Negócios

Cibersegurança Corporativa: Protegendo sua empresa contra phishing e quishing

O ataque Phishing corporativo e quishing representam grandes ameaças à segurança e integridade das informações sensíveis, além de serem responsáveis por causar diversos prejuízos, que podem ser até mesmo financeiros.

Hoje, as empresas e indivíduos podem realizar uma variedade de processos online devido à digitalização de atividades burocráticas. Com isso, é possível realizar transferências bancárias em poucos segundos e assinar documentos sem a necessidade de presença física.

No entanto, essa facilidade resultou em maiores oportunidades para os cibercriminosos, que atuam de diferentes maneiras com o intuito de roubar informações confidenciais de pessoas físicas e jurídicas para extorquir dinheiro e realizar mais golpes.

A crescente ameaça de ataques de phishing e quishing no ambiente corporativo

A crescente ameaça de ataques phishing e Quishing no ambiente corporativo pode ser atribuída a diversos fatores como, por exemplo, o trabalho remoto. Por conta do uso de dispositivos pessoais para realizar tarefas, se não for conscientizado sobre os diferentes tipos de golpe, o funcionário pode ser mais uma vítima, além de acabar fornecendo informações confidenciais da empresa.

Entender quais estratégias mais populares utilizadas por criminosos cibernéticos, é uma ação inteligente para evitar ser vítima de golpes normalmente realizados via SMS, WhatsApp e e-mail.

Como os ataques de phishing e quishing funcionam e seus impactos nas empresas

O ataque phishing é um tipo de crime que envolve o envio de mensagens por e-mail, SMS, ou aplicativos de mensagens instantâneas como Telegram e WhatsApp. Normalmente, o conteúdo dessas mensagens contém um link, onde a vítima clica e fornece informações empresariais ou pessoais. 

O quishing, também chamado de QR Phishing, trata-se do uso do QR Code para direcionar as vítimas a sites falsos ou induzi-las a instalar um arquivo malicioso e prejudicial. Assim, o golpista pode roubar dados sigilosos como senhas ou dados financeiros, por exemplo.

Estratégias eficazes para prevenir ataques de phishing e quishing

A proteção na internet se inicia com a própria conscientização sobre quais atitudes tomar, quais links clicar e quais arquivos instalar em seu dispositivo. O phishing e o quishing no ambiente corporativo são verdadeiras ameaças que podem ser evitadas com as seguintes estratégias: 

  • Não confie em mensagens alarmantes;
  • Não abra anexos de e-mails maliciosos;
  • Não clique em links;
  • Atente-se a URL;
  • Sempre mantenha os softwares de proteção atualizados.

Além disso, sempre use o bom senso antes de fornecer informações sigilosas, pessoais ou sobre a empresa. Ao receber uma mensagem ou ligação de alguém que confirma ser uma instituição, como um banco, por exemplo, lembre-se de que embora essas intuições liguem para os clientes, elas não pedem para confirmar dados como senhas, número de cartão e outros.

Treinamento de conscientização em segurança cibernética para colaboradores

Em treinamentos sobre segurança cibernética, é crucial abranger assuntos como a identificação de mensagens e e-mails tendenciosos, evitar clicar em links presentes nessas mensagens e quais as medidas que deve tomar ao recebê-las. 

O treinamento de conscientização em segurança cibernética para funcionários, especialmente sobre como funciona o phishing corporativo, é essencial para a proteção das empresas, pois as protege dos perigos e evita prejuízos que podem ser significativos em termos de funcionamento da empresa e financeiros.

Implementação de ferramentas de segurança e monitoramento

Com a evolução crescente das ameaças cibernéticas, adotar medidas como ferramentas de segurança e monitoramento é indispensável. Para isso, é crucial escolher os softwares corretos, bem como plataformas para identificar vulnerabilidades atuais e futuras.

A Rainforest é a escolha certa para empresas que desejam proteger suas informações sigilosas de maneira eficaz e promete proteger desde o código até a nuvem. A plataforma utiliza metodologias avançadas para analisar e escanear sistemas, para identificar possíveis vulnerabilidades.

A cibersegurança corporativa é um fator crucial para a proteção de todos os dados sigilosos, especialmente em um cenário no qual os ataques phishing e quishing estão cada vez mais crescentes. Algumas estratégias eficazes, envolvem a conscientização dos funcionários e algumas ações práticas, como evitar clicar em links de URL desconhecida e maliciosa e se atentar aos erros gramaticais de mensagens recebidas. Acesse a plataforma da Rainforest e comece agora a proteger sua empresa!

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Negócios