Contabilidade

Dicas Infalíveis para Motivação de Funcionários

A competição no mundo dos negócios está cada vez mais acirrada. Fatores relacionados à ótima qualidade dos produtos e dos serviços já não são diferenciais: são obrigação.

Nessa linha, fazer produtos de alta qualidade e prestar serviços dentro de um padrão de excelência, requer um time de pessoas comprometidas com o projeto da organização.

Não há comprometimento, todavia, sem que haja motivação. De fato, ter funcionários motivados traz diversos benefícios para a empresa, benefício esses que se traduzem, numa última análise, na almejada qualidade. São benefícios tais como:

Retenção de talentos: quando uma empresa emprega boas técnicas motivacionais ela garante, com isso, que seus funcionários experimentem boas condições de trabalho e vislumbrem oportunidades. Eles passam a perceber não apenas possíveis benefícios financeiros, mas também o orgulho próprio do pertencimento.

Diante dessa realidade, uma decorrência natural é que os talentos queiram se manter na empresa para continuar vivenciando essa experiência de satisfação e visibilidade de futuro, passando inclusive a ser seu defensor fiel em qualquer fórum em que for instado a falar dela.

Baixa rotatividade: a alta rotatividade de funcionários muitas vezes está associada à baixa motivação do quadro. Um turnover alto é prejudicial à atividade econômica, gera perda de tempo, fuga de inteligência do negócio, exige que recursos sejam despendidos com o recrutamento e com o treinamento de novos funcionários, traz morosidade aos processos, dentre outras consequências danosas.

Contudo, quando as práticas motivacionais entram em cena, a rotatividade tende a se reduzir bruscamente, haja vista que os colaboradores passam a se preocupar em permanecer.

Aumento da produtividade: o esforço e a inquietude das pessoas para alcançarem metas ousadas estão intimamente ligados aos fatores motivacionais que as envolve.

Por outro lado, diante de um cenário motivador, há o ensaio de evoluir por meio do atingimento das metas da empresa, por mais ambiciosas que sejam.

Redução do absenteísmo e aumento da pontualidade: a exemplo da baixa produtividade, faltas e atrasos de um modo geral estão ligados à ausência de motivação no trabalho. Mesmo que decorram de problemas de saúde (muitas vezes decorrente do stress provocado por um ambiente de trabalho ruim), as faltas e os atrasos são indicativos claros de que há espaço para melhora no quesito motivacional da empresa.

Em um ambiente onde se emprega técnicas motivacionais, entretanto, esses problemas tendem a se minimizar ao máximo, dando lugar a um local de trabalho onde as pessoas querem ficar, com satisfação.

E para trazer para a empresa todos esses benefícios, o emprego das seguintes técnicas ajudará, e muito:

Se importar com a qualidade de vida das pessoas

Esse item, por ser o mais fácil de se implementar, é o nosso primeiro. Trata-se da conservação das instalações em estado de limpeza, segurança e praticidade.

A empresa deve se cercar de procedimentos para garantir que os equipamentos estejam sempre funcionando, que os locais estejam sempre limpos e agradáveis ao convívio e que os funcionários não experimentem situações de risco à integridade de sua saúde ou de sua vida.

Os horários de trabalho serem respeitados e, em eventuais necessidades de extensão da jornada, que os funcionários sejam consultados respeitosamente sobre a possibilidade de contribuírem, é fator fundamental. Lembrar-se que stress desnecessário causa absenteísmo ajuda a adotar essa regra com mais facilidade.

A mágica está em conhecer cada pessoa e saber o que a torna feliz.

Proximidade com os Funcionários

Aproveitando o gancho, bom salientar que todo ser humano converge num único ponto: todos querem ser respeitados. O distanciamento, por sua vez, impede que a noção de respeito seja percebida. Apenas andando ao das pessoas é possível conhecê-las e, assim, respeitá-las.

Ademais, exigir que diferentes profissionais se comportem de forma idêntica uns aos outros é um equívoco que só pode ser corrigido com a proximidade.

Estar distante de sua equipe provoca o mal aproveitamento das habilidades de cada indivíduo, por absoluta ignorância acerca delas. De fato, sem conhecer cada pessoa de seu time será impossível coordenar suas atividades de modo que elas atinjam seus objetivos com as armas que têm em mãos.

Feedbacks constantes e francos

Dar feedback, de tão incomum, se converteu em diferencial de gestão, por mais que devesse ser uma obrigação de cada líder. Não é raro que candidatos listem a falta de feedback como uma das principais razões de estarem procurando outro emprego.

Nada mais desestimulante do que percorrer um caminho em que não se sabe onde vai chegar. É exatamente isso o que ocorre quando se está trabalhando numa empresa sem receber feedback.

Dessa maneira, dar feedback é um forte fator motivacional, mas ele deve obedecer a um ritual: a) deve se iniciar com palavras elogiosas e verdadeiras; b) são os fatos que devem ser discutidos, não os indivíduos; c) franqueza não pode ser confundida com aspereza, devendo sempre se privilegiar a cordialidade; d) ao se concluir a reunião, os compromissos assumidos devem ser repetidos para que se saia com a certeza de que se chegou ao pleno entendimento do que foi discutido.

Comunicação aberta

Ser ouvido é algo que traz grande satisfação. Contribuir com algo, ter uma ideia implementada, ter sua opinião considerada em algo grandioso, são coisas que mexem profundamente com as pessoas de maneira muito positiva.

Para que isso ocorra a empresa deve manter seus líderes abertos a ouvir seus funcionários e estabelecer canais bem divulgados de comunicação.

Tendo adotado essa salutar prática, todas as interações devem gerar ações, de maneira que a providência não caia em descrédito. Nem que seja para dar um retorno negativo (justificado) ao idealizador, algo precisa ser feito. A inércia, nesse caso, é tão danosa à motivação das pessoas quanto a própria falta de comunicação.

Treinamento

A empresa que oferece treinamento aos seus funcionários passa a eles, com isso, diversos sinais.

Um primeiro é a de que se preocupa verdadeiramente com sua evolução, do contrário não estaria investindo em sua capacitação, pois bastaria recorrer ao mercado em busca de um profissional pronto.

Outro é a de que a própria empresa quer abarcar mais conhecimento dentro de casa, mostrando que ela própria está em busca de sua evolução, o que sempre é visto com muito bons olhos.

Enfim, capacitar seus funcionários, seja com treinamentos internos ou externos, é fator que contribui efetivamente para a motivação da equipe, além de trazer benefícios qualitativos diretos.

Pacote de Benefícios Atrativo

O empresário que não olhar seu mercado e fizer uma comparação muito franca entre os benefícios que oferece e o que seus concorrentes oferecem, estará se colocando numa situação enorme de risco quanto à retenção de pessoas.

É claro que está na mesa a questão financeira (a conta tem que fechar, afinal). Diante disso, importante ter criatividade e atitude: flexibilidade de horário; pausas pontuais ao longo do dia, semana ou mês para prática de ações saudáveis (ginástica laboral, recreação em grupo, apresentações lúdicas, etc.); convênio com estabelecimentos locais para obtenção de descontos; concessão de prêmios eventuais; etc., são algumas possíveis ofertas aos funcionários sem que representem esforço financeiro insuportável.

Plano de Carreira

Há quem diga que plano de carreira só existem no regime limitar, defendendo que o desenvolvimento de cada profissional cabe a ele mesmo.

Isso pode até ter algum fundamento, mas se a empresa estiver verdadeiramente comprometida com um bom ambiente organizacional, repleto de profissionais motivados, ela deve tomar as rédeas disso e oferecer um plano de carreira para seus funcionários.

Ter visibilidade da possibilidade de crescimento dentro de sua empresa é algo que contribui decisivamente quando seu funcionário está diante da proposta de uma outra. Essa visibilidade só será possível se sua empresa adotar um plano de carreira factível, onde os critérios possam ser atingidos e a oportunidade de avanço na carreira seja percebida como real.

Conforto

Não há lugar melhor de se estar do que o próprio lar! Tendo conhecido as pessoas, as suas necessidades e seus desejos, por que não transformar sua empresa no lar de todas elas?

Pode parecer complicado, mas é muito mais fácil do que se pensa.

Ações simples como ter salas agradáveis e bem decoradas, copa liberada e abastecida para pequenos lanches, cafezinho gostoso disponível a todo momento, mesas e cadeiras ergonômicas, ambiente bonito e cheiroso, etc., são providências motivadoras e que enchem o colaborador de orgulho de pertencer.

Celebre cada avanço

O mais importante deixamos para o final: celebrar!

Cada pequeno passo deve ser comemorado com entusiasmo, servindo de inspiração para que novas comemorações ocorram. Isso se transformará fatalmente num círculo virtuoso de metas cumpridas e de ambiente organizacional elevado.

Não desperdice a oportunidade de fazer mágica: reconhecer as pessoas sincera e publicamente traz benefícios de tamanha proporção para o profissional e para a empresa que às vezes é difícil mensurar.

Um almoço, um jantar, um ingresso de teatro ou para um jogo de futebol, uma festa, uma viagem, enfim, todo esforço é válido para que a vibração positiva em torno do alcance das metas seja perpetuada.

——————————

Ter funcionários estimulados e satisfeitos traz enormes benefícios para a empresa, para os próprios funcionários e suas respectivas famílias.

O que você achou da lista de dicas que a Fisconnect preparou para você? Quer acrescentar alguma dica? Aproveite. Vai ser ótimo conhecer suas ideias.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *