Engenharia

A tecnologia das quadras poliesportivas atuais

Quadras poliesportivas

Todas as quadras poliesportivas atuais contam com engenharia de estruturas metálicas que ajudam a cobrir e proteger o local, assim como as pessoas, atletas, plateia, equipes técnicas, etc. 

Além da quadra, todas as suas dependências, tais como vestiários, banheiros, lanchonete, entre outros, são construídos com esse tipo de estrutura e alvenaria completa. 

O esporte, sendo reflexo da sociedade, também pode usufruir bastante da tecnologia e com as quadras poliesportivas não é diferente. 

A tecnologia é capaz até mesmo de ajudar na performance dos atletas e reduzir danos com acidentes. Confira alguns exemplos a seguir.

Seja em clubes, academias, escolas, condomínios, etc., a construção de uma quadra poliesportiva deve ser feita pensando na segurança e bem estar das pessoas que vão usá-la e na sua durabilidade. 

A comunicação visual com banners, letreiros em alto relevo e placas fazem também um desing inovador, diferente e tecnológico.

E aí que várias alternativas surgem e a tecnologia se faz cada vez mais presente, tanto nas práticas amadoras quanto profissionais. 

Pisos modernos

O piso de uma quadra pode impactar bastante no rendimento e conforto dos atletas. Pisos de concreto ou outros materiais quando mal projetados e executados podem ser ou se tornar com o tempo desnivelados, provocando tombos. 

Um exemplo de piso tecnológico que pode ser utilizado é o de polipropileno, capaz de absorver até 16% do impacto comparado com quadras de concreto. 

Além de maior segurança, ele também oferece maior durabilidade e resistência a fatores climáticos, pois não absorve umidade e conta com proteção UV.

Outro tipo de piso que oferece muitas vantagens, principalmente para a prática de vôlei e de handebol, é o revestimento vinílico. É um piso industrializado que apresenta um ótimo desempenho. 

No basquete, há uma opção ainda mais tecnológica. É o piso de vidro, que utiliza LED em suas marcações, permitindo que o técnico mude as marcações da quadra através de uma mesa de controle.

Estruturas metálicas

A própria estrutura metálica que citamos no início do post é feita empregando alta tecnologia e oferece muitas vantagens. Uma delas é não necessitar de pilastras no interior da quadra, permitindo um melhor aproveitamento do espaço interno. 

Elas são bem versáteis, podendo ser utilizadas em projetos de qualquer tipo de quadra e favorecem o uso da iluminação natural, já que permite que telhas translúcidas possam ser usadas.

Iluminação

Uma iluminação adequada é extremamente importante em quadras, especialmente quando há treinos ou partidas noturnas. Mas também é importante pensar na economia de energia elétrica e em opções mais sustentáveis. 

Por isso, as quadras mais modernas utilizam bastante a iluminação natural e fazem uso de sheds na cobertura. 

Quando se trata de iluminação artificial, as lâmpadas LED são as mais indicadas, já que cumprem com as normas técnicas, são bastante eficientes e possuem vida útil longa. 

Algumas coberturas ao serem criadas podem precisar de redimensionamento nas hastes e podem solicitar uma retífica interna.

Conclusão

No post de hoje falamos sobre o uso de tecnologia nas quadras poliesportivas atuais e como ela é vantajosa e pode ajudar atletas, plateia e os responsáveis pela sua administração. 

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário. Até a próxima!

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em:Engenharia