O trabalho é uma das coisas mais importantes da nossa vida. Mas você sabia que algumas profissões podem colocar sua vida em risco? Nós listamos os 8 trabalhos mais perigosos do mundo para você conhecer os riscos antes de se aventurar em uma dessas profissões.
A cada 15 segundos morre um trabalhador por causa de algum acidente ou doença relacionada ao trabalho, segundo dados da OIT. A melhor forma de prevenção é o conhecimento. Então saber os riscos é o primeiro passo para voltar vivo para casa depois de um dia de trabalho.
Minerador
Só no Brasil, nós tivemos dois episódios graves de desastres com barragens de mineração que foram noticiadas no mundo inteiro.
No fim de 2015 em Mariana, e em 2019 em Brumadinho, responsáveis por quase 300 mortes, sem falar nos impactos ambientais.
Em 2010 o mundo viu de perto o drama de 33 mineiros que ficaram dois meses soterrados em uma mina no Chile.
A profissional que trabalha nas minas, extraindo minérios, e também Engenheiros de Minas que avaliam os processos e metodologias de extração, estão expostos a vários riscos diariamente.
O risco químico, que vem de gases e poeiras dos minérios, ou de atividades de solda e corte, é um deles. Mas há também os riscos de radiações, calor, ruídos, vibrações, deslizamentos, desmoronamentos, entre outros.
As péssimas condições de higiene em alguns lugares de extração também são arriscadas por produzirem fungos e bactérias.
Limpador de janelas
Imagina limpar janelas de prédios com 30 metros de altura? Essa é uma profissão muito comum em cidades grandes, rodeada por prédios e condomínios. O trabalho em altura coloca o profissional em constante risco de queda.
No Brasil, a queda em altura é o acidente de trabalho que mais mata. Sem o uso dos equipamentos adequados de proteção individual, o trabalhador fica totalmente desprotegido.
Por isso é importante procurar treinamentos de trabalho em altura para saber quais medidas de prevenção tomar diante dos riscos.
Profissionais da Construção Civil
A construção civil é um dos segmentos com altos índices de acidente. O ambiente de trabalho de uma obra é rodeado de riscos, como:
- Queda de altura;
- Choques elétricos;
- Lesões com máquinas e ferramentas;
- Materiais que podem cair sob sua cabeça;
- Perda auditiva por exposição contínua a ruídos;
- Contato com substâncias tóxicas e corrosivas;
- Picada de insetos e animais peçonhentos ;
- Cortes e lacerações .
Segurança e guarda costa
Profissionais que trabalham na segurança de condomínios, edifícios comerciais, bancos, e até seguranças pessoais ficam expostos a alguns riscos bem específicos. O maior deles é o risco de assalto.
A função do segurança é zelar pelo patrimônio e proteger que a privacidade seja violada. Dessa forma, ele se coloca em constante exposição a quadrilhas, vândalos e ladrões. Mesmo com um preparo prévio, a vida dele está em jogo a todo momento.
No caso dos guarda-costas o risco aumenta ainda mais. Normalmente quem precisa de uma segurança pessoal já corre algum risco de ter a segurança violada.
Jornalista de guerra
O correspondente de guerra é um tipo de jornalista que faz cobertura em tempo real de áreas de guerra. A rotina de um jornalista é basicamente colher informações e relatar por meio de textos, vídeos, fotos.
Fazer isso em uma zona de guerra é imensamente perigoso. O jornalista não está ali para se proteger, pelo contrário. Ele vai até o foco da guerra, ver e registrar de perto as dinâmicas do conflito.
Apesar do perigo, é uma área muito bem sucedida no jornalismo. A audiência dos meios de comunicação cresce significativamente em tempos de guerra, o que aumenta a remuneração dos profissionais.
Bombeiros
Os Bombeiros tem um papel importante na sociedade. Inúmeras catástrofes e situações de risco exigiram um intenso desempenho de equipes de bombeiros e várias histórias marcantes de salvamento são presenciadas.
Mas o trabalho de um bombeiro é rodeado de riscos, justamente por seu trabalho principal ser intervir em situações de risco. Incêndios, desabamentos, afogamentos, vazamentos, acidentes, todos fazem parte dos desafios do trabalho do bombeiro.
Alguns dos riscos são:
- Perda auditiva por exposição a ruídos;
- Desconforto térmico por transitar em ambientes de muito calor;
- Agentes biológicos, como hepatites B e C, entre outros, por causa do transporte de doentes;
- Risco respiratórios por exposição à fumaça, gases tóxicos, falta de ventilação em ambientes fechados e sem acesso a locomoção humana;
- Stress excessivo por exposição a situações de extremo perigo.
Astronauta
Basicamente, o astronauta é um profissional que se dedica à exploração humana do espaço. Além das viagens espaciais, existe muito trabalho feito em solo firme. Por isso, eles passam por uma série de treinamentos bem rigorosos para testar sua aptidão aos desafios do ambiente espacial.
Mas, por outro lado, as missões espaciais podem levar muito tempo. Até anos.
Normalmente, a estação espacial tem todo o suporte que garante a sobrevivência dos astronautas. Mas, fora dela, o espaço é um ambiente hostil e o perigo vem de vários lugares.
A quantidade de radiação do sol, por exemplo, é um dos maiores perigos para eles. A exposição à radiação gera algumas anomalias, como câncer, efeitos no sistema nervoso e circulatório, e doenças degenerativas.
Dublê
Os dublês são os profissionais responsáveis por reproduzir as cenas perigosas dos grandes filmes de ação. Saltos, perseguições, tiroteios, são básicos na rotina de dublê. Por isso, ele entra em situações arriscadas onde o ator não se sente seguro para executar a cena. Basicamente, a cada cena feita, existe um risco de perder a vida.
Os treinamentos são exaustivos e necessários para evitar que acidentes aconteçam. Mas ainda sim existe a presença de desafios que colocam suas vidas em risco.
Recentemente, um dublê do filme Deadpool 2 foi executar uma cena, e depois de ter tentado por quatro vezes, perdeu o controle e foi arremessado em uma parede de vidro e faleceu.
Alguns filmes da Marvel também são bem arriscados quando são gravados.
A profissão ainda não é regulamentada, e por isso não existe um controle rigoroso dos processos de segurança do trabalho.