Cozinha

PANELAS QUE NÃO PODEM IR NO LAVA LOUÇAS

A lava louças representa uma praticidade muito grande e é cada vez mais necessária nos lares. No entanto, é importante saber quais as panelas que não podem ir no lava louças.

Saber desses cuidados são informações importantes para a vida útil da panela e de como potencializar o uso da lava louças.

Para conhecer melhor quais as panelas que não devem ir no lava louças e como organizar da melhor maneira dentro da mesma continue nesta leitura.

Quais as panelas que não podem ir no lava louças

A lava louças é excelente na economia de tempo e praticidade, e aprender a manuseá-la com conhecimento faz toda diferença para o bom funcionamento do equipamento. Além disso, esses cuidados são essenciais para manter a panela por mais tempo, ou seja, sem danificar o revestimento e o acabamento com brilho. 

Por isso, antes de utilizar é fundamental entender que há diferenças nos materiais de cada panela e é preciso conhecer quais panelas não devem ir no lava louças. Ao comprar um equipamento novo, nem sempre as pessoas têm paciência para ler o manual e acabam guardando essas instruções em lugares que depois ficam esquecidos. Mas é justamente nele que muitas vezes as marcas fabricantes orientam a respeito do que pode e o que não pode ser inserido na lava louças.

Para auxiliar nessa dúvida e buscando evitar que as panelas descasquem, enferrujam, percam o brilho, dentre outras avarias, descrevemos neste post as panelas que não podem ir no lava louças. Confira na lista abaixo.

Lista das Panelas que não devem ir no lava louças

Para manter as panelas sempre bonitas e conservadas é preciso saber como lavar e ter conhecimento sobre as panelas que não podem ser higienizadas no lava louças pois na verdade precisam ser lavadas à mão. Acompanhe abaixo:

  1. Panelas, Leiteiras e Frigideiras de ferro fundido correm o risco de enferrujar se forem submetidas a este processo.
  1. Panelas de Alumínio: geralmente, as panelas de alumínio não devem ir no lava louças porque perdem o brilho. Exceto, as que vem com orientação do fabricante indicando que é possível.
  1. Panelas Antiaderente: essas panelas não devem ser higienizadas no lava louças pois danifica o revestimento. Exceto, se o fabricante enviar no modo de limpeza. Como por exemplo as panelas antiaderente javali que podem ser higienizadas no equipamento.
  1. Panelas Esmaltadas, geralmente com o excesso do uso da lava louças, o esmalte das panelas começa a ser danificado.

Para manter o tempo de vida útil, é preciso analisar quais panelas não podem ir no lava louças e devem ser higienizadas à mão. E, mesmo na lavagem manual, é preciso entender quais materiais são mais adequados e escolher buchas, esponjas e detergentes apropriados.

 Tipos de panelas que podem ir no lava louças

Existem panelas que podem ir na lava louças, tornando a limpeza rápida, eficiente e sem danificar nenhum detalhe delas. 

Os modelos de panelas que podem ser lavadas no equipamento são:

Estas panelas são ideais para serem lavadas no lava louças, sem danificar ou sofrer qualquer outra perda. Como as atividades da vida moderna ocupam boa parte do tempo das pessoas, ter um equipamento para lavar louças é uma ajuda excelente para economizar o desgaste gerado com a limpeza dos utensílios de cozinha. Por esse motivo, as lava louças têm se tornado cada vez mais comuns nas cozinhas brasileiras.

Vantagens de utilizar lava louças 

A lava louças tem vários benefícios, tendo como principal a lavagem automática, que é possível ter tudo limpo sem esforço que a lavagem manual demanda, já que é preciso apertar apenas um botão.

Ela também permite escolher o nível de limpeza, no caso se estiver muito suja e com muita gordura é possível a higienização sem esforço economizando tempo e trabalho. Se as vasilhas e panelas estiverem com pouca sujeira, você também consegue selecionar o nível e economizar água.

Outra vantagem em conseguir mais tempo é aproveitá-lo para descansar ou investir em momentos únicos com a família ou amigos. Isso porque o processo de limpeza das panelas será automático e rápido.

Como organizar as panelas dentro da lava louças

Para utilizar a lava louças é importante que as panelas sejam guardadas com a abertura virada para baixo para não acumular água durante a lavagem. 

De igual modo, é bom evitar o empilhamento das panelas para que não aconteça o acúmulo de sujeira nos cestos. Antes de iniciar o processo de limpeza, verifique se os cestos estão bem encaixados e limpos.

É importante deixar espaço entre os utensílios, sem apoiar um no outro, evitando acúmulo de sujeira. Não abra a máquina durante o processo do ciclo, aguarde o seu encerramento para evitar danos ao equipamento.

Utilize somente os produtos indicados como detergentes para máquina de lavar louças, de preferência os de boa indicação. Mantenha a lava louças limpa por dentro e por fora, sem resíduos. Lembre-se também da limpeza do filtro, é importante limpá-lo uma vez por mês. 

Conclusão

É essencial conhecer o material das panelas, para identificar as panelas que não podem ir no lava louças e as que podem. Além da qualidade de cada material, como as panelas da Javali que oferecem qualidade premium e design elegante e prática, com detalhes diferenciados como a tampa de vidro temperado com passagem de vapor..

Lembrando sempre que panelas de qualidade fazem toda diferença no preparo dos alimentos e também na vida útil da mesma. Escolha panelas de credibilidade como as panelas Javali, com excelente design, acabamentos modernos e qualidade em todas as linhas. 

Se você deseja adquirir panelas que podem ir no lava louças e apresentam muita qualidade, clique aqui

Gostou deste conteúdo? Deixe também nos comentários suas experiências com panelas na lava louças.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.