Negócios

Quais as oportunidades de emprego para designer de moda?

emprego para designer

Quais as oportunidades de emprego para designer de moda? Confira quais os principais ramos em que um profissional da área pode atuar!

Se a criatividade transborda em cada ideia que vem à cabeça e você é apaixonado pela indústria da moda, é hora de descobrir se realmente tem o perfil de um designer capaz de criar novas tendências.

Nesta carreira, você será responsável pela conceituação, desenvolvimento e criação de designs para peças de joalheria, bolsas, roupas, calçados e outros elementos que serão utilizados na confecção.

Quanto às suas funções, ficará a cargo dos processos criativos e dos ciclos de produção de moda, os padronizados nas áreas de design, expressão e comunicação, produção funcional e de moda.

Para fazer isso, entre as principais habilidades que um designer de moda deve ter é:

  • Habilidade de Marketing: Conhecer e dominar os principais conceitos de marketing para promover seus produtos.
  • Comunicação: fazer com que toda a equipe entenda suas ideias de maneira clara e precisa.
  • Administração e finanças: Você deve ter os conhecimentos básicos administrativos e financeiros que lhe permitirão fazer do seu negócio uma empresa em constante crescimento.
  • Liderança: Ser capaz de atribuir tarefas que envolvam flexibilidade e responsabilidade.
  • Networking: lide com outros designers do meio, com clientes em potencial e obtenha oportunidades de emprego.

Quem opta por cursar um Bacharelado em Design de Moda tem nas veias uma boa dose de sofisticação, criatividade, observação e curiosidade, além de um toque cosmopolita. Munida dessas habilidades, esta carreira permite que você adquira conhecimentos que irão prepará-lo para se destacar em diferentes áreas.

Onde pode trabalhar um Bacharel em Design de Moda?

designer de moda

Confiram a seguir quais as oportunidades de emprego para um designer de moda:

Empresas consagradas de moda e confecção

Desenhando peças que ganham atenção nas passarelas – assim como aquelas que fazem fios e tecidos, criando tecidos que vestem interiores e geram ambientes aconchegantes, arejados, acolhedores e dinâmicos. Seus designs vão vestir as pessoas e também os assentos de um carro de corrida ou um jato particular, por exemplo.

Comprador especializado em lojas de departamentos e lojas online multimarcas

O designer de moda deve selecionar as mercadorias pensando não só nos custos, mas também nas tendências que conquistam o gosto dos clientes. Para isso, você terá cultivado o seu paladar e terá um grande faro para ganhar tendências.

Confira também: Costureira perto de mim: Onde encontrar um profissional para ajustes?

A indústria da televisão e das artes performativas

Aqui o designer atua criando têxteis para cenografia, figurinos e cenários, o que não é a mesma coisa projetar para a vida real que projetar para o palco, quer se trate de séries vintage ou futuristas, portanto, pode ser trabalhoso, mas é uma carreira muito reconhecida.

Revistas e blogs, jornalista de moda

Você também pode atuar como editor ou escritor de colunas sobre moda em blogs e revistas. Atualmente, os profissionais do segmento são muito requisitados em blogs e revistas de moda, a fim de elaborar matérias, realizar entrevistas, cobrir eventos de moda, etc.

Empreendedor

Seu próprio negócio de moda, onde você pode desenvolver seus designs e também oferecer consultoria de imagem e estilo de moda. Aqui as suas competências serão levadas a um nível de maior profundidade e especialização, pois poderá aconselhar os seus clientes em toda a sua imagem, dando-lhes segurança para se deslocarem em diferentes ambientes com confiança e assertividade.

Visual merchandising

Visual merchandising, para gerir comercialmente os produtos de moda e torná-los ainda mais atrativos nos pontos de venda, confecção de interiores para publicidade em lojas de departamento e self-service. Você pode ser aquele que otimiza o espaço, gerencia a iluminação e os recursos decorativos para criar ambientes envolventes.

Consultor de moda

Coolhunter ou caçador de tendências, e revele suas habilidades para detectar correntes emergentes de mudança. Você pode usar essas informações para desenvolver novos produtos e designs.

Gestão de moda

Gestora de empresas de moda, com uma visão financeira que pode ocupar cargos relevantes em diferentes departamentos da indústria da moda.

Pesquisas nas áreas de marketing e análise de tendências, onde sua preparação poderá fornecer informações fundamentais para definir os perfis de consumidores de diversas marcas e clientes em potencial.

Essas são apenas algumas das oportunidades de emprego que um profissional de design de moda pode aproveitar no ramo.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Os comentários estão fechados.

Mais em:Negócios