Novo Site de Perguntas e Respostas Compete com Yahoo! Respostas

O Yahoo! Respostas surgiu há uma década atrás propondo uma nova maneira de interação entre usuários: perguntas e respostas. Usuários enviam perguntas para o site que ficam disponíveis aguardando a interação de novos usuários. Aqueles que sabem as respostas, postam seus conteúdos na página e, através de votos, os usuários determinam qual resposta tem mais relevância: porém a resposta final é do autor da pergunta – ele escolhe a melhor resposta, que vai para o topo da página.

Os sites de perguntas e respostas

Sites de perguntas e respostas incentivam os usuários a interagirem e a produzirem conteúdo de maneira colaborativa. No entanto, é preciso uma moderação para que o site cresça e se desenvolva de maneira a atingir seus objetivos. O crescimento desordenado e a baixa moderação transformou o Yahoo Respostas em um local de brincadeiras e chacotas, com conteúdos irrelevantes para a grande maioria dos usuários.

Outros sites de perguntas e respostas foram surgindo, embarcando um pouco neste sucesso que o Yahoo Respostas conseguiu há alguns anos atrás. No entanto, o Google tem se tornado cada vez mais eficaz em filtrar conteúdo que não é útil de suas páginas. O resultado é que o Yahoo Respostas tem cada vez menos relevância nas páginas de buscas e por isso recebe cada vez menos visitas e tráfego de usuários, desestimulando quem envia respostas para o site e aguarda que suas dúvidas, reais ou não, sejam respondidas pelo maior número de usuários possível.

Bazorg perguntas e respostas

Um site de perguntas que surgiu recentemente para tampar este “buraco” deixado pelo Yahoo Respostas foi o Bazorg. Ainda pouco conhecido, o Bazorg reúne várias ferramentas que antes só eram vistas nas melhores redes sociais para dar uma nova roupagem ao modelo de perguntas e respostas.

O Bazorg nasce com a premissa de ter uma boa moderação, aceitando apenas perguntas relevantes que são enviadas por seus usuários para publicação e para receber respostas da comunidade. As perguntas são organizadas por tags, ou tópicos, para uma melhor organização. Um sistema inteligente de filtragem de conteúdo escolhe, a partir de uma questão, outras tantas relacionadas àquele assunto, para que assim os usuários tenham acesso apenas aos assuntos que desejarem e que tenham maior conhecimento, aumentando ainda mais o nível do conteúdo postado.

O Bazorg possui um sistema de votos que não só rankeia os usuários mais participativos e que postam melhor conteúdo, como também dá maior relevância para o melhor conteúdo. O conteúdo com mais votos ganha mais visibilidade no site: perguntas e respostas com mais votos sobem para o topo, assim como perguntas com mais votos vão para a página “Popular”. Com uma moderação ativa, cada vez mais o site ganha em produzir conteúdo colaborativo de alta qualidade.

Como participar do Bazorg?

Participar do Bazorg é simples, basta criar uma conta gratuita com seu email ou fazer o login através do Facebook. No Bazorg você ainda pode criar um perfil com suas informações pessoais, inclusive inserir um link para seu site pessoal, onde você irá conseguir tráfego gratuito e visibilidade para seu negócio. Respondendo perguntas do seu ramo de atividade, você certamente vai conseguir status e ser visto como uma autoridade na sua área de atuação.