Marketing Digital

Afinal, qual é a importância dos leads para uma estratégia de marketing digital?

É preciso reconhecer que, no mundo de hoje, onde as pessoas recebem produtos e serviços de todos os lugares do mundo, nem sempre a compra será finalizada de primeira. Assim, a captação de leads é fundamental para vender na hora certa à pessoa certa.

Sendo feito da forma correta, o marketing possui o potencial de encurtar as distâncias e estreitar as linhas de relacionamento entre as marcas e os seus respectivos consumidores. Para isso, a comunicação precisa ser assertiva, para que eles estejam conscientes de tudo.

Ainda que vendendo máquinas pesadas em uma empresa de manipulador de carga ou mesmo comercializando peças de madeira rústica, se faz necessária a retenção de possíveis interessados antes de fazer a oferta, e é aqui que os leads entram.

A retenção dos dados dos visitantes é muito importante para o sucesso da maior parte dos negócios que se propõem a atuar aqui dentro da internet, pois, seja comprando insumos no varejo ou sorvete no atacado, o consumidor sempre gosta de olhar antes de comprar.

Assim, para salientar a importância da estratégia publicitária que agrega as informações dos visitantes das plataformas digitais, este artigo irá abordar o significado do lead, e qual a necessidade desse critério em uma campanha de marketing.

Por fim, e para que até mesmo os comerciantes de móvel sob medida possam se beneficiar desta prática, também serão destacadas as formas mais convenientes de gerenciar os leads.

Em que consiste o lead?

O lead se trata de um conceito usado no marketing digital para se referir a uma oportunidade de venda, assinatura ou cadastro, feita por um potencial consumidor, por alguém que esboçou interesse em um item ou serviço.

Essa pessoa que, por conta de ter se interessado, por isso, forneceu um dado de contato, informações pessoais ou profissionais, em geral, trocado por uma recompensa por parte de quem recebeu, agora possui uma espécie de relação com a empresa cadastrada.

Os leads chegam até a loja em virtude de uma interação com alguma espécie de conteúdo.

Dessa forma, a empresa pode então, a partir destes dados, construir uma relação com o possível consumidor, conduzindo-o pelo funil comercial até que a compra seja finalizada.

Afinal de contas, não são todos que chegam ao site estão verdadeiramente preparados para efetuar uma compra propriamente dita exatamente naquele momento da jornada. Ao contrário, o processo de compra vai muito mais além.

Em geral, ele envolve quatro etapas básicas, que são o aprendizado, o reconhecimento da dor ou problema, a reflexão e decisão final de compra.

Portanto, sendo feita em um balcão de recepção de madeira ou no carrinho do E-commerce, é ela a que mais importa.

Entretanto, não é pelo fato da venda ser o momento mais desejado que os outros estágios do processo devam ser desprezados.

Ao falar sobre lead dentro do marketing digital, é retratada precisamente essa relação de proximidade da empresa com o consumidor, sendo ele efetivo ou ainda somente potencial.

São muitos os autores que, ao tentarem destrinchar o conceito de lead, não alertam o bastante em relação a esse critério essencial das relações de vendas, que serve como pilar para compreender a importância do lead nos negócios atuais.

O termo lead, na língua inglesa, em sua tradução literal, contempla dois significados básicos, que é o sentido de liderança e condução.

No marketing digital, entretanto, esse termo é assumido como uma ideia, e de forma bem básica, consiste em uma pessoa que forma uma ligação com uma determinada companhia, por meio de um contato direto e com fornecimento de informações.

Para muito além de uma mera leitura conceitual, a imagem do lead pode ser vista como a de um autêntico consumidor, mesmo se este não tiver adquirido um produto ou serviço propriamente dito.

Importância do lead na tática de marketing digital

Para se ter noção do quão importante é a existência do lead em uma campanha de marketing digital, é necessário considerar, antes de tudo, que o conteúdo é o primeiro contato que qualquer visitante terá com uma empresa.

É por meio dele que é possível receber informações do consumidor, e logo em seguida, fazer qualquer classificação a respeito dele. Isso traz praticidade ao direcionamento das táticas que são mais adequadas.

Isso significa dizer que a mesma coisa que faz um lead deixar os seus dados no site de uma empresa de materiais de construções e outra de contabilidade é o conteúdo de compensado para construção ou de controle de finanças que seus blogs contenham.

O visitante se converte em lead e, posteriormente, em cliente também, por meio da formação de uma cadeia de itens atrativos, levando em conta as suas necessidades de aprofundamento em cada fase da jornada até a finalização da venda.

O conjunto desses estágios é conhecido como de funil de vendas. Assim como, uma pista de corrida em que se tem o conhecimento exato do ponto de partida e do de chegada, trata-se de um percurso com uma meta final bem clara.

O propósito consiste em captar leads com o fim de conduzi-los a atravessar as etapas de compra até que se convertam em clientes-modelo para a companhia.

Além de tornar claro o caminho por meio dos materiais anexados, o funil auxilia na solução das questões do público a cada etapa.

Ele também ajuda as equipes de marketing e vendas a optarem pelas melhores práticas, de maneira a ser nutrido e equipado como convém.

Até mesmo quem compra um squeeze 1 litro personalizado na web precisa ser preparado previamente com bom conteúdo na internet, nem que seja com algumas peças que apontem para promoções no preço do produto.

Não é nenhuma novidade que a internet proporcionou e continua provocando uma verdadeira transformação na sociedade.

Portanto, da mesma forma como transformou todas as espécies de relacionamentos entre as pessoas, impactou também empresas e clientes.

Contudo, um critério que sempre foi essencial nos processos de vendas, desde os tempos em que a internet não existia, é justamente essa importância da afinidade entre a empresa e o seu consumidor final.

Consequentemente, trata-se também do processo de fidelização deste mesmo cliente, como parte fundamental de todo o processo.

Mas, para que fique bem claro, essa afinidade não tem necessariamente a ver com a localidade geográfica do estabelecimento, no que diz respeito aos seus clientes.

Isto significa dizer que, hoje em dia, com a crescente oferta dos itens e serviços, que estão sempre à disposição, o local de sua produção ou venda de alguns desses produtos ou serviços não tem a menor importância para o cliente.

Isso porque já é possível consumir qualquer coisa que seja, de basicamente qualquer localidade do planeta Terra. E é essa proximidade que é extremamente importante para o êxito de um empreendimento

Não adianta mais pensar na comercialização de revestimento em ACM apenas sob a ótica de um serviço local instantâneo, mas também como um pedido que pode ser feito pela internet.

Como gerenciar os leads?

Por fim, e para que sejam efetivas as considerações acerca da importância do bom uso dos leads como elementos de avaliação da situação do marketing na campanha, termômetros de interesse no produto e informações sobre os clientes, algumas dicas serão importantes.

Ainda que pensando pelo ponto de vista dos dados, a gestão dos leads é uma necessidade de suma gravidade para toda e qualquer empresa, independente do segmento do negócio, uma vez que se trata de conhecimento a respeito do público a que se dirige.

Dessa maneira, é válido salientar que, para fazer uma boa gestão de leads, de forma responsável e eficaz, é necessário ter em mente o foco em:

  1. Selecionar os clientes mais certos;
  2. Produzir conteúdo relevante;
  3. Qualificar os leads prospectados;
  4. Nutri-los até o fechamento do negócio;
  5. Estudar as visitas feitas ao site.

Por meio da seletividade no que diz respeito aos clientes em que se têm uma convicção intuitiva de que estão mais propensos à compra, é possível priorizar os mais aquecidos e produzir conteúdo de alto valor, que comunique exatamente o que eles querem.

Assim, é possível iniciar um grande trabalho de qualificação dos leads que foram retidos no decorrer da campanha, dando forças a uma nova relação comercial, nutrindo-os até o final dos negócios.

Com o chamado overdelivery, que consiste em uma entrega além do combinado, é possível investir na relação até mesmo depois da compra ser feita. Dessa forma, também é mantido o estudo das frequências no site da empresa.

Considerações finais

Portanto, com o advento da modernidade, as formas de comércio mudaram de uma vez para sempre, e vêm evoluindo a cada dia que passa.

Com o alinhamentos de flanges ou mesmo serviços automotivos, é necessário investir no conhecimento do público-alvo.

Por esta razão, investir na captação de leads como forma de estudar a clientela do negócio consiste em uma das ferramentas mais eficazes do marketing digital.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *