O YouTube dá vários apetrechos e ferramentas com a chance de adicionar muito a todas as suas estratégias de marketing e gera, assim, muitos leads. É um buscador bom e tem a sua relevância para as pessoas. É o segundo maior mecanismo de busca no mundo todo.
E, algumas empresas, como a de coleta de lixo infectante, podem usar para mostrar até um pouco do seu trabalho no dia a dia.
Com isso, as pessoas vão gostando de ver os vídeos, até que elas se põem a tomar a decisão de comprar os serviços de coleta dessa empresa no futuro.
A mesma coisa pode fazer a empresa de higienização de bancos de carros, mostrar os seus serviços, para que os leads possam visualizar e dar uma credibilidade maior ao bom serviço que a sua empresa tem prestado para os clientes, com um profissionalismo alto.
O YouTube pode ajudar com a suas ferramentas em todas as estrateǵias de marketing de uma determinada empresa, até de uma empresa que vende croissant congelado, por isso é algo que tem tido sucesso no mercado, ficando atrás apenas do Google, que está no topo.
Os modelos de mídia audiovisuais são uma maneira de conteúdo que continua a crescer em sucesso. Prova disso são as bilhões de pessoas que usam o YouTube todos os dias do ano, tornando o site um instrumento poderoso para gerar leads com vídeos.
Qualquer tipo de marca pode ter um canal no YouTube. Não é preciso ser ou ter um estúdio de gravação e edição para tal. Levando em conta que a maior audiência virá de um público mais jovem e variado, seria um erro não tirar uma fatia desse grande mercado.
Até uma empresa que faz locação de aparelhos de musculação pode usar o YouTube para ajudar na geração de leads. Os vídeos costumam, hoje em dia, ter mais engajamento que conteúdos em formatos de texto ou imagens estáticas, as pessoas preferem ver vídeos.
No entanto, conseguir que os visitantes vejam os seus vídeos no YouTube não é o bastante para isso. A empresa vai precisar converter essa audiência em leads. E, para isso, é importante seguir as dicas que serão mostradas mais ao final deste artigo.
Como é possível ver, as empresas têm apostado muito em um marketing mais voltado ao público, nunca voltado só ao produto, sempre seguindo a tendência dos consumidores.
O YouTube se tornou uma das maiores formas para uma empresa ter muitos leads. E há várias razões para tal, mas uma das centrais é que é muito barato anunciar no dentro dele. Isso, pois há muito espaço para mostrar em relação ao volume de anunciantes, que é baixo.
Desse modo, fica evidente que uma empresa de embalagem para pizza personalizada, deve anunciar dentro desta plataforma. Pois, quanto menor for o curso para conseguir mais clientes é mais vantajoso para essa empresa como um todo, pois, sobrará investimentos.
Isso só mostra que a rede de display do Google ainda tem muito espaço de anúncios para ser preenchido. E isso é verdade dado que o Google é extremamente grande ao se comparar com todos os outros mecanismos de pesquisa que existem dentro do mercado.
Alguns números mostram que o Facebook e o Instagram, por exemplo, já estão muito perto do limite de saturação, por isso, os anúncios ficam muito mais caros, funcionando como um leilão. Ou seja, quem pagar mais aparece mais, quem pagar menos vai aparecer menos.
Como se fosse uma fachada comercial pequena. Quando uma empresa está com planos de atrair mais pessoas para a loja física, ela investe em uma fachada de valor, com detalhes que atraiam as pessoas que estão circulando, e funciona como o leilão do Facebook.
Já no YouTube é extremamente mais barato anunciar, porque há muito mais espaço para as empresas e pessoas anunciarem, por conta da concorrência que é muito menor em se for ser feita uma comparação entre plataformas, o YouTube vai sair na vantagem sempre.
A importância de anunciar dentro do YouTube
Se uma corporação ainda não anuncia no YouTube é porque, muito provavelmente, não sabe o poder da plataforma ou porque não sabe, ainda, como fazer as campanhas que geram bons resultados.
Há diversas maneiras de a empresa gerar bons resultados no YouTube, como campanhas de remarketing, o fortalecimento da conversão, há várias estratégias que podem ser usadas por uma empresa de adesivo personalizado loja.
O artigo vai falar sobre a única estratégia para a empresa gerar leads ou até fazer vendas direta. Então, a empresa deve anunciar no YouTube, porque é muito mais barato se comparado a outras mídias. Outra razão é porque ele possui conexão de vídeo e imagem.
Sabe-se que uma imagem vale mais que dez mil palavras, portanto, pode-se deduzir que um vídeo vale mais que dez mil imagens.
