Ginecomastia pode ocorrer em qualquer idade?

Ginecomastia pode ocorrer em qualquer idade?

18 nov

A ginecomastia é uma condição masculina que se caracteriza pelo crescimento fora do normal das mamas. Tal problema é decorrente do excesso de tecido, resultante da hipertrofia das glândulas mamárias. Em relação à idade do paciente, sempre surgem muitas dúvidas sobre em qual período da vida a ginecomastia pode aparecer.

Antes de mais nada, é importante saber quais são as causas desse aumento do tecido mamário. Assim, é possível entender se há uma idade mínima para que a ginecomastia aconteça.

Quais as causas da ginecomastia?

A ginecomastia pode ocorrer de 3 formas:

Causas idiopáticas

A maior parte dos casos são de ginecomastia idiopática, chegando a cerca de 90%. As alterações a nível molecular também podem causar ginecomastia. Sendo assim, na maioria dos casos de ginecomastia, não se tem evidência do que realmente ocasionou a doença.

Causas patológicas

As causas patológicas são quando há um fator causador conhecido, que acabam ocasionando um desarranjo hormonal. Isto é, que provocam um desequilíbrio principalmente entre testosterona e estrogênio. Como, por exemplo, tumores, uso de medicamentos ou drogas, doenças sistêmicas de base, entre outros.

Causas fisiológicas

Já nas causas fisiológicas, é quando o fator responsável é alguma alteração do próprio organismo do paciente, que são normais para cada fase da vida. Ou seja, não foi uma doença já existente ou qualquer remédio que causou o aumento do tecido mamário. A ginecomastia fisiológica pode ocorrer em três períodos da vida masculina:

  • Recém-nascido;
  • Adolescência;
  • Idosos.

Ginecomastia e idade

A ginecomastia, então, pode acontecer em pessoas de todas as idades e, às vezes, é de caráter transitório. Ou seja, em alguns casos, tende a desaparecer naturalmente, sem que seja feito qualquer tratamento. Outros casos ainda precisam de tratamento medicamentoso ou até mesmo cirúrgico. Entenda mais sobre a ginecomastia nessas três fases da vida masculina:

Neonatal

Em idade pediátrica, a ginecomastia pode surgir em cerca de 30 a 60% dos recém-nascidos. O contato com o estrogênio materno durante a gestação é a causa mais comum para isso ocorrer. Nesses casos, é um problema que costuma se resolver de forma rápida. Apresenta melhora espontânea dentro de quatro semanas a partir do nascimento. Se o sintoma persistir após um ano, aí sim é algo que deve ser investigado.

Puberal

Já em adolescentes, o problema normalmente acontece em 60% dos meninos, por volta dos 14 anos de idade. Isso porque a testosterona é transformada em estrogênio e pode estimular o aumento da glândula mamária. Normalmente também se resolve no período de alguns meses até 2 anos. Quando mais velhos, aos 19 anos, a incidência é de 5 a 15% apenas.

Senil

Quando o assunto são idosos, a prevalência da ginecomastia é de 50%. Com o avanço da idade e a partir do envelhecimento dos testículos, o problema pode estar relacionado diretamente à queda nos níveis de testosterona.

Conte com o Dr. Wendell Uguetto

Com o Dr. Wendell Uguetto, você vai receber todo o atendimento necessário para cuidar da sua Ginecomastia. Além disso, através de um exame completo e detalhado, prescrição médica do tratamento e acompanhamento mensal e completo.

Faça já sua avaliação com o Dr. Wendell Uguetto!

Compartilhe: