Diferenças entre transformador de energia e transformador industrial

Diferenças entre transformador de energia e transformador industrial

06 fev

O transformador de energia e transformador industrial é o equipamento responsável por garantir que casas e indústrias tenham em suas tomadas e interruptores energia elétrica, pois ele é um aparelho que funciona por meio dos princípios da indução de corrente e é capaz de alterar a tensão elétrica.

Fabricado em dois modelos, o transformador de energia e transformador industrial pode ser chamado de transformador de potência e transformador de distribuição.

O transformador de potência é responsável por receber a energia elétrica e repassar para toda a rede de distribuição enquanto que o transformador de distribuição é o último passo antes de a energia chegar às casas ou as indústrias.

De forma simples, a energia produzida pela rede tende a chegar com uma tensão muito grande no transformador de potência e mantém isso em toda a extensão dos fios elétricos, mas a função do transformador de distribuição é diminuir essa tensão para levar a energia para lojas, casas, empresas, indústrias e consumidores em geral.

A fim de usar o transformador de energia e transformador industrial, faz-se necessário saber que os geradores usados nas usinas elétricas são capazes de enviar uma tensão que supera os 10 mil volts e isso é impossível para uma residência, pois as tensões em imóveis são de 110 ou 220v.

O transformador de energia e transformador industrial recebe essa corrente elevada em sua bobina e ali é criado um campo magnético. Com isso, é preciso que a energia seja modificada para uma tensão adequada para que ela chegue aos consumidores finais.

Finalidade de uso do transformador de energia e transformador industrial

Se for levada em conta apenas a finalidade do uso do transformador de energia e transformador industrial, existem quatro tipos que fazem a transformação da energia.

O primeiro é o transformador de corrente. Ele é um equipamento que propicia a alteração de corrente contínua para corrente alternada. O transformador de potência é um equipamento capaz de enviar a tensão diretamente para o sistema de distribuição.

O modelo que faz a distribuição é o responsável por repassar a tensão pelos fios da rede e o transformador de energia que se responsabiliza pelo envio até o consumidor. Durante todo esse procedimento, a tensão da energia elétrica diminui até que ele chegue aos lares e as empresas com a medida adequada para uso.

Na Pólux, você encontra transformadores monofásicos, transformadores trifásico, autotransformadores trifásicos, auto transformadores monofásicos e transformadores para instrumentação. Além disso, trabalhamos ainda com reatância monofásica, reatância trifásica e reatância para banco de capacitores.

As reatâncias Pólux são destinadas para sistemas industriais e comerciais, proporcionando diversas vantagens ao sistema, tais como, redução da corrente eficaz de entrada, diminuição da distorção da tensão na rede de alimentação, aumento do fator de potência na entrada do inversor e aumento da vida útil dos capacitores. Para maiores informações, contate a Pólux Transformadores.

Compartilhe: