Negócios

Inside sales e SDR: Diferenças e vantagens

Há diversas dúvidas sobre o que é inside sales de fato, uma vez que há confusão com o que seria o SDR e pelo fato de que ambos atuam no processo inicial de vendas. Os vendedores internos se concentram na comunicação regular para manter os leads ativos, enquanto os Sales Development Representative se concentram em prospectar, nutrir e qualificar os potenciais clientes.

Com esses especialistas de vendas, as empresas podem ter maiores chances de vender e fazer bons negócios, diminuir erros e reduzir o retrabalho. As abordagens são melhores, o processo de compras é padronizado e a equipe consegue ter maior produtividade por atuar com dados assertivos.

O que é o inside sales?

O inside sales é um método de vendas interno realizado pelas empresas com o objetivo de converter os leads em clientes. Os vendedores não saem da companhia para conversar com os potenciais prospects, pois usam a tecnologia para se comunicarem regularmente por meio de mensagens e conteúdos relevantes.

As vendas internas podem ser feitas por videochamada, ligações, e-mail ou pelo próprio site. Todos os processos são automatizados para proporcionar maior praticidade para os potenciais clientes fazerem as compras sem lidar com burocracias.

O que é o SDR?

O Sales Development Representative é um profissional que atua na pré-venda da empresa para qualificar os leads. A responsabilidade do especialista é encaminhar os potenciais clientes para as demais etapas do funil de vendas, após verificar se eles são bons ou ruins.

Além disso, o SDR se torna responsável também por estudar o lead, entender os interesses dele e fazer o contato inicial por e-mail ou ligação. Todas as interações são registradas para garantir que o time comercial entenda o que foi conversado e consiga prosseguir com as demais etapas de vendas.

Qual a diferença entre os dois?

Um vendedor interno realiza negociações e fecha as vendas com os potenciais clientes, e o SDR se encarrega de realizar a prospecção e qualificação dos leads. O time comercial recebe do Sales Development Representative, uma lista completa com informações a respeito dos nomes prospectados para dar continuidade às demais etapas do funil de vendas.

O trabalho realizado pelo inside sales e o SDR se complementam e são essenciais para as empresas. Com a ajuda dos especialistas, é possível ter maiores chances de fidelizar clientes de qualidade e ter uma base robusta, ativa e organizada.

Vantagens do inside sales

Com o inside sales, é possível aumentar as margens de lucros, melhorar as oportunidades de vendas e ter mais previsibilidade do funil. Dessa forma, a empresa consegue reduzir gastos, diminuir o CAC e padronizar o processo de compras.

Os profissionais da companhia podem ter uma produtividade maior e mais eficiente, uma vez que precisem se concentrar em conversar com os leads, enviar e-mails regularmente e encaminhar os leads pelo funil de vendas até se tornarem aptos a serem convertidos.

Vantagens do SDR

A equipe de SDR consegue definir com facilidade quais leads são de qualidade e quais são ruins, podem auxiliar a diminuir o ciclo de vendas e otimizar as estratégias de inbound marketing. Os especialistas também podem encontrar novas oportunidades de conversão e tendem a ajudar a diminuir o churn rate.

É através do SDR que os vendedores recebem leads de qualidade e aumentam as chances de realizar bons negócios. Com esse profissional, é possível também mitigar erros, pois o time comercial tem informações decisivas sobre os leads, que estão corretas, reduzindo as necessidades de retrabalho.

Como ambos se complementam?

O SDR é o responsável pela pré-venda, onde se concentra em entregar os melhores leads para o inside sales trabalhar, iniciar as conversas e os evoluir pelo funil de vendas. Ambos profissionais estão encarregados de garantir que os possíveis clientes sejam de qualidade para evitar que os vendedores percam tempo com conversas que não tenham bons resultados.

Por isso, é essencial entender o que é inside sales para a empresa ter maiores chances de se comunicar com os leads, tirar dúvidas, os manter ativos e nutridos até estarem adequados a passarem pela conversão. O SDR fornece somente os potenciais clientes que demonstram algum interesse de fechar uma venda no futuro, evitando os indecisos ou os que não tem desejo de comprar.

Quais os outros profissionais que fazem parte do time de vendas?

Além destes profissionais, existem os BDR, LDR, executivos de contas e os customers success que se encarregam de analisar os leads, verificar as necessidades deles antes, durante e depois das compras. Os profissionais se responsabilizam em garantir que apenas clientes de alta qualidade sejam fidelizados e mantidos ativos na base para a concorrência não os pegar.

O vendedor interno tem um papel fundamental na empresa, afinal, é através dele que se pode aumentar as chances de conversão. Junto de um time comercial bem estruturado, existem maiores possibilidades de fidelizar os leads e a marca se tornar uma poderosa referência no mercado.

Com a Receita Previsível, você pode encontrar cursos sobre SDR e materiais completos de introdução a prospecção B2B que poderá ajudar a entender ainda mais o que é inside sales. Você pode ser o maior especialista de vendas da sua empresa e ter a oportunidade de conquistar os melhores leads do mercado através dos estudos de nossos materiais!

 

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Negócios