Saúde

O que é Tacrolimus e para que serve?

Tacrolimus é uma das substâncias com aplicações mais vastas para os animais, que variam desde pets a animais de grande porte, como os equinos. Para se ter uma ideia, as propriedades do tacrolimus permitem que ele seja utilizado em colírios ou, até mesmo, na recuperação quando há algum transplante de órgão e no combate às doenças autoimunes. 

Muitos tutores têm diversas dúvidas a respeito da saúde dos seus peludos e amigos de quatro patas, por isso, é importante entender todas as dinâmicas, sinais, sintomas e condições diversas que podem afetar a qualidade de vida dos bichanos.

O que é tacrolimus e como ele funciona?

A molécula tacrolimus é uma substância muito utilizada nos tratamentos para nossos amigos de quatro patas. Boa parte do seu princípio de funcionamento vem do fato da molécula ser uma inibidor de calcineurina, a substância responsável pela resposta do sistema imunológico. 

Por este motivo e ação, o tacrolimus é importante na manutenção e regulação de doenças consideradas autoimunes. Como também fundamental para casos onde há cirurgia, implantes e até mesmo transplantes de órgãos. Além de outras aplicações importantes, como pomadas e colírios. 

Para que serve o tacrolimus?

O Tacrolimus serve para criar tratamentos capazes de controlar a resposta imunológica, o que auxilia no controle das doenças autoimunes. Na área oftalmológica, a substância é amplamente aplicada para cataratas, conjuntivite e tratamento de úlcera nos olhos. 

Caso seu cãozinho ou bichano passe a lacrimejar, então é bem provável que esteja incomodado com alguma alergia ou conjuntivite, situações onde é interessante aplicar a substância. Dores também podem ser tratadas, inclusive levanta a discussão sobre Cavalo mostrando os dentes, que pode ser um sinal de dor. 

O cavalo quando mostra os dentes pode ser um sinal de dor, então é necessário verificar outros sintomas, se o mesmo manca e detalhes do tipo. Porém, caso não tenha nenhum outro sinal, o tutor pode ficar despreocupado pois essa característica do cavalo pode se tratar apenas de uma manobra para respirar melhor. 

Como o tacrolimus é administrado?

No geral, o tacrolimus é aplicado de maneira física e externa, ou seja, em forma de pomada, unguento, colírio e outros produtos administrados no local da ferida. Para cães e demais peludos é mais comum encontrar a substância em sua forma de colírio. 

Sua aplicação em forma de colírio é relativamente simples, basta pingar algumas gotas na quantidade recomendada é indicada pelo médico veterinário. Para cremes e pomadas também basta aplicar e espalhar pela área selecionada. 

Efeitos colaterais do tacrolimus

Entre os efeitos colaterais do tacrolimus se verificam tremores, possíveis inflamações ou infecções, hipertensão, dificuldade para dormir e até certo comprometimento renal. No caso dos peludos é difícil verificar esses efeitos, inclusive porque a substância é geralmente combinada com tratamentos mais complexos com outras propriedades. 

Caso note algum efeito adverso seja notado pelo tutor, é recomendado procurar de imediato um médico veterinário e relatar tudo o que foi observado. O médico irá analisar tudo o que for relatado por diversas óticas, e então oferecer uma saída para seu peludo. 

Interações medicamentosas com tacrolimus

Das interações medicamentosas que podem ocorrer com o tacrolimus, fica uma especial observação quanto a outras substâncias que podem prejudicar o funcionamento dos rins. No geral, os tutores e médicos veterinários devem ter uma atenção especial, pois o medicamento pode potencializar o mal. 

Mas no geral o tacrolimus é uma substância sempre administrada acompanhada com outros medicamentos. Por isso é tão comum serem manipulados de tacrolimus em tratamentos mais complexos, manipulados que podem ser produzidos pela DrogaVet. 

A DrogaVet é um laboratório de manipulados para nossos amigos de quatro patas que realiza um trabalho completo e personaliza suas propriedades, odor, sabor e formato. Tudo isso para que você possa oferecer um tratamento de qualidade e praticidade para seus cãozinho, bichano e cavalo. É mais qualidade de vida para nossos amigos de quatro patas!

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Saúde