Diretório de Artigos » Seguro » Principais riscos do excesso de carga em um caminhão e como evitá-los
Automotivo Negócios Seguro

Principais riscos do excesso de carga em um caminhão e como evitá-los

O excesso de carga em um caminhão coloca em risco a segurança do motorista e das pessoas que estão próximas do veículo. Isso é contra os regulamentos estaduais e federais e pode custar às empresas muito dinheiro por ano. 

O carregamento adequado é uma parte importante do gerenciamento de risco para caminhoneiros e empresas de caminhões e não pode ser ignorado!

Riscos causados pelo excesso de carga

Um caminhão carregado de forma inadequada ou excessiva está desequilibrado e tem maior probabilidade de tombar durante as curvas ou mudanças de pista.

Além disso, sobrecarregar um caminhão torna mais difícil para o motorista controlar o veículo em uma situação de emergência. Torna-se mais difícil de parar e longas distâncias de frenagem são necessárias.

Sobrecarga aumenta os custos de operação

Caminhoneiros que são operadores independentes querem que seus veículos durem o maior tempo possível. Caminhoneiros inteligentes trabalham duro para aumentar o tempo entre a manutenção não programada. Um caminhão grande aumenta o desgaste de peças críticas para o motor.

Logo, isso aumenta a pressão sobre o seguinte:

  • Pneus;
  • Eixos;
  • Freios;
  • Sistema de suspensão;
  • A sobrecarga também pode afetar o motor, que deve trabalhar mais para ajudar o caminhão a atingir potência e velocidade satisfatórias.

Além disso, um caminhão sobrecarregado usa mais combustível por quilômetro, resultando em maiores custos e lucros reduzidos para o caminhoneiro ou a empresa de caminhões.

Sem contar que um caminhão com excesso de peso pode não ultrapassar os pontos de verificação de pesagem, o que custa ao caminhoneiro e à empresa tempo e dinheiro desperdiçados.

Excesso de carga e a responsabilidade

Se o motorista do caminhão é um operador independente ou trabalha para uma empresa, sobrecarregar um caminhão pode resultar em um processo de negligência se algo der errado. 

Isso porque quando um motorista ou empresa olha para os procedimentos de gerenciamento de risco, deve-se considerar maneiras de eliminar a sobrecarga do caminhão e evitar problemas e riscos.

Como evitar a sobrecarga?

Como existem muitas maneiras de evitar sobrecargas, não há desculpas para violar a lei e colocar vidas e ativos em risco. De algo tão simples como conhecer os limites de peso do seu veículo até a instalação de balanças de caminhão, existem diferentes maneiras de garantir a conformidade e criar um ambiente de direção mais seguro para todos os envolvidos.

Por isso, para evitá-la:

  1. Invista em uma balança de caminhão, pois têm preços razoáveis, são fáceis de instalar e muito fáceis de usar e, obviamente, eliminam a possibilidade de sobrecarga através de medições de peso precisas e confiáveis, além de reduzir o consumo de combustível e reduzir o desgaste dos veículos. Há menores custos de manutenção, maior segurança, maiores receitas e maior economia operacional.
  1. Não confie nas informações de outra pessoa. Seja cauteloso quando se trata de uma declaração de peso em uma fatura, nota de entrega ou nota de entrega, pois pode não ser precisa.
  1. Conheça o peso máximo autorizado do seu caminhão e o peso bruto do veículo, que são registrados na placa de identificação do veículo.
  1. Lembre-se, peso bruto do veículo, assim como toda a carga que está carregando, incluindo o peso do motorista, passageiros, combustível, materiais e assim por diante.
  1. A distribuição de peso também é um fator importante. Cargas irregulares tornam o veículo menos estável e mais difícil de manusear e também colocam pressão excessiva nos pneus, freios e outras peças vitais que podem comprometer a segurança do veículo.

E claro, para qualquer tipo de transporte de carga, seja nacional ou internacional, é importante contratar um seguro de carga para evitar qualquer prejuízo!

%d blogueiros gostam disto: