Cinco tendências empresariais que o gestor financeiro precisa conhecer

A forma de receber e transmitir informações e dados mudou. Com a revolução tecnológica e acesso à internet de qualquer lugar, tudo se tornou mais rápido. Os papéis deram lugar às planilhas virtuais inclusive no gerenciamento do departamento financeiro.

Empresas que se negam a acompanhar as novas tendências empresariais acabam perdendo o destaque no mercado. É por isso que toda a equipe, incluindo o gestor fiscal, deve estar atenta às mudanças e pronta para se adaptar a elas.

Você está preparado para isso? Descubra tendências empresariais que poderão ser úteis em seu trabalho.

1 Meio ambiente também é assunto de gestor fiscal

A preocupação com o bom atendimento sempre foi um tema de destaque de qualquer empresa de sucesso, mas hoje os clientes e colaboradores querem mais. Muitos analisam o envolvimento social da organização, bem como os cuidados com o meio ambiente.

Esta preocupação tem que estar presente em toda a instituição, incluindo o departamento fiscal e departamento financeiro. Diminuir o uso de papéis, optar por imprimir em papel reciclado, aumentar o gerenciamento através de planilhas virtuais, entre outros, são ações que devem estar previstas pela empresa.

Atitudes como essas ganham destaque no mercado e agradam aos clientes.  

2 Automação de processos

Para que o papel seja diminuído e todo o processo seja seja realizado visando trazer menos prejuízo ambiental, a automação de processos é essencial.

Com o uso de um software no planejamento tributário, por exemplo, economiza recursos e ajuda na análise de dados, pois a própria ferramenta realiza diversos processos automáticos. Dentre eles, é possível obter notificações de data de vencimento de tributos, alertas de necessidade de reajustes de contrato, entre outros. Isso facilita o trabalho tanto do gestor fiscal quanto de todo o departamento.

3 Geração Z no departamento financeiro

Outra mudança que deve ser observada é quanto à chegada de pessoas jovens para atuarem no departamento fiscal, departamento financeiro, planejamento tributário, entre outros setores das instituições.

Pessoas nascidas do meio da década de 1990 em diante estão chegando ao mercado de trabalho e fazendo as empresas mudarem. Acostumados com informações rápidas, agilidade e nascidos em um mundo conectado, chegam ao à instituição procurando um ambiente descontraído e virtualmente organizado.

Para recebê-los bem e aproveitar essa ânsia de informação trazida pelos jovens profissionais, as empresas estão realizando alterações para deixar o local de atuação mais agradável.

4 Ambiente de trabalho é mais importante do que promoção

O novo profissional se preocupa muito mais com o ambiente de trabalho do que com a ascensão dentro da empresa, gosta de horário flexível e de atuar online. Com isso, a empresa além de oferecer um bom ambiente, pode pensar até em implantar o home office em alguns dias de trabalho.

Afinal, boa parte do planejamento financeiro, por exemplo, pode ser feita de qualquer lugar. Por que não aproveitar isso  para ter colaboradores mais satisfeitos?

5 Flexibilidade de horário

Outra tendência é oferecer ao colaborador a flexibilidade de horário de trabalho, desde que ele atinja as metas estabelecidas. Claro que há certo controle do tempo de dedicação, mas em alguns casos, permitir que um dia a pessoa chegue às 10 horas e saia mais tarde em outro comece a trabalhar às 7 horas para sair mais cedo é interessante para o colaborador e até para a empresa.

A flexibilidade de horário, em alguns setores, não prejudica o funcionamento do departamento. Por outro lado, é considerado um ponto positivo para o colaborador, que poderá cumprir a sua carga-horária em um horário do dia que se sinta mais produtivo. Funcionários mais satisfeitos produzem mais e se sentem mais estimulados.

As mudanças empresariais são muitas e constantes. Cabe ao gestor fiscal ficar atento a elas e analisar se dentro da sua organização as alterações podem ser aplicadas em setores como o departamento fiscal e departamento financeiro, para ajudar na rotina de trabalho, melhorar a eficiência e resultar em um melhor planejamento tributário.

Quer saber mais dicas sobre carreira e ter acesso à vagas de emprego? Fique atento ao site Hora Brasil e descubra ótimas oportunidades de trabalho!