O que é Indústria 4.0

O que é Indústria 4.0? Esse é um questionamento que tem ficado cada vez mais comum conforme o tempo passa. Isso, porque as tecnologias para automação e troca de dados que faz uso de conceitos como internet das coisas, computação em nuvem e sistemas ciber-físicos estão sendo muitos usados.

Já ouviu falar em fábricas inteligentes? Pois é bem isso, quem sabe o que é indústria 4.0 entende o que são fábricas inteligentes, pois eles entendem como as decisões descentralizadas são tomadas levando em consideração estruturas modulares, sistemas ciber-físicos que monitoram os processos físicos e criam uma cópia virtual do mundo físico.

Compreender o que é indústria 4.0 significa empregar tecnologias que vão gerar oportunidades para que os clientes agreguem valor a sua marca, pois os processos ganham em produtividade, porém quem não faz uso dela deve saber que está perdendo a oportunidade de investir sem gastar muito.

O que é 4.0? Saiba a origem!

Tendo como origem um projeto de alta tecnologia do governo alemão, o termo surgiu devido a promoção da informatização da manufatura. Na primeira revolução industrial, a mecanização da produção usando água e energia a vapor foi mobilizada.

Já na II Guerra Mundial, a energia elétrica foi introduzida por meio de uma produção em massa e logo depois, aconteceu a revolução digital quando os aparelhos e dispositivos eletrônicos passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas. Sem falar na Tecnologia da Informação que ela serve para deixar a produção ainda mais automatizada.

Em outubro de 2012, na cidade de Hannover Messe o termo indústria 4.0 foi usado pela primeira vez por um grupo de trabalho que tinha a presidência de Siegfried Dias e Henning Kagermann que apresentaram as recomendações para implementar a revolução industrial.

 No entanto, na feira de Hannover em abril de2013, o relatório final sobre a indústria 4.0 foi apresentado pelo grupo de trabalho.

O que é a indústria 4.0 no Brasil

O despontar da indústria 4.0 visa aumentar a competitividade da indústria a partir do emprego de tecnologias digitais. No Brasil, ela ainda é muito pouco empregada no interior das empresas nacionais.

O grande problema em nosso país está no fato 43% das empresas que atuam em território nacional não enxergam as tecnologias como um potencial para melhorara competitiva de suas empresas.

O índice ainda é mais elevado quando falamos de pequenas empresas, pois os números sobem para 57%. Além desse problema, o Brasil não está preparo para o emprego dessa tecnologia em larga escala levando em consideração os aspectos estruturais, educacionais e culturais.

No entanto, ainda há tempo para mudar e as indústrias brasileiras precisam enxergar a indústria 4.0 como uma aliada e não como uma inimiga. Se você já querendo modernizar sua fábrica, por que não contar com os equipamentos da Máquinas MK.

Nossa empresa trabalha com: Máquinas Empacotadoras Automáticas, Dosadoras, Fatiadora de Pão, Encaixotadoras, Máquinas para Paletização, Fechadoras de Caixas, EsteirasTransportadoras, Mesas Giratórias, além de Projetos de Máquinas Especiais de acordo com as necessidades de cada cliente. Entre em contato e saiba mais!

O que é Indústria 4.0?