O que é e como eliminar gordura no fígado em 7 passos

Também conhecida como esteatose hepática, o acúmulo gordura no fígado é um transtorno causado por diversos fatores de risco como o abuso de bebidas alcoólicas, diabetes e colesterol alto.

Estima-se que cerca de 25% a 30% da população mundial possua quantidades acima do comum de gordura no fígado.

Embora seja um problema bastante comum, a maioria das pessoas que sofrem desse mal – não sabem que com apenas algumas mudanças de hábitos, é possível reduzir o excesso de gordura no fígado.

Então, o primeiro passo na direção para ter um fígado saudável, é conhecer as causas do problema.

Principais causas de Gordura no Fígado

Alguns medicamentos como Glicocorticoides, Estrogênios e Betametasona, podem provocar o acúmulo de gordura no fígado, porém, na maioria das vezes as principais causas deste problema são:

  • Desnutrição causada pela falta de proteínas na alimentação.
  • Ingestão em excesso de alimentos com açúcar e gordura.
  • Colesterol ou triglicerídeos elevados.
  • Consumo excessivo de álcool.
  • Resistência à insulina.
  • Hepatite C crônica.
  • Doença de Wilson.
  • Jejum demorado.
  • Diabetes tipo 2.
  • Sedentarismo.

Sintomas

Nos estágios iniciais, nem sempre os sintomas do acúmulo de gordura no fígado aparecem, e devido a esta falta de sintomas,  que muitos chamam a esteatose hepática de assassina silenciosa. Por outro lado, quando o quadro de gordura no fígado começa a progredir, muitos sintomas começam a surgir, dentre eles, os mais comuns são:

  • Amarelamento da pele e dos olhos
  • Abdômen aumentado
  • descoloração na pele
  • Dor no abdômen
  • Perda de Músculo
  • Cor da Urina
  • Obesidade
  • Fadiga

7 maneiras para eliminar gordura no fígado

Tome suco detox no café da manhã;

Você pode fazer facilmente um suco detox em sua casa, basta bater no liquidificador 1 copo de água + 1 folha de couve + 1 limão com casca + 1 col. (sopa) de óleo de linhaça extravirgem + 1 rodela de gengibre. Coe e acrescente adoçante se quiser

Dente-de-leão para desintoxica o fígado; Ferva 1 litro de água com 1 pau de canela por 3 minutos. Desligue, e seu próximo passo é colocar 1 col. (sopa) de dente-de-leão, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba durante o dia todo, goles grandes.

Gorduras do bem;

Algumas fontes de ácidos graxo iram ajudar o fígado a ‘emagrecer’, vale a pena observa se sua dieta contém, salmão, castanha e azeite.

Não consuma carboidratos refinados;

Alimentos como o açúcar, farinha branca e as bebidas alcoólicas, são acumuladores de gordura no fígado. Então dê preferência a massa integral, e lembre-se sempre de moderar.

Pegue leve nas gorduras do mal;

O consumo exagerado de qualquer alimento faz mal ao nosso corpo, principalmente as gorduras. Evite sempre que puder: frituras, manteiga e carne vermelha.

Outros alimentos calóricos;

Elimine do seu cardápio, doces, salgadinhos, embutidos, refrigerantes e sucos prontos, eles não fazem muito bem para o seu fígado. Também devemos evitar os produtos industrializados e os que contêm conservantes.

Dobre a ingestão de proteínas vegetais e de fibras;

Farelo de trigo, aveia, frutas e verduras vão ajudar na sua desintoxicação. Você deve consumir mais hortaliças brássicas, como repolho, brócolis, couve-manteiga, couve-de-bruxelas, mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula. Também conhecidas como crucíferas, todas elas irão fornecer nutrientes que fazem bem ao seu fígado e claro, ajudam a desinflamar.

Dúvidas frequentes sobre Gordura no fígado.

Mesmo com tantas informações a respeito de como evitar e tratar este problema, muitas dúvidas ainda surgem sobre este assunto, desse modo, listamos abaixo as principais indagações com suas respectivas respostas.

1. Ainda não existe remédio para eliminar a gordura no fígado.

Verdade. Habitualmente não se faz uso de remédios para eliminar a gordura no fígado.

2. Apenas pessoas acima do peso têm gordura no fígado.

Mentira. Pessoas magras que não têm uma alimentação saudável, ou que tem problemas como colesterol alto e diabetes,  também estão propensas a desenvolver essa enfermidade.

3. Apenas adultos podem ter gordura no fígado.

Mentira. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Pediatrics, Estados Unidos, mostrou que vem aumentando o número de crianças acima de 8 anos com gordura no fígado. Já no Brasil, um estudo sobre obesidade infantil, apontou que uma em cada cinco crianças acima do peso, têm gordura no fígado.

André Eduardo.

E-mail: andreeduardored@gmail.com