Blog

Dicas para formatar seu currículo e conquistar o emprego dos sonhos

Seu currículo é a ferramenta mais importante quando você se candidata a um emprego. Não importa quão qualificado você é, ou quanta experiência você tem – se seu currículo é mal apresentado ou mal escrito, você terá problemas para conseguir o emprego que deseja – ou até mesmo uma entrevista.
Dedicar tempo para trabalhar em seu currículo é muito importante. As informações contidas neste artigo oferecem algumas dicas e conselhos sobre como fazer um currículo perfeito.

De que tamanho deve ser meu currículo?

Não há tamanho definido para um currículo. Tudo dependerá da sua experiência e educação. Porém, certifique-se de não prolongar demais o seu currículo. Se o seu currículo for apenas uma página, desde que esteja bem apresentado, poderá obter melhores resultados do que um documento de duas páginas repleto de informações desnecessárias.

Como devo formatar meu currículo?

O mais importante é apresentar as informações mais úteis primeiro. Por exemplo, se o seu histórico educacional não estiver especificamente relacionado ao trabalho, coloque-o no final do seu currículo, após as informações relacionadas ao histórico de trabalho.

Preciso alterar meu currículo para cada aplicação?

Você precisa adequar seu currículo a cada vaga de emprego para que ele corresponda aos requisitos específicos do trabalho para o qual você está se candidatando.
Talvez você não precise mudar muito, mas precisa garantir que sua declaração de abertura, suas principais habilidades e seus atributos pessoais respondam às necessidades da função, com base no anúncio de emprego (se houver) e na pesquisa que você fez.

Palavras-chave

Muitas agências de recrutamento usam softwares que digitalizam currículos para palavras-chave e frases. Aplicações que não usam as palavras corretas tendem a ser automaticamente rejeitadas.
Para garantir que seu currículo tenha as palavras-chave e frases corretas, confira o anúncio de emprego e faça uma lista das palavras e frases que ele usa. Se você não tiver um anúncio de emprego por escrito para se referir, poderá usar um mecanismo de busca de emprego para encontrar outros anúncios de empregos semelhantes e ver que tipo de palavras-chave esses anúncios usam.
Depois de ter uma lista para trabalhar, comece a adicionar essas palavras e frases ao seu currículo.

O que NÃO colocar no seu currículo

Aqui estão algumas coisas para não incluir no seu currículo. Observe que pode haver circunstâncias em que a inclusão de algumas das informações a seguir mostre que você é uma boa opção para o trabalho. Se for esse o caso, incluir essa informação é uma boa ideia.

Informação privada

Você não precisa fornecer nenhuma informação pessoal ou privada em seu currículo. Não há nenhum benefício de fornecer informações que possam ser usadas para generalizar você como um funcionário em potencial.

Erros de digitação ou erros factuais

Enviar um currículo com erros de ortografia irá garantir que você não obtenha uma entrevista. Você deve conferir o seu currículo antes de enviá-lo, mas você também deve pedir a alguém para lê-lo e verificar erros que você possa ter perdido.
Verifique novamente tudo o que você inclui no seu currículo. Se você mencionar o nome da empresa, certifique-se de acertar. Se você mencionar o nome dos lugares em que trabalhou antes, certifique-se de acertar. Erros factuais em currículos são piores que erros de digitação.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog