marketing nas redes sociais

Fazer marketing nas redes sociais é algo obrigatório atualmente.  A maioria das empresas está presente nas mídias sociais, por isso, apenas marcar território não é suficiente, é preciso se destacar das demais. Esse tipo de divulgação se difere das demais, já que o marketing nas redes sociais necessita de uma mecânica própria. É importante ficar atento às características particulares de cada rede social.

É preciso utilizar uma linguagem própria para cada uma, tamanhos de imagem que favorecem o engajamento, além de recursos diversificados. Também é importante se alertar a que tipo de público e que tipo de conteúdo ele espera encontrar em  cada rede social.

Você pode gostar de ler: 8 Motivos para investir em publicidade online!

Pensando nisso, separamos algumas características de cada mídia para que seu marketing nas redes sociais seja coeso e preciso. Confira:

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do planeta. As atualizações em seu feed são dinâmicas, por isso, cada usuário recebe um conteúdo diferente. O Facebook utiliza um algoritmo capaz de absorver informações sobre a navegação de cada pessoa, e assim mostrar o conteúdo mais relevante para cada um.

Sendo assim, nem todo conteúdo postado na rede social será mostrado para todos os usuários que curtiram sua página. Apenas recebemos atualizações das páginas que mais interagimos.

Com essas características, o Facebook se torna uma rede social que presa mais pela qualidade do que pela quantidade. Ou seja, as publicações devem ser o mais relevante possível e na quantidade certa.

Instagram

O Instagram é outra rede social muito popular, principalmente entre os brasileiros. Essa, é uma mídia feita para ser utilizada em dispositivos móveis, por isso, seu conteúdo deve ser feito especificamente para esse tipo de aparelho.

Essa rede social foi feita para ser focada no visual, sendo assim, aposte em imagens e vídeos criativos e diferentes. Assim a sua marca chamará mais atenção dos usuários.

Ao contrário do Facebook, todo o seu conteúdo será mostrado a seus seguidores, sem um filtro de relevância. Por isso, a quantidade das postagens deve ser maior.

Twitter

Essa é uma rede social que presa pelas novidades, já que ela possui atualizações de fatos em tempo real.

Apesar de o Twitter ser uma rede social que prioriza mostrar o que está acontecendo nesse exato momento, ele pode gerar um grande tráfego de informações para qualquer empresa.

Com as opções de retweet e mencionar outros usuários em seus tweets, essa mídia social se torna uma forte ferramenta para se relacionar com os usuários.

LinkedIn

Essa é uma rede social com finalidades profissionais. Apesar de se assemelhar com outras redes de relacionamento, sua prioridade é o networking. Essa mídia é muito usada para recrutamento de profissionais, trocas de experiências e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.

É preciso levar em consideração que quando se publica uma atualização no LinkedIn, o público que irá consumir está conectado para fins profissionais. Sendo assim, a publicação deve ser de acordo com a demanda da rede social.

Youtube

O Youtube é a rede de streamings mais popular da atualidade. Apesar de o foco da mídia ser a veiculação de vídeos, o site não deixa de ser uma rede social. Através de um login é possível fazer comentários e se inscrever em canais.

Nessa rede social você pode publicar vídeos com o backstage da sua marca, eventos em que participou, ou até mesmo curiosidades relacionadas ao nicho de seus produtos, por exemplo.

Leia: Por que você deve considerar fortemente o YouTube para construir seu público

 Snapchat

Essa é uma rede social utilizada em sua grande maioria por jovens de até 25 anos. Todo conteúdo da mídia tem duração máxima de 10 segundos e desaparece após 24h.

Por isso, as postagens podem ser focadas no backstage de eventos promovidos pela marca ou making of de alguma campanha, por exemplo.

O segredo de um bom marketing nas redes sociais é pensar separadamente para cada tipo de rede, pois cada uma tem um tipo de linguagem. Após começar, observe como o seu público está reagindo às suas publicações, assim, aos poucos você irá descobrir o que funciona e o que não funciona para cada rede social.

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.