Alimentação

Quais os peixes mais consumidos na culinária brasileira

Quais os peixes mais consumidos na culinária brasileira

No Brasil, tanto o consumo como a produção de peixes teve um aumento exponencial no ano de 2021, e com base no anuário de piscicultura da PeixeBR, de 2021, as tilápias tiveram um destaque desde o ano passada. Porém, as tilápias não são o único tipo de peixe que está nos pratos brasileiros. 

Na verdade, nós contamos com diversas opções de peixes no Brasil, e muitos desses tipos são consumidos em nosso país. Dito isso, hoje nós trouxemos os peixes que são consumidos em larga escala na culinária brasileira. 

Por que o consumo de peixes aumentou? 

Ao longo de 2020, diversos fatores justificaram o aumento tanto da produção como do consumo de peixes em nosso país. E um deles é o valor que a carne vermelha tem nos mercados, porém a praticidade na hora do preparo também deve ser levada em consideração. 

Diversas pessoas nesse período da pandemia precisaram se adaptar a uma rotina mais independente, devido ao isolamento social. Nesse cenário, os peixes se apresentam em embalagens funcionais e menores, quando comparamos às carnes ou frango, por exemplo. Isso facilita o consumo individual. 

Dessa forma, devemos citar também a pesquisa realizada pela EMBRAPA, que conclui que, em 2020, os brasileiros consumiam peixe pelo menos uma vez na semana. 

No entanto, os brasileiros preferem peixes de cultivo. Destaque-se então os mitos que rodeiam tanto os peixes congelados como esses peixes de cultivo. Hoje vemos que o cardápio brasileiro está muito mais diversificado quando o assunto é pescado. 

Principais peixes consumidos no Brasil 

Diante do que foi exposto até o momento, trouxemos os principais peixes que nós consumimos no Brasil, a fim de incentivar a inovação nas receitas. Caso você ainda não tenha experiência na cozinha, uma dica interessante é procurar por exemplos na Prato do Prato

A Prato do Prato traz consigo diversas opções de receitas, incluindo os peixes, e pode ser uma ótima opção para mudar um pouco o seu cardápio na rotina. 

Tilápia 

A tilápia de longe é o peixe mais conhecido no Brasil, afinal, a cada 6 peixes cultivados no Brasil, em uma margem de 10 peixes, são tilápias. 

Em resumo, essa é uma espécie muito conhecida por parte dos consumidores e pode ser encontrada em quase todo o país. Hoje a tilápia é o principal produto quando falamos da piscicultura do país, e representa cerca de 60% de toda a produção. 

Em seguida, temos o tambaqui, que é mais consumido na parte norte e centro-oeste. 

Um dos pontos mais benéficos da tilápia é a sua versatilidade, podendo estar presente em moquecas, ceviches ou em pratos mais simples do dia a dia.

Sardinha 

A sardinha também é muito conhecida no mundo inteiro, e principalmente no Brasil, representando cerca de um terço daquilo que é pescado. 

Desse modo, o Brasil já tem um apreço pela sardinha há muito tempo, já que esse peixe veio da cultura de Portugal e influenciou alguns dos nossos costumes culinários. 

Em Portugal, o que é feito com a sardinha é assar esse peixe na brasa e temperar com sal grosso. Inclusive, a sardinha hoje é um sobrenome, sendo muito forte em Portugal. 

A versão enlatada da sardinha é muito mais consumida, e apesar de não parecer ela vai muito bem com diversas receitas. 

Pirarucu 

O pirarucu é famoso na Amazônia, com um espaço enorme na nossa gastronomia. Dessa maneira, o pirarucu é mais consumido no norte do país, e com base no SEBRAE, a sua aceitação é de 95% por parte da população. 

Essa aceitação pode ser explicada devido a carne mais macia, que é uma ótima opção na moqueca, em postas, no assado e também grelhado. Imagine ter em casa uma opção tão versátil e saborosa? 

Salmão 

Por fim, trouxemos o salmão como um dos mais consumidos no Brasil para o espanto de alguns. Apesar de o salmão parecer ser um peixe mais nobre (e é), ele está sendo amplamente consumido em restaurantes de comida japonesa, com os famosos sushis. 

Além de apresentar cortes incríveis para as receitas, o salmão possui ômega 3, ácidos graxos, vitamina B, é uma proteína de altíssima qualidade e diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas, com o consumo regular. 

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.