a partir do primeiro contato com o cliente e só termina nas práticas de pós-venda, que é o momento mais importante.

A maior parte desse processo é feito por meio do inbound marketing. Transformar essa fase de venda em uma atuação mais previsível é a forma que o estilo inbound utiliza para acelerar o trajeto do consumidor até a ação final, que é a compra.

Essa otimização faz com que a companhia consiga maior credibilidade no mercado, seduzindo e convertendo os clientes de forma mais ágil.

Antes de pensar em diminuir os custos, é necessário que o empreendedor conheça com totalidade os gastos dos setores do seu negócio, desde o estoque até as placas promoção supermercado.

Fazendo uso da ferramenta de inbound marketing, é possível potencializar todos esses processos e reduzir os custos, tendo sempre em mente a lucratividade do seu negócio e fazendo a análise do custo-benefício de cada despesa da sua companhia.

Como produzir no modo Inbound?

Por fim, é preciso mostrar que existem algumas maneiras de produzir conteúdo em uma estratégia de Inbound Marketing. Em primeiro lugar, as peças publicitárias precisam começar expondo alguns pontos importantes, como:

  • Visão da empresa;
  • Motivo pelo qual a instituição surgiu;
  • Problema que o negócio resolve;
  • Como o negócio chegou até aqui.

É claro que esse não é o único checklist a ser seguido. Existe muita coisa para ser explorada, e a expansão do mercado só aumenta essas possibilidades.

Porém, é válido também ter em mente que, ao fazer essa apresentação da empresa, é necessário que o responsável pelo texto tenha em mente que, no fim das contas, não é sobre a companhia que ele está falando.

Toda a trajetória da instituição só terá serventia na propaganda se ela se conectar com o íntimo do consumidor. Por isso, a história de superação da empresa precisa ser o desenrolar da trama que faz a ponte para a esperança de quem está ouvindo.

De forma que o fracasso inicial cause identificação por quem passou por algo parecido, e o desfecho final proporcione o desejo de obter o mesmo resultado. Logo em seguida, o conteúdo ainda deve se encaixar em aspectos como:

  • Atenção à jornada de compra;
  • Explorar os formatos de conteúdo;
  • Produzir bons materiais;
  • Conhecer o cliente.

Até mesmo uma catraca eletrônica biométrica consiste em um elemento que possui o potencial de vender uma imagem específica de um negócio. Por isso, todos os detalhes devem estar nos seus devidos lugares.

Considerações finais

O marketing mudou muito nos últimos anos, mas uma coisa que nunca vai mudar é que, para mostrar que está dando certo, os resultados precisam começar a aparecer.

Através do método inbound, o mercado está percebendo que o novo perfil de cliente se preocupa com o que está comprando, ele quer saber a história da marca, quais suas responsabilidades e no que ela acredita.

Dessa forma, torna-se ainda mais importante para a marca expor sua história para acompanhar esse novo perfil de cliente e assim se destacar e se manter em um mercado que está cada vez mais competitivo.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *