9 razões para investir na presença online do seu negócio

9 razões para investir na presença online do seu negócio

23 ago

Apesar de cada vez menos comum nos dias de hoje, uma pergunta frequente que os donos de empresas tradicionais perguntam é: por que devo levar minha empresa tradicional para o mundo online?

Primeiro de tudo, vamos esclarecer uma coisa. Neste artigo, consideramos uma “empresa tradicional” como aquela com uma localização física e que realiza vendas pessoalmente, por telefone ou pelo correio. Essencialmente, uma empresa que não está vendendo produtos físicos exclusivamente online, como uma empresa de comércio eletrônico.

Enquanto em muitos casos, os passos para a criação de uma presença online para um negócio físico são muito semelhantes aos que você seguiria para iniciar um negócio online, existem algumas coisas que tornam uma presença online para um negócio de físico exclusivo.

Fala-se muito sobre fazer negócios na internet ou “colocar sua empresa online”. Para muitos, pode soar muito complicado ou muito arriscado. Mas há muitas boas razões para começar a vender (e administrar o seu negócio) online. Aqui estão as nove principais razões pelas quais você deve estabelecer uma presença online para sua empresa offline:

9 razões pelas quais você deve começar a fazer negócios online

1. Melhorar a imagem da sua empresa

Isso por si só deveria ser razão suficiente para começar um novo site e começar a vender online. É um fator extremamente importante, considerando que sem um site, blog ou presença online, potenciais clientes poderiam começar a se perguntar o quão sério você é nos negócios. Hoje, empresas de todos os tamanhos e setores estão estabelecendo uma presença online bem-sucedida.

Se você não tem uma presença online (e profissional), você não pode esperar que seus clientes potenciais o levem a sério e assim você perderá negócios para concorrentes que têm uma presença online eficaz. Você precisa ter uma presença online porque seus clientes potenciais e clientes atuais esperam que você tenha um.

2. Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano

Enquanto alguns restaurantes de fast food, mercearias e postos de gasolina gerenciam o serviço 24 horas, isso é impossível para a maioria das empresas, isto é, sem o recurso da internet claro. Um benefício importante para ter um site de comércio eletrônico é que seus clientes e possíveis clientes possam consumir seus produtos e fazer pedidos a qualquer hora do dia ou da noite. Em dias úteis ou feriados regulares. Imagine o que estar aberto 3-4 vezes mais pode fazer para o seu negócio.

Mesmo que você tenha uma empresa de serviços offline tradicional, você pode gerar leads e consultas enquanto estiver fechado e acompanhar esses clientes assim que abrir no dia seguinte. Muitas pessoas vão querer fazer suas pesquisas no final do dia, quando seu escritório ou empresa estiver fechado, mas seu site pode funcionar, respondendo a perguntas e gerando leads (ou vendas).

3. Melhor suporte ao cliente

A internet permite que você responda a perguntas, forneça seminários online sobre vendas e resolva os problemas dos clientes, tudo isso sem perder tempo. Crie um vídeo, uma folha de especificações do produto ou uma seção de perguntas freqüentes uma vez, e você poderá direcionar clientes a essas informações sempre. Isso não apenas economiza seu tempo, mas também oferece um serviço melhor. Seus clientes estão procurando informações específicas, como:

  • Antes de tomar uma decisão de compra
  • Para resolver um problema com uma compra existente
  • Pesquisando alternativas antes de tomar uma decisão de compra

Com uma presença online, você pode fornecer exatamente as informações que estão procurando e no momento que estão procurando. Isso significa menos telefonemas com perguntas técnicas e mais vendas. Você pode gastar mais tempo trabalhando nas atividades de geração de receita em sua empresa e gastar menos tempo lidando com problemas comuns de atendimento ao cliente.

E-mail marketing é uma das formas mais eficazes para desenvolver um relacionamento e aumentar as vendas.

Leia também: 25 Dicas de Email Marketing para pequenas empresas

4. Custos iniciais muito baixos

Começar online significa custos iniciais muito baixos. Você não tem prédios para construir, nenhum veículo para comprar e poucos funcionários (se houver) para contratar. Basta criar seu site e começar a vender. Se você já está vendendo offline, a transição pode ser muito tranquila. Você continua vendendo os mesmos produtos que conhece e tem uma boa oferta. Colocar sua empresa online simplesmente oferece uma nova fonte de clientes.

A realidade é que você pode terceirizar muito do material técnico e até mesmo coisas como marketing de mídia social.

Leia também: Por que as mídias sociais são importantes para pequenas empresas

Embora você possa gastar dezenas de milhares de reais desenvolvendo a melhor solução de website e comércio eletrônico, muitos de seus concorrentes farão isso com pouco dinheiro. Um bom site pode ser projetado de forma simples e por muito pouco dinheiro.

Usando uma plataforma gratuita como um blog WordPress auto-hospedado e um tema premium de qualidade profissional, você pode criar um site profissional sozinho. Algumas empresas de hospedagem oferecem ferramentas gratuitas de criação de sites.

Com um bom tema WordPress, é possível projetar seu próprio site e fazê-lo com (quase) nenhuma codificação.

É possível começar com um orçamento apertado, apenas com o essencial por algumas centenas de reais. As despesas básicas incluem hospedagem na web, tema WordPress, nome de domínio e serviço de automação de email marketing. Depois de tudo configurado, ele pode ser executado no piloto automático. Você pode fazer atualizações regulares sozinho ou até contratar alguém para fazer atualizações para você, conforme o necessário.

5. A Internet foi feita para negócios

A beleza da internet é que seu cliente em potencial pode literalmente estar a apenas um clique de distância de sua loja online. Através da internet, você pode educar, instruir e resolver problemas de clientes. Você pode aceitar pedidos e pagamentos e recebê-los diretamente na sua caixa de entrada.

Você vai querer aprender sobre novas maneiras eficazes e econômicas de direcionar o tráfego para o seu site, quanto mais pessoas encontrarem você online, mais leads e vendas você fará. Enquanto no passado muitas pessoas hesitavam em fazer negócios pela internet, hoje é tão comum quanto passar um cartão de crédito em um local físico.

6. Trabalhe de qualquer lugar

Os longos e frios invernos estão começando a te incomodar? Você está cansado do calor constante e umidade onde você mora? Ao colocar sua empresa online, você pode ter liberdade de localização para poder morar e trabalhar em qualquer lugar que desejar, você não está preso a um local físico.

Contanto que você tenha uma boa conexão de Internet, poderá viver virtualmente em qualquer lugar enquanto conduz seus negócios. Muitas pessoas vivem em um continente e fazem negócios em outro. O mundo ficou muito pequeno e você pode aproveitar isso. Você pode até mesmo se mudar para o Caribe ou a Europa, desfrutando de uma ótima qualidade de vida e fazendo negócios online.

Com poucas exceções, a internet reduz sua necessidade de “estar” em algum lugar. Viva onde quiser e deixe sua empresa se adaptar ao seu estilo de vida, e não o contrário. Há algumas exceções notáveis, como paisagistas, cirurgiões e pintores domésticos que precisam estar em um local específico para realizar seu trabalho.

Naturalmente, por mais conveniente que isso pareça, ter um negócio online não é para todos. Há muitas razões pelas quais você não deve iniciar um negócio online e manter seu trabalho diário ou negócios tradicionais.

7. Reduza os Custos de Operação

Apenas uma única tarefa pode fazer uma diferença significativa na economia de custos. Por exemplo, o recebimento de pedidos online reduz a necessidade de atendimento ao cliente. Com vendas abrangentes e informações sobre produtos online, você simplesmente receberá ordens de compra e pagamentos por e-mail ou em seu banco de dados. O número de funcionários pode ser reduzido, assim, o espaço do escritório e as despesas de escritório relacionadas.

Um vídeo de vendas realmente bom, carta de vendas ou apresentação de webinários online podem substituir um vendedor em tempo integral.

Fazendo uso de vários provedores de serviços online, agora você pode aproveitar todos os aspectos de sua empresa online, como compras, cobrança, atendimento de pedidos e remessa. Outras funções podem incluir atendimento preventivo ao cliente, como responder a perguntas do cliente por meio de uma seção de perguntas freqüentes ou de um fórum.

8. Segmentar o mercado global

Com seu negócio tradicional, você está limitado ao número de pessoas que podem encontrá-lo ou visitá-lo a qualquer momento. Com um bom site, você pode literalmente ter milhares, até dezenas de milhares (até milhões) de pessoas visitando sua loja online de uma só vez. Imagine o potencial de sua empresa, se você pudesse expor seus produtos e serviços a um número potencialmente ilimitado de pessoas interessadas.

Ser capaz de ter milhares de visitantes e realmente tê-los são duas coisas diferentes. O sucesso de um negócio online depende da mesma coisa que qualquer negócio offline: marketing. Saiba como aumentar o seu tráfego. O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de aumentar o tráfego para seu site/loja online. As mídias sociais podem ser uma forma poderosa e barata (ou até gratuita) de atrair clientes qualificados para o seu site. Eu seria negligente se não mencionasse que dominar a arte de redação é uma das habilidades mais valiosas que você pode aprender a aumentar as vendas.

Leia: Como divulgar meu negócio na internet?

9. Aumentar a capacidade de resposta da empresa

A internet permite que você entregue sua proposta, pedido de compra, confirme o pedido rapidamente – em muitos casos instantaneamente – para seus clientes. As lojas online processarão os pedidos e os confirmarão para o cliente. Antigamente, as ordens de compra eram feitas através de chamadas, enviadas pelo correio ou entregues pessoalmente. Dependendo da carga de trabalho da equipe de vendas, pode levar horas ou até dias para processar o pedido. Em uma plataforma de loja virtual de qualidade, você pode rastrear automaticamente o estoque, números de vendas, ordens pendentes – tudo.

Tempo de resposta mais rápido significa clientes mais felizes e menos trabalho administrativo para você.

Estas são algumas das razões mais benéficas pelas quais você deve colocar sua empresa online. Com todos os benefícios de ter um negócio online muitas pessoas estão vendendo seus negócios tradicionais e lançando negócios online pelo tempo e liberdade financeira que oferece.

Se você é um provedor de serviços que precisa estar em um determinado local ou tem a capacidade de transformar seu negócio físico em um site de comércio eletrônico online, a internet é uma ferramenta poderosa para alcançar mais clientes em potencial e transformá-los em leads e clientes qualificados; com muitos dos processos sendo completamente automatizados.

Talvez você queira ler: A importância de um site para o seu negócio

Veja também: Os benefícios do e-commerce para o seu negócio

Compartilhe: