Automotivo

Saiba como empreender no setor automotivo

aperto de maos venda no setor automotivo

Automóveis são mais do que apenas utensílios para algumas pessoas, a paixão pelo meio automotivo inspirou diversos empresários a criarem um negócio automotivo e ainda inspiram outros que são tão apaixonados quanto ele por esta área.

Carros, motos e caminhões são objetos comuns no dia a dia de muitas pessoas, principalmente, as que moram em centros e cidades grandes. 

As avenidas estão lotadas de automóveis que são a verdadeira paixão de muitas pessoas. 

Investir no meio automotivo pode parecer um bicho de sete cabeças, mas neste artigo vamos esclarecer tudo sobre este nicho e dar dicas para você que está abrindo um negócio nesta área ou pensa em abrir. 

Ideias de negócios

O setor automotivo pode parecer limitado para pessoas que ainda não o conhecem a fundo, mas com informações e conhecimento a sua criatividade para trazer inovações para as ideias que vamos apresentar.

  1. Auto Center

Muitas pessoas ainda confundem o trabalho de um mecânico com o trabalho feito em um auto center, o que são coisas totalmente diferentes.

O mecânico é um profissional qualificado para prevenir e consertar problemas nas peças mecânicas de um automóvel ou qualquer outro utensílio, como manutenções, retíficas e usinagem das partes do motor.

Já em um auto center você conta com especialistas que entendem tudo sobre o universo automotivo e poderão te fornecer um suporte ainda maior. 

Em um auto center você tem acesso a informações e processo que um mecânico não conseguiria te oferecer imediatamente, por exemplo, a cotação online de seguro auto para o seu veículo

Investir em um auto center pode trazer mais clientes, não só os que estão interessados na parte mecânica de um carro, mas também aqueles que desejam esclarecer dúvidas e procurar indicações em uma fonte confiável. 

  1. Loja de acessórios

Hoje, qualquer um que adquira um automóvel preza pelo cuidado, conforto e beleza que ele apresenta, e os acessórios são os primeiros objetos procurados por donos de veículos nesta hora.

Por isso, considerar a abertura de empresa voltada para o ramo de acessórios para carros pode ser uma ótima opção, já que diversas pessoas procuram por estes materiais quando compram um carro novo ou decidem dar aquela repaginada no automóvel.

São vários os acessórios que você pode fornecer, desde capas para o banco até películas para os vidros. 

Além disso, você também pode fornecer pequenos serviços para os seus clientes, como a troca de óleo ou o alinhamento de pneus.

  1. Centro de Formação de Condutores 

Para qualquer pessoa pilotar um automóvel é necessário possuir a CNH, a Carteira Nacional de Habilitação. É ela que comprova a aptidão e preparo da pessoa para conduzir um veículo.

E por que não abrir uma auto escola ou como é mais conhecido, um CFC? Esse meio também te proporciona um contato próximo com os automóveis e ainda permite que você conquiste muitos outros clientes.

Além das aulas e suporte oferecido pela sua escola, você também pode disponibilizar outros tipos de serviços como a consultoria em gestão, por exemplo, para auxiliar os novos habilitados nesta fase. 

Dicas para quem está entrando no mercado automotivo

Mesmo sendo uma área ampla e repleta de tecnologia, as dicas apresentadas a seguir podem te ajudar a tornar o processo mais simples e prático:

  1. Verifique as condições do mercado

Antes de entrar de cabeça em algum negócio, seja no ramo automotivo ou outro qualquer, se pergunte:

  • Existe demanda para este produto ou serviço?
  • O valor de investimento é acessível para mim?
  • Se der errado, tenho como me reerguer e tentar novamente?
  • Existem muitos concorrentes que já estão estabelecidos?

Ter essas respostas é fundamental para você ter mais clareza sobre o seu negócio e o objetivo em que quer chegar, isso te ajuda a evitar graves problemas lá na frente. 

  1. Estude bastante para oferecer um ótimo serviço

O conhecimento é a chave para qualquer negócio crescer e se tornou um sucesso, estudar a fundo tudo o que envolve a sua área trará mais autoridade no seu ramo e pode te transformar em uma referência para outros.

Por isso, esteja sempre por dentro de tudo o que envolve o meio automotivo para prestar um serviço de qualidade para sua equipe e seus clientes. 

  1. Use estratégias digitais para alavancar a sua marca

O meio automotivo conta com muitos avanços tecnológicos, por isso, deixar o seu negócio fora das redes sociais e outros meios de divulgação é um erro enorme.

Por isso, não descarte a ideia de criar um perfil ou um blog para a sua empresa nas redes sociais, isso irá atrair muitas pessoas novas e ainda fará o seu negócio alcançar patamares surpreendentes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em:Automotivo