É muito comum que, como jornalista, você tenha desde criança algumas habilidades que acabam virando hobbies, as mais importantes delas: ler e escrever. 

A escolha no vestibular foi algo natural: Jornalismo. Porém, nem eu, nem a maior parte dos alunos e professores do curso sabíamos o que estava por acontecer: a diminuição drástica de postos de trabalho nas mídias tradicionais – notadamente os jornais e canais de TV. 

Neste mesmo contexto, a internet no Brasil passou por uma revolução com a introdução dos smartphones, possibilitando que você vire o seu próprio canal, não necessitando do veículo como intermediário. 

Também muitas vagas surgiram em pequenos, médios e grandes negócios que passaram a se desenvolver na rede. 

Fato é que muitas pessoas, jornalistas ou não, resolvem ser a sua própria “Globo”, botar a sua cara a tapa, enfrentar críticas, elogios, até mesmo a indiferença. Tudo para criar o seu projeto online. 

Após o período mais difícil que é o começo onde ninguém está muito interessado no que você está escrevendo e que você recebe pouco tráfego em seu site, e que a maior parte dos projetos morre, chega o outro novo desafio: Legal, agora tenho tráfego, mas o que faço com ele? Como transformo minha audiência em algo rentável? Afinal, se não for rentável o projeto irá definhar. 

Pretendo demonstrar 3 maneiras simples de monetizar o seu blog/site para ajudá-lo nesse começo tão difícil.

Número 1: Faça listas ou rankings

O público está muito interessado em listas ou rankings, então faça! Não há segredo. 

Vou dar um exemplo prático: Como gosto muito de livros (e analisei que há muitas buscas pelo assunto na internet) decidi que iria fazer um blog sobre isso. Nessa estratégia, criei um post dos melhores livros de romance , usando como base o ranking da Amazon, já que lá há dezenas de milhares de avaliações e julguei que isso é um belo demonstrativo do sentimento geral sobre um livro. 

Note: É muito importante que seu ranking seja montado com lógica e critérios. Afinal, normalmente as pessoas já pesquisaram sobre aquele assunto e já se depararam com comparações em outros veículo. Então a sua avaliação tem que ser verdadeira para ser efetiva. 

Desta maneira, você estará auxiliando a pessoa a tomar a decisão dela e, de quebra, encontrou uma maneira de se remunerar.  

Número 2: Capture leads

Pode parecer básico, mas se você não tem nenhum formulário de captura de leads em seu site você está perdendo uma grande oportunidade de manter contato com a sua audiência. 

Conforme passa o tempo, você vai ficando cada vez mais e mais conhecido, ranqueando melhor no Google, repercutindo melhor nas redes sociais, etc. 

Porém, capturar os leads se mostra uma forma muito importante de você trazer usuários recorrentes para seus conteúdos, e portanto, uma forma muito importante de manter sua audiência. E sabemos que o fato mais importante para monetizar seu site é manter a sua audiência. 

Além disso, sua lista de emails vai ser essencial para suas outras estratégias de monetização. 

Número 3: Faça reviews

Dados mostram que 91% das pessoas entre 18-34 anos acreditam tanto em reviews online quanto na opinião de amigos (segundo o Bright Local) e que 69,9% dos consumidores lêem reviews nos momentos iniciais de escolha (segundo a Review Tracker). 

Isso mostra a força de escrever reviews verdadeiros e detalhados sobre os produtos. Além de ser um imenso público que está ávido por ler informações nos seus reviews e ver as suas experiências, você vai influenciar as suas decisões de compra tanto quanto se você fosse um amigi íntimo de quem está lendo (veja só a responsabilidade).

Os reviews também estão intimamente ligados com o conceito de ZMOT – Zero Moment Of Truth, desenvolvido pelo Google. Neste livro, o Google demonstra claramente como a experiência de uma pessoa vai parar na internet em forma de review e influenciar todo o processo de decisão de compra da jornada do cliente. Então, fazer reviews é uma ótima de monetizar seu site, seja colocando links de afiliado sobre o produto, seja negociando uma taxa fixa para escrever seu post, ou ainda apenas destinado a trazer tráfego. Você poderá perceber que eu montei reviews de vários livros em meu blog. 

Conclusão

No texto demonstrei 3 estratégias para monetizar seu site. Lembre-se que construir uma audiência leva tempo e exige perseverança, mas seguindo o passo a passo todos chegam lá. Rankings, Reviews e páginas de captura de leads são fórmulas comprovadas de sucesso para monetização de longo prazo e se funcionam para os outros não há motivo pelo qual não irão funcionar também para você.

Compartilhe: