Quais as oportunidades de emprego para designer de moda? Confira quais os principais ramos em que um profissional da área pode atuar!
Se a criatividade transborda em cada ideia que vem à cabeça e você é apaixonado pela indústria da moda, é hora de descobrir se realmente tem o perfil de um designer capaz de criar novas tendências.
Nesta carreira, você será responsável pela conceituação, desenvolvimento e criação de designs para peças de joalheria, bolsas, roupas, calçados e outros elementos que serão utilizados na confecção.
Quanto às suas funções, ficará a cargo dos processos criativos e dos ciclos de produção de moda, os padronizados nas áreas de design, expressão e comunicação, produção funcional e de moda.
Para fazer isso, entre as principais habilidades que um designer de moda deve ter é:
- Habilidade de Marketing: Conhecer e dominar os principais conceitos de marketing para promover seus produtos.
- Comunicação: fazer com que toda a equipe entenda suas ideias de maneira clara e precisa.
- Administração e finanças: Você deve ter os conhecimentos básicos administrativos e financeiros que lhe permitirão fazer do seu negócio uma empresa em constante crescimento.
- Liderança: Ser capaz de atribuir tarefas que envolvam flexibilidade e responsabilidade.
- Networking: lide com outros designers do meio, com clientes em potencial e obtenha oportunidades de emprego.
Quem opta por cursar um Bacharelado em Design de Moda tem nas veias uma boa dose de sofisticação, criatividade, observação e curiosidade, além de um toque cosmopolita. Munida dessas habilidades, esta carreira permite que você adquira conhecimentos que irão prepará-lo para se destacar em diferentes áreas.
Onde pode trabalhar um Bacharel em Design de Moda?
Confiram a seguir quais as oportunidades de emprego para um designer de moda:
Empresas consagradas de moda e confecção
Desenhando peças que ganham atenção nas passarelas – assim como aquelas que fazem fios e tecidos, criando tecidos que vestem interiores e geram ambientes aconchegantes, arejados, acolhedores e dinâmicos. Seus designs vão vestir as pessoas e também os assentos de um carro de corrida ou um jato particular, por exemplo.
Comprador especializado em lojas de departamentos e lojas online multimarcas
O designer de moda deve selecionar as mercadorias pensando não só nos custos, mas também nas tendências que conquistam o gosto dos clientes. Para isso, você terá cultivado o seu paladar e terá um grande faro para ganhar tendências.
Confira também: Costureira perto de mim: Onde encontrar um profissional para ajustes?
A indústria da televisão e das artes performativas
Aqui o designer atua criando têxteis para cenografia, figurinos e cenários, o que não é a mesma coisa projetar para a vida real que projetar para o palco, quer se trate de séries vintage ou futuristas, portanto, pode ser trabalhoso, mas é uma carreira muito reconhecida.
Revistas e blogs, jornalista de moda
Você também pode atuar como editor ou escritor de colunas sobre moda em blogs e revistas. Atualmente, os profissionais do segmento são muito requisitados em blogs e revistas de moda, a fim de elaborar matérias, realizar entrevistas, cobrir eventos de moda, etc.
Empreendedor
Seu próprio negócio de moda, onde você pode desenvolver seus designs e também oferecer consultoria de imagem e estilo de moda. Aqui as suas competências serão levadas a um nível de maior profundidade e especialização, pois poderá aconselhar os seus clientes em toda a sua imagem, dando-lhes segurança para se deslocarem em diferentes ambientes com confiança e assertividade.
Visual merchandising
Visual merchandising, para gerir comercialmente os produtos de moda e torná-los ainda mais atrativos nos pontos de venda, confecção de interiores para publicidade em lojas de departamento e self-service. Você pode ser aquele que otimiza o espaço, gerencia a iluminação e os recursos decorativos para criar ambientes envolventes.
Consultor de moda
Coolhunter ou caçador de tendências, e revele suas habilidades para detectar correntes emergentes de mudança. Você pode usar essas informações para desenvolver novos produtos e designs.
Gestão de moda
Gestora de empresas de moda, com uma visão financeira que pode ocupar cargos relevantes em diferentes departamentos da indústria da moda.
Pesquisas nas áreas de marketing e análise de tendências, onde sua preparação poderá fornecer informações fundamentais para definir os perfis de consumidores de diversas marcas e clientes em potencial.
Essas são apenas algumas das oportunidades de emprego que um profissional de design de moda pode aproveitar no ramo.