Saber a hora certa de procurar ajuda de um médico quando você sente alguns sintomas é difícil para a grande maioria das pessoas.
Como muitas vezes um sintoma pode ser comum em mais de uma doença específica fica difícil saber qual tipo de especialista procurar.
Por isso, hoje você vai ver nesse artigo sintomas característicos de doenças tratadas pelo otorrinolaringologista. Veja a seguir.
1 – Tosse e presença de muco
Esse é um sintoma presente em várias doenças, entre elas a bronquite.
A bronquite pode ser classificada em dois tipos: bronquite crônica e aguda.
No tipo agudo da bronquite frequentemente a causa se dá pela presença de vírus, normalmente acompanhada por outras doenças como resfriados e gripe, e pode acabar se espalhando para nariz, garganta e pulmões.
A bronquite crônica pode ser causada por fatores como tabagismo e a poluição no ambiente, além de poder ser desencadeada por fatores alérgicos.
2 – Nariz, boca e olhos irritados
Se esses sintomas estão frequentemente se manifestando é muito provável que você esteja sofrendo de rinite alérgica.
A rinite alérgica é uma reação do organismo a partículas estranhas inaladas no dia a dia, conhecidas também como alérgenos.
As causas dessa doença podem ser bastante variadas, indo desde o contato com poeira doméstica até uma herança genética transferida de pai para filhos.
Além da irritação no nariz, boca e olhos, outros sintomas são característicos de um quadro de rinite alérgica. Por exemplo:
- Coriza;
- Tosse;
- Congestão nasal;
- Prejuízo da audição e olfato;
- Fadiga;
- Dores de cabeça.
3 – Pausas durante o sono, fala distorcida e problemas auditivos
Esses sintomas são muito comuns em crianças com idade entre os três e os cinco anos de idade, que normalmente são diagnosticadas com um quadro de adenoide.
Esse é o nome dado ao conjunto de tecido linfático que tem a função de proteger o organismo de possíveis invasões ao sistema imunológico, e que pode se desenvolver além do necessário e acabar causando diversos sintomas.
Quando esse conjunto de tecidos não regride, por volta dos seis ou sete anos de idade, os sintomas começam a se manifestar, e em alguns casos sendo necessária a retirada cirúrgica desse tecido.
O tratamento pode ser feito tanto com uso de medicamentos quanto com a realização da adenoidectomia, sem riscos para o paciente.
4 – Zumbidos no ouvido, tontura e perda de audição
Se você vem sentindo algum, ou todos esses sintomas, é possível que você esteja sofrendo com a labirintite.
Apesar de não haver causas confirmadas da labirintite, alguns fatores são considerados possíveis causadores da doença, como por exemplo:
- Fatores emocionais;
- Fatores virais;
- Fatores bacterianos.
Além desses causadores, pessoas em algumas condições de saúde podem contribuir para o surgimento da doença:
- Diabetes;
- Hipertensão;
- Alcoolismo;
- Mais de 40 anos;
- Colesterol alto;
- Triglicérides.
Muitas vezes a labirintite pode acabar desaparecendo sozinha, mas em certos casos é necessário procurar ajuda de médicos otorrinos para encontrar o tratamento mais indicado para cada caso.
Conclusão
Como você pôde ver, alguns sintomas podem ser um forte indicativo de que determinadas doenças estão se desenvolvendo, e quando detectar algum deles não hesite em procurar um médico otorrino.