Dicas de segurança ao parar o carro em um estacionamento

Ao utilizar um estacionamento é fundamental que o consumidor atente-se as regras do local e também quais garantias possui de forma a aumentar a segurança ao parar o carro nesses locais.

As dicas de segurança em um estacionamento são essenciais para reduzir as chances de situações incomodas para os motoristas e garantir mais tranquilidade e conforto no uso desse tipo de serviço. Confira a seguir 6 dicas voltadas para esses espaços.

Verifique a confiabilidade do estacionamento

Um primeiro cuidado que deve ser tomado ao parar o carro em um estacionamento é verificar a confiabilidade do mesmo. Ele faz parte de alguma rede ou é autônomo? Possui cabine para vigia, quais tipos de pagamento aceita, entre outras questões.

Normalmente, estacionamentos que integram redes são mais seguros, pois há maiores garantias para os clientes que utilizam.

Cuidado ao realizar manobras

A realização de manobras dentro do estacionamento é um motivo recorrente de batidas e pequenos acidentes que podem ocorrer nesses espaços, sendo, portanto, fundamental ter atenção redobrada ao precisar fazer esse tipo de direção, principalmente em locais mais estreitos.

Fique atento aos trajetos de descida

O motorista deve atentar-se em estacionamentos que possuem rampas muito íngremes, pois elas podem ocasionar diferentes acidentes quando não há atenção suficiente ou quando a manutenção do veículo não está em dia.

Verifique ainda caso estacione em locais mais íngremes, certificando-se que o freio de mão está adequado.

Não demore para desembarcar

O momento de desembarcar do veículo é fundamental para a maior segurança do motorista. Nessa hora verifique se há pessoas próximas e observando o carro, pois pode ser um sinal para redobrar os cuidados.

Pegue todos os seus pertences antes de abrir a porta do veículo, evitando ficar com ela muito tempo aberta enquanto recolhe os itens necessários. Isso inibe que as pessoas vejam o interior do carro e também aumenta a segurança do motorista.

Verifique se trancou o carro

Por mais que seja uma dica simples, muitas vezes os motoristas não se atentam se trancaram o carro e os vidros do carro, o que aumentam as chances de um assalto. Portanto, após parar o veículo em um estacionamento, verifique se trancou todas as portas.

Outro fator relevante refere-se a deixar a chave com o manobrista. Essa atitude só é indicada caso o estacionamento seja de total confiança do usuário, pois em muitos locais exige-se que o motorista deixe a chave sem necessidade.

Não deixe bens e documentos dentro do carro

Independentemente de deixar ou não as chaves dentro do carro é recomendado que não se deixe nenhum item pessoal, de valor ou documentos no veículo estacionado nesses locais. Mesmo que haja a segurança, os estacionamentos não costumam se responsabilizar por esses objetos, sendo importante evitar problemas do tipo.

Ao desembarcar, leve todos os itens de valor, incluindo os documentos. Com essas dicas você aumenta a sua segurança pessoal e também a do veículo, reduzindo as chances de assalto do carro ou furto de objetos.

Atentar-se às dicas de segurança ao parar o carro em um estacionamento é sempre necessário, mas lembre-se também de verificar se o local escolhido para estacionar é seguro e conhecido, aumentando as garantias.