Marketing Digital

Smarketing: saiba como alinhar o marketing e as vendas da sua empresa!

Smarketing

Marketing e vendas são duas áreas que precisam estar alinhadas e em sintonia nos objetivos e propósitos, e fazer com que uma empresa seja Smarketing é uma prática que deve ser adotada e que engloba diversas técnicas. 

Assim, os dois setores unem forças para trazer maior crescimento e identificar as possibilidades de novos negócios, partindo da inserção deste modelo, sem que se afastem, e, desta forma as ações ficam mais produtivas, alavancando as vendas. 

Sem sombra de dúvida, o maior número de negociações é tudo o que uma loja vendedora de bateria de gel estacionária pretende, porque a razão é bem óbvia: aumentar a entrada de recursos financeiros, não apenas para os pagamentos, mas para realizar investimentos. 

Smarketing é um termo bastante conhecido nas empresas, e, quanto mais o setor de marketing e de vendas estiverem em comunhão, mais a empresa tem condições de trabalhar produtivamente e se tornar preferida entre os consumidores.  

Smarketing: entendendo o significado do termo 

Primeiramente, este vocábulo agrupa duas palavras (Sales e Marketing), outorgando o sentido de equilíbrio entre esses dois setores, fazendo com que ambos consigam trabalhar em harmonia dentro da empresa. 

Este trabalho em conjunto só faz com que os resultados melhorem na venda de persiana vertical para sala, assim como as propagandas e publicidades no sentido de atrair mais leads qualificados. 

Na continuidade do conceito, Smarketing é uma técnica de engajamento entre Sales (vendas) e a equipe de marketing para que atuem lado a lado, para que as metas sejam alcançadas, seja durante o mês ou anualmente.  

Tanto os vendedores como os profissionais de marketing vivem em uma disputa constante (não no sentido negativo), mas, no momento em que é necessário bater as metas, cujo trabalho é bastante intenso, principalmente quando elas estão longe de serem alcançadas. 

Obviamente é bem mais fácil culpar a equipe de pré-vendas, quando as coisas não dão certo, alegando que que ela não filtrou adequadamente os prospects e por isso não foi capaz de identificar se eles estavam prontos para comprar motores hidráulicos

É aqui que o Smarketing se faz necessário: tirar esse peso das costas dos pré-vendedores e fazer com que a área de vendas e marketing se unam para vender mais e melhor, objetivo relevante para qualquer empresa que pretende crescer no mercado em que atua.  

Como aplicar o Smarketing no dia a dia empresarial 

O Smarketing não nasce pronto. Ou seja: os profissionais de vendas e marketing não comungam de forma mágica esta união, porém, a aplicabilidade e alinhamento entre ambos pode ser implementado da seguinte forma: 

  • Compartilhando metas; 
  • Aproximando as duas áreas com assertividade; 
  • Identificando as necessidades dos clientes; 
  • Conhecendo o Perfil Ideal de Cliente (ICP); 
  • Utilizando materiais adequados na jornada do cliente; 
  • Criando um SLA entre marketing e vendas; 
  • Baseando-se em dados; 
  • Criando um ambiente respeitoso; 
  • Utilizando ferramentas integradas. 

De nada adianta se os dois times tiverem metas diferenciadas, porque traz conflito nas atividades diárias. A meta de crescimento deve ser compartilhada para que as oportunidades de novos negócios sejam identificadas. 

São áreas diferentes? Sim, mas que podem se unir para o fechamento de vendas de rede de proteção para escada caracol, por exemplo. 

E, nesse sentido, o SAL (Sales Accepted Leads) é necessário para o time de vendas, tanto quanto o MQL (Marketing Qualified Leads) é importante para a área de marketing, para que os visitantes se tornem leads.  

Por isso é importante investir no bom relacionamento entre os dois setores, aproximando-os, porque ambos estão conectados no que diz respeito às metas e ao trabalho individual de cada um.  

Entender as dores e necessidades dos clientes é fundamental. Para os vendedores, no sentido de saber se os leads estão preparados para comprar e pagar pelos produtos, e para o marketing, para realizar melhores campanhas e propagandas.  

Essa união traz conhecimentos essenciais, como a identificação do perfil ideal do cliente para locação de impressora brother ou quais materiais que devem ser utilizados na jornada do cliente. 

Um ambiente de respeito e reuniões frequentes são fundamentais, desde que os objetivos entre as duas áreas estejam alinhados, e, quando ferramentas integradas são utilizadas, os processos burocráticos acabam sendo automatizados.   

Se o crescimento é o objetivo de ambas as áreas, criar um SLA (Service Level Agreement) entre os dois setores é uma forma de definir responsabilidades sobre o número de leads na reforma quarto pequeno que a equipe de marketing passa para vendas.  

Dá para perceber que o trabalho é em conjunto, e, para construir um SLA entre Marketing e vendas, seguem-se alguns passos importantes:  

  • Definir a quantidade de leads qualificados de marketing para vendas; 
  • Como deve ser feita entrega do lead para os vendedores; 
  • Quais informações do lead devem ser passadas aos vendedores; 
  • Definir o tipo de atendimento do time de vendas; 
  • Se vai ocorrer uma segmentação específica, para tentativas de vendas. 

As SLAs devem ser revisadas com frequência, porque o público muda, os métodos são atualizados e as metas podem ser alteradas. Tudo precisa ser documentado e compartilhado entre os dois times.  

As metas e decisões devem ter como base os dados de funcionamento do negócio de automatização de portão deslizante, o perfil econômico do momento, a capacidade de trabalho dos profissionais e as ferramentas a serem utilizadas.  

Dessa forma, é bem mais simples e fácil alinhar as duas equipes, porque ambos trabalham com as mesmas possibilidades: maiores e melhores vendas de produtos e serviços oferecidos pela empresa.  

Benefícios do Smarketing  

Unir os dois setores é totalmente possível e, o Smarketing ainda perfaz diversos benefícios para a empresa, tais como alguns abordados na lista abaixo: 

  • Previsibilidade de crescimento; 
  • As duas áreas conhecem detalhadamente a persona do negócio; 
  • As oportunidades de negócios surgem mais rapidamente; 
  • As ferramentas integradas mantêm o foco das duas equipes.  

Quando Marketing e Vendas trabalham unidos, o crescimento da empresa fica previsível, tornando o aumento da receita mais evidente, e para a empresa é um bom sinal de expansão e novos investimentos. 

Portanto, a escola de treinamento para mulheres habilitadas recebe um aporte financeiro maior quando as duas áreas estão focadas e cresce cada vez mais, podendo, com o Smarketing, atrair mais leads para, mais à frente, vender mais o curso. 

Através de reuniões constantes que o método Smarketing por si só solicita, a persona do negócio pode ser identificada com mais precisão pelas duas equipes. 

Para o setor de marketing, nos conteúdos enviados por e-mail, por exemplo, e para os vendedores, na forma como eles vão trabalhar nas abordagens e, nesse aspecto, ocorre uma melhoria na taxa de conversão.  

Smarketing: boas práticas para o método  

Para um Smarketing estratégico, boas práticas são essenciais para que a empresa alinhe as duas áreas no dia a dia, mesmo que seja um trabalho que não apresente resultados imediatos, e, nesse sentido a organização precisa: 

  • Ser “data driven”; 
  • Respeitar o trabalho dos dois times; 
  • Incentivar a concordância entre as equipes, quanto às estratégias aplicadas; 
  • Analisar a performance do trabalho desempenhado por ambos os setores; 
  • Promover incentivos (bônus ou prêmios) para o alcance das metas. 

Na prática, ser data driven significa que as decisões da empresa devem ser baseadas em informações e na análise dos dados trazidos pelas duas áreas, com relação aos leads que são gerados e quantos deles vão se tornar verdadeiros clientes. 

Desta forma, o resultado no aumento das vendas aparece, quando elas são efetivamente fechadas, fazendo com que as metas sejam alcançadas e, como consequência gera mais entrada de recursos financeiros.   

Portanto, é imprescindível que a forma como cada área trabalha seja respeitada, no limite de cada um, aumentando, portanto, a produtividade interna, de forma mais agradável e conciliadora. 

Nesse aspecto, há de se ter uma comunhão e concordância entre as estratégias adotadas, tanto para as campanhas e propagandas, como nos processos de negociações de vendas, aumentando o engajamento entre as equipes.  

Promover incentivos auxilia no atingimento das metas da empresa e, a avaliação da performance dos dois times sempre deve ser acompanhada, para que, no surgimento de desavenças, as estratégias possam ser avaliadas. 

Com o Smarketing, todos saem ganhando: marketing, vendedores, clientes e empresa e, o sucesso tende a ser bem maior, produzindo maior crescimento dentro do mercado e, também, frente à concorrência.  

Mas caso queira garantir esse sucesso para ficar tranquilo com o seu negócio, contar com a ajuda de uma corretora de seguros online pode ser uma boa opção.

Considerações finais 

Alinhar os times de vendas e marketing não é um trabalho fácil, mas, com o Smarketing, esse processo se torna fundamental para melhorar o desempenho da empresa fazendo com que ela cresça. 

O processo pode demandar tempo e enfrentar obstáculos, porém vale a pena apostar nesse método que, no final, vai beneficiar muito todos os que estão empenhados, trazendo resultados positivos às vendas de produtos e serviços.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *