A preocupação em desenvolver tecnologias a favor do ecossistema é sempre uma questão relevante. O ser humano é de fato inovador e muitos trabalham buscando soluções para melhorar nosso cotidiano, dia após dia.
O Planeta Terra está longe de ser ecologicamente sustentável, e muito se fala sobre essa noção na construção de um futuro melhor para gerações futuras. A tecnologia é essencial nisso, e muitas pessoas investem em desenvolvimento sustentável e buscam maneiras de utilizar o meio ambiente, sem esgotar seus recursos naturais.
Conheça a seguir 8 inovações tecnológicas a favor do meio ambiente.
Chaminés Não Poluentes
A poluição na China é responsável por aproximadamente 375 mil mortes prematuras todos os anos. Iniciativas vêm surgindo para reduzir esses índices, como por exemplo a construção de uma enorme chaminé de 60 metros em Xi’an, uma das cidades mais poluídas.
Apesar de parecer uma chaminé comum, sua estrutura foi projetada para atuar como um sistema de purificação do ar externo, filtrando partículas nocivas e soprando ar limpo no céu. O design usa o calor do sol para aquecer as partículas poluentes na base da chaminé.
Fazendas Solares
Essa tecnologia, desenvolvida por engenheiros norte-americanos, pode ser utilizada para evitar a evaporação da água de represas e gerar energia. Uma empresa japonesa apresentou duas fazendas solares flutuantes, construídas em Kato, no Japão
A primeira gera 1,7 MWh e a segunda gera 1,2 MWh – suficiente para abastecer cerca de mil casas. Além de evitar a perda de água pela evaporação, painéis solares instalados sobre a água produzem mais energia por causa do resfriamento causado pela água.
Brinquedos Biodegradáveis
O plástico usado em brinquedos é prejudicial ao meio ambiente. O material pode permanecer em aterros sanitários por séculos, ou sobreviver nos oceanos por milhares anos, prejudicando o ecossistema e os animais marinhos.
Sendo um dos maiores produtores de blocos de plástico coloridos, LEGO lançou uma linha feita inteiramente de materiais biodegradáveis. Os novos brinquedos são idênticos à versão tradicional, tendo a vantagem de poluir menos o planeta.
Esses brinquedos são feitos a partir de um processo que transforma a cana-de-açúcar em plástico vegetal. O composto possui a mesma qualidade e aparência dos blocos aos quais estamos acostumados.
Indústria sustentável
Algumas indústrias, principalmente as voltadas para a exportação, trabalham em cima do conceito de que todo produto industrial deve ser pensado de maneira sustentável, para evitar desperdícios.
A ideia é que o resíduo gerado na fabricação de um produto possa ser reaproveitado na fabricação de novos. A iniciativa aperfeiçoa o processo industrial e também reduz a contaminação ambiental.
Outro ponto é que as indústrias precisam manter seus equipamentos regulados, até mesmo o torno mecânico, para que tenham impactos menores no meio ambiente.
Tinta de isopor
Os resíduos presentes no acúmulo de lixo causam prejuízos à natureza. Para amenizar a situação, duas alunas de engenharia química do Rio Grande do Sul buscaram solucionar de forma inovadora: transformar em um novo produto o material utilizado e descartado, mas pouco reciclável.
Escolheram o poliestireno expandido (EPS), conhecido pela marca Isopor. Segundo as estudantes, o Isopor traz muitas consequências negativas ao meio ambiente quando incorretamente descartado. A ideia inovadora foi transformá-lo em tinta.
Com a tinta desenvolvida, um grande volume de Isopor se converte em um filme de tinta fino. As alunas também trocaram os solventes comuns por um solvente natural extraído da casca de frutas cítricas, que é biodegradável e não agride a saúde humana.
Rede para vazamentos de óleo
Para consertar vazamentos de petróleo no mar é necessário usar ‘esponjas’ para sugá-lo de volta, o problema é apresentado quando as esponjas precisam ser descartadas, o que consequentemente apenas dificulta o problema.
Na busca por uma alternativa melhor, dois alunos da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, criaram um protótipo de peneira que permite a passagem da água e retenção do óleo, retornando a água limpa ao leito e o óleo puro ao tanque.
A peneira é formada por uma malha de aço inoxidável, recoberto por um material que repele o óleo.
Captura de carbono
A única maneira de não prejudicar o meio ambiente com gás carbônico, é evitando que seja liberado.
Pesquisadores internacionais pensaram em desenvolver uma tecnologia que captura o carbono de forma sustentável. A técnica emprega um solvente barato e ambientalmente favorável, o carbonato de sódio, com vida útil ilimitada e que, quando inserido em microcápsulas, aumenta em dez vezes a taxa de captura de carbono
O material é formado por microcápsulas de silicone, que são preenchidas com uma solução de bicarbonato de sódio combinado com um catalisador, para otimizar a captura do CO2. O dióxido de carbono é então liberado, aquecendo o material e o tornando reutilizável.
Luz Invisível Para Plantas
É comum que plantas recebam iluminação artificial à base de LEDs, mas o problema é que essa prática anda prejudicando a vida das plantas e destruindo seu ecossistema original.
Pensando em solucionar a situação, Tomohiko Nakajima, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada, no Japão, criou um LED branco que emite luz quente a partir de uma superfície de fósforo dopada com o elemento disprósio.
De acordo com Nakajima, o LED interfere menos na fotossíntese, pois emite menos radiação na faixa do infravermelho próximo (emite um espectro de luz invisível para as plantas).