Quando a empresa faz um anúncio em vídeo, mesmo que a pessoa veja e não faça a ação ou não adquira o seu produto, a empresa pagou, talvez, apenas 50 centavos, e isso deixou a sua marca mais conhecida do que ela era, isso foi bom, gerou reconhecimento de marca.
A empresa vai estar fazendo um branding muito barato. Também está fortalecendo a sua empresa, deixando ela mais famosa, com um custo quase ínfimo. Por meio dos vídeos é possível fazer com que os visitantes se relacionem mais com a marca em questão.
Muitos se perguntam se deve fazer o anúncio em imagem ou vídeo, mas o indicado é sempre focar em fazer anúncios de vídeo. Eles de fato costumam dar resultados mais interessantes que os anúncios de imagem ou texto.
Isso age do mesmo modo para produto físico ou digital, além de serviço. O vídeo, em geral, deixa o anúncio mais barato, tem maior conexão e cria público de remarketing.
Inclusive, essa é a terceira razão pela qual a empresa deve anunciar no YouTube, a construção do público de remarketing. Isso possibilita que a empresa consiga anunciar para pessoas que visualizaram o seu vídeo.
Por exemplo, se a empresa anunciar no YouTube, até mesmo no Facebook, e 10 mil pessoas assistirem o seu vídeo, mas não adquirirem nada, é possível ter um público segmentado especificamente com elas e anunciar novamente, esse é o remarketing.
São pessoas significativas, porque elas demonstraram interesse ao ver o seu vídeo. A quarta razão para um negócio anunciar no YouTube é o público. Os vídeos produzem uma audiência, branding, que é muito relevante para a marca.
E trata-se de uma audiência quase gratuita, pois acabam vindo também muitos novos seguidores, novos inscritos, mais visualizações em diversos vídeos, entre outras coisas. A empresa pode estar jogando muito dinheiro ao não fazer anúncios no YouTube.
E, por isso, este artigo existe, para que as pessoas percebam que o YouTube é uma das maiores ferramentas para se anunciar, afinal, traz diversos benefícios, tanto em questões financeiras quanto do próprio alcance da marca.
Como gerar muito mais leads?
Fazer a segmentação de modo correto, aplicando o nível de escala é o modo mais ideal. E também trabalhar com muitos anúncios para teste, no caso, trabalhando o público-alvo, pois desse modo se tem uma ideia de como agir melhor.
E, para finalizar, usar um público negativo, ou seja, negativar quem já fez a ação que era desejada. Para que fique claro, este é um resumo e, de fato, uma síntese para que as pessoas compreendam bem o que está sendo dito.
Todas as suas campanhas devem ter públicos negativos. Trata-se de um conjunto de pessoas que já se cadastraram no site, ou no YouTube. Ou seja, se a empresa está querendo, por exemplo, ter leads, então, ela deve anunciar para quem já teve contato.
Assim, ela precisa desenvolver um público de remarketing de todas essas pessoas, para isso, é só a empresa ir até ferramentas e após em gerenciador de públicos-alvo, e depois negativar.
Quem já virou lead, vai ver outro modelo de anúncio, o de engajamento que é igual a conteúdo. No fim das contas, todos que se tornam leads, são aquecidos para vender com maior simplicidade depois. Esse aquecimento é feito com bons conteúdos.
Algumas dicas importantes
Há algum tempo, mais exatamente em 2020, os vídeos foram consumidos por 82% do tráfego da internet, de acordo com algumas pesquisas.
Como a perspectiva parece ser boa, foram separadas sete dicas que ajudarão as pessoas com a geração de leads no YouTube. São elas:
- Criar um canal e uma landing page;
- Buscar por assuntos de interesse do seu público;
- Criar sempre um roteiro;
- Levar o público a se engajar com os vídeos;
- Mostrar um link que leve até o site;
- Impulsionar os vídeos em outros meios;
- Acompanhar os resultados e ajustar os vídeos.
Se as pessoas gostaram das dicas mostradas, devem segui-las com afinco para, assim, ter muitos resultados. Se uma empresa de caneca personalizada com foto quiser ter sucesso, deve fazer isso.
Considerações finais
No decorrer do artigo, pode-se ver como começar um trabalho de geração de leads pelo YouTube. Dentre as dicas mais e menos objetivas, se fosse preciso ressaltar uma para as pessoas terem mais atenção, seria com relação à importância do conteúdo.
Quanto mais valiosos forem o conhecimento e as informações dadas, mais tempo o público vai passar assistindo os vídeos. Isso fará com que seu canal tenha mais engajamento, e sua imagem mais credibilidade e, como consequência, sua campanha terá muito resultado.