Blog

Como aprender a falar inglês? – Confira 9 dicas valiosas!

como aprender falar ingles
como aprender falar ingles

Como aprender a falar inglês? Das quatro habilidades necessárias para aprender um novo idioma, falar é talvez a que exige mais esforço. Uma coisa é ouvir e entender, ou escrever e ler, outra é falar com um falante nativo sem ficar um pouco apreensivo e com o cérebro travado.

Nesse artigo te daremos algumas dicas de como aprender a falar inglês de uma maneira simples e sem enrolação. Espero que goste do que vai encontrar conosco e fique até o final. Caso você ache necessário anote algumas dicas e deixe em um lugar visível, assim não se esquecerá de nada, nem de como dialogar com algum nativo quando necessário. Vamos lá!

1. Leia em voz alta

Se suas mãos estiverem ocupadas e você não tiver um gravador, simplesmente leia em voz alta todos os dias por pelo menos 15-20 minutos. Você vai se acostumar a falar por mais tempo e formar frases longas não será mais um grande problema. Além disso, você encontrará novas palavras para adicionar ao seu vocabulário pessoal.

É aconselhável fazer leituras de diálogos, a linguagem neste tipo de texto será muito mais realista e simples. Afinal, diálogos são conversas. Saber ler poesia é útil, mas desenvolver a habilidade de conversar é ainda mais útil, não é?

2. Ouça mp3, podcasts e notícias

Vivemos em uma era decididamente digital, mesmo que você ache que não tem falantes nativos de inglês à sua disposição, na realidade tem. Existem muitos podcasts de como aprender a falar inglês para escolher, até mesmo podcasts de notícias oficiais de todo o mundo, e a melhor parte é que você ouvirá em inglês de forma gratuita.

Um bônus? Você terá mais tópicos para falar em inglês e muito mais interessantes. Ao ouvir notícias diferentes, mesmo que você simplesmente repita o que ouve, afinal, só você saberá, você está basicamente melhorando seu inglês e aumentando seu conhecimento. Uma boa opção é procurar por artigos que tenham passado pelo serviço de tradução pública.

3. Assistir TV, especialmente filmes no idioma original

Sem dúvida, o fundamental para aprender a falar é ouvir, sendo assim, uma forma eficaz é assistir a uma conversa sem participar dela, no caso assistindo programas de TV e filmes em inglês. Se você realmente precisar, ligue as legendas, mas se puder ouça com atenção o que está sendo dito e tente repetir.

Os filmes são uma ótima ferramenta de como aprender a falar inglês porque você pode assisti-los várias vezes, quanto mais você os assiste, mais palavras ou frases consegue entender. Ao mesmo tempo, a TV também tem sua eficácia, pois tendemos a nos apegar aos personagens e nos acostumamos rapidamente com a forma como falam e as peculiaridades linguísticas.

4. Encontre amigos online

O que fazer quando não temos algum amigo fluente? Nem preciso dizer que é necessário entrar em uma sala de chat, pesquise qual a mais segura. Há tantas pessoas que querem apenas conversar. Se encontrar alguém confiável, você também pode fazer sessões de chamada de vídeo.

Existem salas de chat específicas para praticamente todos os assuntos, será fácil encontrar a que mais se adapta ao seu interesse de como aprender a falar inglês, faça uma pesquisa daquela que melhor se encaixa com as suas necessidades.

5. Aprenda novas frases todos os dias

Como aprender a falar inglês se você não usa algum tipo de livro com vocabulários? É hora de encontrar uma maneira diferente de expandir ele. Anote algumas palavras dos livros que lê, dos sites que visita ou da TV, e tente construir frases sensatas com elas, só assim conseguirá fixá-las na sua memória.

Se você não as usar, irá esquecê-las. Tente catalogar todas as palavras em um caderno e adquira o hábito de folheá-lo de vez em quando, você terá flashes instantâneos que lhe permitirão lembrar até mesmo as palavras que você pensou ter esquecido.

6. Aprenda a escrever fonética

Pode parecer um pouco chato, mas vale a pena fazer. O Alfabeto Fonético Internacional (AFI) é um sistema de símbolos associados a sons específicos. Se você encontrar uma palavra que não consegue pronunciar, basta pesquisar e ler a pronúncia.

O AFI foi criado justamente para essa finalidade, você pode ler a palavra que precisa para saber a pronúncia. Como num passe de mágica, você saberá exatamente como se pronuncia.

Como o inglês é uma mistura de várias línguas, sendo derivado do alemão, francês e latim, aprender usando o AFI é fundamental, muito mais para o inglês do que para línguas que são muito mais simples do ponto de vista fonético.

7. Use recompensas e penalidades

Pode parecer um pouco duro, mas preste atenção, digamos que você decida introduzir a regra de falar apenas inglês na mesa de jantar. Quanto tempo vai durar? Provavelmente não muito.

Mas se você introduzir algum incentivo como o de sair para jantar se todos colaborarem em conversar em inglês por duas semanas seguidas no horário de alguma refeição, ou alguma punição como a de pagar R$10,00 por cada vez que você ou os outros falarem português nos horários combinados de usar apenas o inglês, todos ficarão mais motivados a ajudar nessa tarefa nada fácil.

Essas dicas funcionam muito bem, pois permitem que você fale inglês o máximo possível, mas também podem ser usadas em seu grupo de estudos ou curso. Por exemplo, seria muito divertido ter certeza de que o primeiro do seu grupo de estudos que se esquece por um momento de falar inglês tenha que comprar uma pizza para todos.

8. Não pense muito nisso

Quando se depara com um falante nativo, é normal que sua mente e seu corpo congelem, fazendo você esquecer todas as palavras que você conhece em inglês. Você fará uma cena silenciosa e irá embora cheio de desespero, jurando nunca mais falar inglês com um falante nativo. Tenha certeza de que você não é o primeiro e não será o último.

Acontece com todo mundo, mais cedo ou mais tarde. A única forma de superar este obstáculo é compreender que não é tão intransponível, que passará rapidamente e que ninguém nos julgará por isso.

O inglês agora é tão popular que até mesmo falantes nativos estão acostumados a ouvir pessoas de todos os níveis e já aprenderam a compreender a necessidade de alguns, então se lembre de que você não vai falar nada que eles não tenham ouvido antes. A maioria já sabe até o que você quis dizer mesmo pronunciando a palavra de maneira errada.

9. Seja paciente

Acima de tudo, lembre-se de ser paciente. Aprender um idioma é um processo que pode levar anos. Se você começar a se sentir mal a cada pequeno obstáculo, acabará desistindo e abandonando o estudo da língua. Portanto, não seja muito duro consigo mesmo. Você vai aprender, confie.

A maneira mais fácil de não ceder é medir seu progresso. Você pode fazer isso pegando os primeiros cadernos que usou no início, completando-os, revendo filmes e programas que você viu repetidamente e dos quais agora você conhece todas as palavras, e relendo algo difícil de vez em quando. Lembrar-se de como você se tornou bom pode lhe dar um novo impulso e mais motivação. 

Use nossas dicas de como aprender a falar inglês sem moderação, conte pra nós seu progresso e suas opiniões aqui nos comentários, ficaremos contentes em fazer parte disso. Até o próximo artigo!

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog