Blog

Doenças possíveis de se identificar pela boca

doenças possíveis de ser encontradas pela boca: dentista em pé avaliando

Doenças possíveis de se identificar pela boca

Muitas doenças podem dar sinais pela boca, e entender isso pode evitar agravamento de diversas patologias, através de um prognóstico. 

É importante estar sempre mantendo consultas periódicas tanto com o clínico geral quanto com o dentista, podendo prevenir inúmeras doenças bucais e outras doenças que podem comprometer todo o bem estar.

Caso o indivíduo possua procedimentos tais como prótese dentária, é preciso ainda mais cuidados, ou seja, manter consultas periódicas fielmente. 

Se você quer entender quais doenças são possíveis de identificar pela boca, seus sintomas e mais, continue a leitura! 

Quais doenças podemos identificar pela boca?

A boca é um dos lugares do corpo humano onde podem ser identificadas incontáveis patologias, podendo serem analisadas, conseguindo um tratamento precoce dependendo do nível em que a doença se encontra. 

Sabendo disso, separamos as principais doenças que podem se manifestar pela boca, dando os primeiros sinais de que há algo errado na saúde, sendo elas: 

  • Anemia;
  • Cirrose hepática;
  • Câncer bucal;
  • Leucemia;
  • Doenças autoimunes. 

A anemia é uma doença causada pela falta de ferro no sangue, caindo a hemoglobina. Geralmente, sua detecção  se dá ao perceber palidez nas mucosas bucais, além de a língua ficar com aspecto liso, também conhecido como língua careca. 

Pessoas que possuem essa condição devem tomar cuidados na hora da realização de alguns procedimentos estéticos dentários, como implante dentário, onde deve ser avaliado por um médico a possibilidade do tratamento, podendo ser indicado outros meios.

Desse modo, para que o tratamento possa ser realizado é preciso da autorização profissional, assim realizando o procedimento com segurança e cuidados específicos pelo dentista. 

Estar mantendo consultas periódicas com o profissional dentista, mesmo que não haja procedimentos estratégicos para manutenção como o clareamento a laser, é importante para prevenir doenças bucais e descobrir possíveis problemas de saúde que se manifestam pela boca.

A cirrose hepática por exemplo, causa perda de peso, vômitos, dor abdominal, constipação e fadiga, entretanto os sinais mais evidentes que podem detectar o problema é na boca, onde as mucosas ficam esverdeadas e amareladas. 

Uma das doenças mais temidas e que podem ser facilmente identificadas pela boca é o câncer bucal, embora seus sinais apareçam quando o problema está em nível um pouco mais avançado. Seus sinais são feridas no lábio e boca que não cicatrizam, manchas brancas e avermelhadas pela boca, além do inchaço e dor de garganta. 

Indivíduos que possuem aparelhos ortodônticos como por exemplo, aparelho móvel transparente podem confundir os machucados com alguns problemas de saúde, porém isso não descarta que se deve sempre estar atento a qualquer sinal diferente. 

A leucemia, conhecida como câncer no sangue, é uma neoplasia onde os seus sintomas aparecem pela boca, em que há um inchaço incomum na gengiva, causando sangramentos frequentes e sem motivação aparente. 

Existem inúmeras doenças autoimunes e seus sintomas evidentemente podem ser notados pela boca, visto que geralmente gera uma xerostomia – pouca salivação, mantendo a boca seca, queimação bucal, crescimento desmedido gengival, doenças periodontais e língua rígida. 

Qual a importância de mantermos uma rotina de exames?

Muitas pessoas podem prevenir ou ter um tratamento mais eficaz de muitas doenças que podem ser graves quando as consultas e exames de rotina são frequentes.

Os seus benefícios são gigantescos, visto que com os exames de rotina em dia, podem:

  • Detectar precocemente doenças graves;
  • Aumentar chances de cura e tratamento;
  • Evitar complicações, tratando a doença;
  • Reduzir riscos de inúmeras doenças;
  • Aumentar a longevidade.

Com esses benefícios devido a realização dos exames de rotina, muitas vidas podem ser salvas graças aos exames periódicos. 

É possível realizar um breve autoexame?

A técnica do autoexame é muito importante para descartar possibilidades de muitas doenças, consistindo na palpação e inspeção visual de áreas da boca e pescoço. 

Geralmente para que haja uma boa visualização de todos os detalhes da cavidade bucal, é necessário estar em frente a um espelho para realização do exame conhecido como BLLAP (Bochecha, lábios, língua, assoalho bucal e palato).

A realização do autoexame deve ser feito com regularidade, tendo que observar sinais onde possa haver anormalidades como:

  • Feridas que não cicatrizam em um longo período;
  • Áreas irritadas em próteses, pontes e dentaduras;
  • Dentes amolecidos;
  • Dentes fraturados;
  • Mudança de coloração;
  • Caroços;
  • Endurecimento da área.

Após a realização do autoexame, caso note alguma anormalidade é necessário buscar por ajuda de um dentista e um clínico geral, para poder fazer exames específicos e descartar possibilidades de algumas doenças. 

 

Pacientes que possuem procedimentos estéticos tais como as facetas de porcelana, devem estar ainda mais atentos, se consultando periodicamente com o dentista para a revisão do procedimento, avaliando anormalidades na boca do indivíduo. 

Agora que você já sabe a importância de exames de rotina e da importância de consultas periódicas com o dentista, não deixe a sua saúde em segundo lugar, priorize seu bem estar. 

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog